Seguidores

quarta-feira, 21 de abril de 2010

À Guarda Civil Municipal de Guarujá

Autor: VICTOR NASCIMENTO DOS SANTOS
Psicopedago, Professor, Educador e Ex-Guarda Municipal

Não existe uma única pessoa na vida que não tenha ficado desapontado devido a expectativas não atingidas. As coisas nem sempre funcionam como planejamos ou sonhamos. Obstaculos inesperados, eventos não programados ou a ocorrência de circunstâncias fora do nosso controle podem fazer nossos sonhos irem por água abaixo. É incrivél como nossas esperanças podem desaparecer depois da dor do fracasso ou do desânimo causado por constrangimentos.

Quantos desistem frente aos fracassados. Quantos se ressentem, amarguram e desistem quando encontram dificuldades. Problemas? Quem não os tem?

A diferença fundamental entre quem vence e quem perde está em como encaram seus fracassos. E mais, como aproveitam as lições que a derrota momentânia lhes deu. Mais importante que ganhar é completar a corrida e jamais esqueçamos que a vida não é composta de uma única corrida e sim de várias . Perder uma não nos dá o direito de desistir.

Perseguir para quê?

Sei do "como" é dificil ostentar um uniforme azul em nosso dia-a-dia; Sei o quanto foi dificil correr de uma criança, disparando seu revólver na minha direção e de outro colega, na Praia da Enseada; Sei o quanto é dificil patrulhar e sentir-se impotente diante de uma situação de roubo na Avenida Mal Floriano Peixoto às 23 horas, com o ladrão em posse de uma pistola; Sei o quanto é dificil adentrar a rodovia Piaçanguera juntamente com outro colega, num domingo à tarde, com o trânsitpo parado, e de repente, individuos começarem a atirar na Viatura Kombi e, para nos protegerrmos, tivemos que fugir de marcha ré: Sei o quanto é dificil, após trabalhar 12 horas noturnas, irmos na sequência a uma "medição de uniforme" as 09 horas da manhã, mas só que na verdade, entramos num ônibus, sem oriientação alguma, para uma desapropriação; E a fuga na Delegacia, Guaruá parou naquele hora do almoço...

Sei o quanto é dificil seputar alguns AMIGOS cerdadeiros, dente eles, meu amigo, GCM Costa;

Sei quanto é dificil ir a Brasilia num Fiat Uno entregar projetos, acreditando num sonho, que a Guarda Municipal do Guaruja pode ser a melhor do Pais; Enfim, sei o quanto é dificil meus nobres!

Aos leitore, saibam que existem dois lados: o de fora do uniforme, "seres humanos comuns", e o de dentro do uniforme "cidadãos guardas" com muita vontade de dar o melhor de si para a humanidade, para a comunidade.

Agradeço a DEUS por ter sido um bom profissional e, após 7 anos, ter tido a oportunidade de exercer "comando" mesmo que interinamente, e ter ajudado muitos amigos com muitas resoluções de problemas.

Depois disso, o Papai do Céu acabou por contemplar-me com a oportunidade impar de exercer novamente uma chefia, de maneira democrática, sendo ELEITO pelos colegas guardas e contudo, não me iludi com o "poder".

Fui o primeiro Corregedor da Cidade de Guaruja e confesso que foi a fase mais dificil na minha carreira dentro da Guarda civil. O mais legal é que para ser corregedor é necessario ter nivel superior e ser guarda civil DE CARREIRA, o que valoriza a tropa e estimula muitos guardas a cursarem, enfim, a faculdade.

E mais além, conseguimos a promoção de carreira, auxilio uniforme, direito ao acesso a cursos SENASP e hoje somos pronasci, e o mais valioso troféu para a corporação: o INFOSEG. Somos modelos para outras Guardas Civis do Brasil. Somos os melhores sim. Muitos sabem quem destes OBJETIVOS COLETIVOS!

Meus nobres, agradeço a cada minuto, a cada segundo, por ter respirado ares profissionais de uma Corporação tão gloriosa. Dentro da Guarda Civil do Guaruja , FIZ MINHA PARTE, e tenho certeza disso! Foram 10 anos e 20 dias de História. Muitas situações ruins sim, mas uma vasta oportunidade de crecimento e de benções, FORMAÇÂO DE CARATER, e muitos, mas muito amigos.

Desejo muita luz e sabedoria a todos, esperançoso que tenham a cada dia, muito mais glórias por comemorar.

Finalizo com o seguinte ensinamento " A VONTADE DE DEUS NUNCA IRA LEVÁ-LO AONDE A GRAÇA DE DEUS NÃO POSSA PROTEGÊ-LO"

DESCULPEM POR TER ECRITO TANTO MAS DE CORAÇÃO, À GUARDA CIVIL MEU MUITO OBRIGADO.

o autor é Psicopedago, Professor, Educador e Ex-Guarda Municipal.

Enviado por Márcio Augusto de Salles
Extraído do Jornal Estância do Guarujá, edição 4.911 de 17 à 23/04/2010, Caderno Opnião, pag. 2.

3 comentários:

  1. Tu es responsavel por aquilo que cativas,Adeus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. vamos cair na realidade e deixar de enaltecer uma profissão e sim fazermos o nosso trabalho bem feito, pois todos somos servidores do nosso próximo independente de A ou b e sejamos humildes pois nós só cumprimos nossa obrigação como profissionais.

    ResponderExcluir
  3. tem gente que quer mais meu caro anonimo, sonhar alto não é deixar de ser humilde.

    ResponderExcluir