Seguidores

História





Em outubro de 2009, no Congresso da Nova Central Sindical de Trabalhadores, realizada em São Paulo, os amigos Wagner Pereira e Márcio Augusto de Salles, conversam sobre as dificuldades em discutir assuntos pertinentes a segurança pública, pois as mídias em sua maioria eram sensacionalistas, que abriam portas para que qualquer um falasse sobre tema, permitindo o surgimento dos utópicos especialistas e técnicos em segurança pública com suas fórmulas mirabolantes.

Márcio Augusto de Salles (1968-2010) e Wagner Pereira
O descrédito dos profissionais de segurança publica ou privada era algo incômodo, a falta de informação era algo preocupante, pois em sua maioria as Corporações propagam vários boatos, que são conhecidos como “bizus”, embora não medissem esforços de enviar emails diariamente com informações de órgãos oficiais, isto já não bastava, porque não ocorria o repasse dessas informações, sendo que vários acontecimentos envolvendo a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo não eram de conhecimento da maioria do efetivo, talvez com a criação de um espaço virtual independente poderia ter um alcance maior, surgia assim o embrião de “Os Municipais”.

A principal referência foi o Blog do GCM Duarte, Adriano Duarte da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que é uma das principais fontes de divulgação de notícias envolvendo Guardas Municipais do Brasil.

Inicialmente o Blog levaria o nome de G.C. – Os Municipais, sendo a letra G de guardas e a C de Civis, em uma alusão ao título em português do filme U.S. Marshal – Os Federais (1988), porém, no Brasil não há um padrão na nomenclatura das Corporações podendo ser Guarda Municipal, Guarda Civil, Guarda Civil Municipal, Guarda Civil Metropolitana, portanto a sigla foi suprimida e o Blog foi batizado de “Os Municipais”.

O objetivo de “Os Municipais” é a construção de mudanças pela propagação da informação como mecanismo de conscientização individual e coletiva dos envolvidos com políticas públicas de Segurança Urbana Municipal.

Os Municipais teve início em 05 de janeiro de 2010 com a publicação do artigo “Segurança Pública – Direito Fundamental do Cidadão”, elaborado por Wagner Pereira.

Imediatamente surgiram as parcerias com Carlos Augusto Machado e Márcio Augusto de Salles que se prontificaram a enviar artigos de própria autoria para serem publicados, surgiam os primeiros colaboradores de “Os Municipais”.

Marcos Bazzana Delgado
Inicialmente as publicações seriam semanalmente, porém em meados de janeiro de 2010, foi publicado o artigo “Para que serve um Boletim de Ocorrência?”, que foi um dos mais acessados à época de "Os Municipais", elaborado por Marcos Bazzana Delgado, que alertava que a publicação semanal poderia afetar a dinâmica do blog, tornando a informação desatualizada, no mês seguinte as publicações passaram a ser diárias.

Em outubro de 2010, “Os Municipais” foi classificado para o 2º turno no prêmio Top Blog, na categoria comunicação, estando entre os Top 100 de todo o Brasil, repetindo o feito em 2011, na categoria notícias e cotidiano.

A aceitação de “Os Municipais” foi muito além do imaginado, em seu primeiro ano foram publicados 283 artigos elaborados por 36 colaboradores, tendo 579 comentários, permitindo mais de 30.500 acessos, realizados especialmente pelos 119 seguidores.

O logo foi criado na manhã de 04/01/11 por Wagner Junior, de 11 anos, para celebrar o primeiro ano de “Os Municipais”, a escolha do azul e amarelo foi uma homenagem a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, por serem as cores oficiais da Corporação. A arte final foi desenvolvida por Marcos Bazzana Delgado, que modernizou o contorno, suavizando a visualização, além de introduzir o efeito de sombreamento.

Em 2011, ultrapassamos a marca de 75.000 acessos, publicamos 265 artigos elaborados por 56 colaboradores, contando com 238 seguidores, sendo que em 26 de fevereiro é publicado o artigo "A obediência hierárquica nos limites da legalidade" elaborado por Marcos Luiz Gonçalves, com mais de 3000 acessos, um marco na história de "Os Municipais".

O ano de 2012  parecia promissor, porém em março, devido contratempos de ordem pessoal, o Editor Wagner Pereira, se afasta, causando a paralisação imediata dos trabalhos, mesmo durante este intervalo, "Os Municipais" caminhou com as próprias pernas, devido o brilhante trabalho nos artigos produzidos por nossos autores, superando a marca de mais de 100 mil acessos, sendo que e depois de uma longa negociação de convencimento com Carlos Eduardo Ribeiro da Costa, este assume em 05 de outubro como novo Editor de "Os Municipais".

"Minha história de vida se confunde com a do Carlos Eduardo Ribeiro da Costa, pois no início dos anos 80, estudamos na extinta Escola Estadual Diva Maria Biagioni de Toledo, no Brooklin, duas crianças de 9 anos, quando vivemos uma infância maravilhosa na saudosa “maloquinha”, nos reencontramos em 1992, na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, no saudoso Pelotão A9, no curso de formação promovido no antigo Departamento de Ensino, seguimos caminhos opostos, eu trabalhando na região central e ele na região sul. Em 2008, nos reencontramos novamente no extinto Departamento de Informação, Estatística e Comunicação – DIEC trabalhamos juntos por quase um ano, retornei ao Comando Geral, mas mantivemos contato. Neste mesmo ano, tivemos a graça divina de passar no concurso de acesso para o cargo de Classe Distinta, fazendo parte dos 12 Apóstolos, pois esse foi o número de aprovados no certame, que foi uma oportunidade de amadurecermos as discussões sobre segurança pública, estabelecendo uma grande parceria, tenho certeza que "Os Municipais" tende a crescer muito mais sobre sua gestão e ganhará uma qualidade impar na Blogesfera Azul Marinho".

Carlos Eduardo Ribeiro da Costa e Wagner Pereira

Infelizmente, devido a novos contratempos, o blog teve suas atividades novamente interrompidas em março de 2013, porém os acessos continuaram de forma crescente chegando em dezembro do mesmo ano a surpreendente marca de 170.000, com 332 seguidores.

No final de dezembro de 2013, Maria de Lourdes Moreira, assume como Editora Chefe, promovendo uma reformulação profunda em Os Municipais, tendo como objetivo transformar o espaço em um "fórum permanente de discussão sobre políticas públicas de segurança", criando de imediato espaços nas redes Facebook e Twitter, que permitiu ampliar a divulgação de "Os Municipais".

Em 2014 foram publicados 76 artigos, que tiveram enfoque especial na discussão sobre violência doméstica, redução da idade penal, Estatuto Nacional das Guardas Municipais, permitindo que Os Municipais alcançasse mais de 200.000 acessos em sua história, além de contar com mais de 350 seguidores. No 1º Encontro da Organização Não Governamental SOS Segurança da Vida, realizado no Município de Barueri, Os Municipais recebeu o diploma de honra ao mérito em busca da paz da segurança pública.

Em 2015 foram publicados 38 artigos, dando destaque a problemática da violência doméstica e as ações preventivas adotadas pelas Guardas Municipais do Brasil, chegando aos 310.000 acessos.

Em 2016 foram publicados apenas 05 artigos, porém no final do ano foram registrados 370.000 acessos acumulados, porém com a redução para 323 seguidores.

Em 2017, no mês de setembro, Wagner Pereira reassume a edição geral de Os Municipais.

Em 2018, foram publicados 24 artigos, a maioria deles voltados as eleições legislativas, destacando as candidaturas do Guardas Municipais do Brasil.