Seguidores

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

24 Anos!!!!

Autora: Elza Paulina de Souza

Parece que foi ontem.....

Era Janeiro de 1986, e São Paulo fervilhava com a novidade: O Prefeito Jânio Quadros vai criar uma nova polícia???

Será nos moldes da Guarda Municipal de Londres e com a filosofia da antiga Guarda Civil de São Paulo.

Claro que com apenas 19 anos que acabara de completar em Dezembro, eu estava como a maioria maciça dos então candidatos na mesma faixa etária, todos exultantes, ansiosos e ávidos pela novidade, obviamente sonhando com a nova realidade que estava por vir.

Era um sonho. Cada etapa conquistada – Rua Pedro de Toledo, Pedro Taques, DEMED (no Parque D.Pedro), quanta vibração, quanta alegria!!!!

Maio de 1986 - Rua Pedro de Toledo, enquanto lá estava o masculino já com as instruções avançadas, chegavam as primeiras alunas do corpo feminino, sob a supervisão da Cel. PM Jannette Ribeiro Fiuza, Pelotão A1, B1, A2 e assim se formando o corpo feminino:

Instrutor Barbosa – PELOTÃÃÃÃÃO – SENTIIIIDO!!! Sua mocoronga!!! Bizonha!!! Voadora!!!! Presta atenção!!!! Desse jeito você vai matar sua equipe, monitora!!!!!

- Corta esse cabelo Aluna! Presta atenção!!! Sentido - descansar, descansar - sentido...

“Meu Deus, isso não acaba nunca!!!! O que eu vim fazer aqui?”

E a cada dia, a cada dificuldade ultrapassada, cada etapa vencida era uma alegria....não tínhamos salário, não tínhamos uniformes, não tínhamos dinheiro e as vezes nem noção do que nos esperava, entretanto tínhamos esperança e muitos sonhos.

O Corpo Feminino e as reuniões com a Cel. Jannette para aulas de etiqueta. Sim, nós tínhamos aulas de etiqueta – como se sentar, se maquiar, andar, etc...

Logo saímos do Ibirapuera e o então Departamento de Ensino mudou para o estádio do Pacaembu e lá vamos nós, a formatura era sob o pombal, imaginem só o que acontecia com alguns pelotões....rsrsrsr, mas era uma alegria só, claro que quando acontecia o incidente a gente não podia rir.

Os primeiros pelotões do Masculino já estavam na rua trabalhando, de camiseta branca e calça jeans e como viatura para a ronda um fusca branco que pertencia a Administração Regional, depois receberam o uniforme e saiam somente com o bastão, sem armas, na posterior vieram as “armas” oriundas do Exército.

A primeira viatura oficial era um fusca “azul e amarelo”, lindo, lindo quantas ocorrências, quantos apoios, e assim sucessivamente, Kombi, motos, bikes, veraneios, Jeep, Sedans até as viaturas atuais.


Muita gente boa foi embora, ora por baixos salários, ora em busca de novos horizontes, novos concursos, muitos erros, mas com certeza muitos sucessos. Ficou a saudade, a amizade....

Primeiro dia uniformizado na rua e sem arma claro, andávamos com o peito tão estufado que parecia que íamos explodir.

Todos olhavam, aonde quer que passássemos – Metrô Penha – 07H30min, descendo a escada rolante, a plataforma cheia, todos se viram para olhar quem era aquela jovem tão elegante.

O que era?

Alguém se atreve a perguntar você é uma aeromoça?

Não, sou GUARDA CIVIL METROPOLITANA!!! – respondi orgulhosíssima com o meu uniforme impecável, saia, chapéu e bolsa, um luxo só - Que emoção!!!

Emoção dos primeiros é inenarrável, imensurável....e chegamos aos dias de hoje. Não dá prá escrever tudo, senão deixaria de ser um artigo e passaria a ser um livro.

O que ficou destes anos todos?

Muita coisa boa...

Amizades, alegrias, companheirismo, crescimento, aprendizado, sofrimento....

Sim, não é possível crescer sem sofrimento...

Ele faz parte da nossa condição humana, e os casamentos, ...feitos e/ou desfeitos....fazem parte da vida.

Acredito ainda na esperança e naquilo que faço, pois do contrário, teria que ter a hombridade de procurar outros caminhos.

Não falo mal desta Instituição, pois estaria falando de mim, uma vez que sou parte dela.

Enquanto estiver aqui farei o que for necessário, com comprometimento e hombridade,

Afinal, a vida continua e quem fica parado é poste!!!!!

Parabéns a todos nós e que Deus nos abençoe, nos proteja e derrame sobre nossa Gloriosa Guarda Civil Metropolitana bênçãos de vitória!!!!

8 comentários:

  1. GCM 1º Classe Ferreira - 1º turma - masculino16 de setembro de 2010 às 00:17

    A emoção tomou conta ao ler este sensacional artigo, com um nó na garganta estou postando este comentário, que reafirma aquilo que as vezes contamos aos mais novos, e alguns não acreditam. Parabéns mesmo para todos nós, parabéns Inspetora Elza pela lembrança, pois quem passou jamais esquecerá. Parabéns, e um grande abraço.
    Ferreirinha - 1º Turma de masculino.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Belíssimo texto, também fiquei muito emocionado. Parabéns novamente!!!! Temos muita história, valores, desafios, sonhos e perspectivas!! É isso aí .... continuamos na luta!!! Muito sensível, proporciona reflexões e atitudes!!!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo tendo só 18 anos de gcm,fiquei emocionado com as palavras da inspetora Elza,enquanto lia me transportei para aquele tempo.MUITO BOMMMMMMMMM,NÃO PODIA SER MELHOR.

    ResponderExcluir
  4. Elza, grande e amada amiga. Foi minha pirimeira parceira quando entrei, pois sou sua recruta, entrei em 1987 e meu primeiro posto foi o PS Tatuapé ( 12x24, 12x48)..... foi minha madrinha de casamento, vi sua filha nascer e crescer.... dentro da GCM conquistamos amigos, construimos nossas vidas, nos formamos, pós graduamos.... parabéns!!!!! Mônica Piovezan, Inspetora - na GCM Ha 23 anos

    ResponderExcluir
  5. Excelente matéria. Muito elucidativa. !
    Particularmente, gostaria de saber por onde anda a coronel Janete Fiuza, pois ela estudou no jardim da infância da legião brasileira de assistência junto comigo, por volta de 1945.. alguém poderia informar?
    Muito grato, Rubens Loureiro rubens@divenetoalimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não possuímos contato da saudosa Coronel Janete.

      Excluir
  6. Muito lindo tudo que esta moça escreveu , poie eu também vivi este tempo, usei esta linda farda com muito orgulho e dedicação, fui naquele tempo classe distinta na função de rondante , mas era guarda de 3 classe, conheci a coronel Janete e conversei muitas vezes com esta grande incentivadora da guarda civil , pois ela quem elaborou os uniformes muito elegantes das GCMs do meu tempo ,fico feliz em saber que a guarda civil esta cada vez mais atuante e bem equipada e que muitos que não lembram de min estão em cargos importantes, graças a Deus por tudo isto e também ao saudoso Prefeito janio quadros , que nos fez sonhar com uma grande carreira, que jesus continue abençoando o trabalho de nossa querida guarda civil, uma abraço do ex-Guarda-civil placa 1427 formado no DE em 1987 GCM Tangary.

    ResponderExcluir
  7. A cmt Janete Ribeiro Fiuza faleceu em 7 de fevereiro de 2019.

    ResponderExcluir