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sábado, 18 de setembro de 2010

Origens da Educação Física no Brasil

Autora: Maria Carolina da Silva
Bacharel em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessária considerar suas origens no contexto brasileiro.

No século passado a Educação Física era vinculada às Instituições Militares e à Classe Média, concepção da disciplina e tua finalidade eram quanto seu campo de atuação e à força de ser ensinada.

Com o passar do tempo passou assumir uma função higienista e buscando modificar os hábitos de saúde e higiene da população, pois o pensamento político e intelectual brasileiro da época tinha uma forte preocupação com a eugenia (a eugenia é uma ação que visa o melhoramento genético da raça humana), almejando a ordem e o progresso, pois seu objetivo era formar indivíduos fortes e saudáveis, que pudessem defender a pátria e seus ideais.

No inicio do século passado, com a elaboração da Constituição, é que se fez a 1ª referencia explicita à Educação Física em textos constitucionais federais... “o adestramento físico como maneira de preparar a juventude para defesa da nação e para o cumprimento dos deveres com a economia”.

Nos anos 30 tiveram ainda por características uma mudança conjuntural bastante significativa no pais, o processo de industrialização e urbanização, e o estabelecimento do Estado Novo. Nesse contexto, a Educação Física ganhou novas atribuições: fortalecer o trabalhador, melhorando sua capacidade produtiva, e desenvolver o espírito de cooperação em beneficio da coletividade.

Na década de 70 a Educação Física ganhou mais uma vez funções importantes para a manutenção da Ordem e Progresso, nesse período estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo. Um bom exemplo é uso que se fez da campanha da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 70.

Nos anos 80 em diante o enfoque passou a ser o desenvolvimento motor do individuo, passando a discutir a função, relação, papel e sua dimensão política, ocorrendo uma mudança de enfoque, tanto no que dizia a respeito à natureza da área quanto no que se referia aos seus objetivos, conteúdos e pressupostos de ensino e aprendizagem, ampliou para uma visão de uma área biológica, reavaliaram-se e enfatizaram-se as dimensões psicológicas, sociais, cognitivas e afetivas do homem.

Embora contenham, hoje em dia, enfoques científicos diferenciados entre si, com pontos muitas vezes divergentes, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.

7 comentários:

  1. A Educação Física deveria ter maiores investimentos, poderíamos ter um projeto mais amplo para o período escolar e o desenvolvimento de atividades complementares, criando uma consciência desde a infância, com certeza teríamos uma sosciedade mais saudável.

    A prática de exercícios físicos deve ser implementada de forma institucional nos órgãos policiais, pois com certeza os resultados seriam importantes em busca do equilíbrio sustentável da saúde de seus profissionais, reduzindo assim os inúmeros afastamentos atuais.

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  2. Não podemos esquecer de novas metodolgias como a ginástica laboral e para a terceira idade, o comentário do Senhor Mário é super pertinente não só pela abordagem da educação infantil, mas principalemnte pela expansão ao setor profissional que deveria ser aberto a todas categorias e não somente a de segurança, podendo seguir o modelo da cultura oriental, principalemnte na japonesa

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  3. o Despertar para a saúde com a prática de exercícios é muito importante para todos, felizmente a cada dia assistimos o crescente de pessoas envolvidas em práticas relacionadas a educação física.

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  4. Educação fisica em meu ponto de vista têm um status maior de preocupação com a condução da saúde do individuo em sua vida. Claro que fatores externos, como o stress e a forma de reagir contra este, fatores de hereditariedade, e formação fisica são prepoderantes, porém a ação de cada um nesse aspecto, como dito desde os primeiros passos na educação praticada nas escolas seriam uma forma salutar de interferência do Estado nas condições fisicas da população, com desdobramentos importantes nas questões pecuniárias de gastos dessa área especifica, bem como da diminuição da demanda por mau uso do "equipamento" (corpo).

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  5. '-' vlw s2 de boa vlw msm era um trabalho do colegio aki de boa

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  6. de boa issso ai vlw por min ajuda s2 essse trabalho é pra segunda agora ^^

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