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terça-feira, 8 de novembro de 2011

DIREÇÃO DEFENSIVA, EVASIVA E OFENSIVA

Supervisor da GCM de Jandira, consultor de segurança pessoal, graduando do curso de gestão em segurança privada/UNIP diretor da CS3 Consultoria em Segurança, colaborador do CONSEG Alphaville/Tamboré
Portal: Consultoria em Segurança Patrimonial


Dirigir defensivamente é planejar todas as ações pessoais com antecedência, a fim de prevenir-se contra o mau comportamento de outros motoristas e diminuir os riscos de acidentes em pista com condições adversas , como dirigir com chuva, neblina ou cerração, à noite ou com luz em excesso. Todas essas situações podem prejudicar o real desempenho do motorista.

A cada dia aumentam o número de acidentes de trânsito provocados por falhas humanas, diante do fato usamos uma máxima na direção defensiva que é bem clara " O bom motorista é aquele que dirigi por si e pelos outros".

A direção evasiva é um conjunto de técnicas e manobras realizadas em situação de emergência, como acidentes de trânsito, surpresas na pista, emboscadas para seqüestros ou roubos. Estes conhecimentos são de fundamental importância para aqueles que se preocupam com a segurança preventiva, são aconselháveis ao motorista particular, ao agente de segurança pessoal ou até mesmo ao motorista comum. As técnicas de direção evasiva, utilizadas por exemplo com um carro blindado diminuem as chances e os riscos de você se tornar vítima dos criminosos.

A direção ofensiva é a utilização do veículo como instrumento de ataque, ou seja, em uma situação de emboscada ou perseguição, você irá "bater" em pontos específicos no carro inimigo, para provocar um acidente e imobilizar o veículo agressor.

Em direção defensiva, evasiva e ofensiva o treinamento é 10% teoria e 90% prática. Não adianta falar em giro de 180º de frente e de ré ( cavalo-de pau) ou slalon (zigue-zague) ou ainda sobre utilização dos freios ABS só na teoria. O conceito aqui apresentado é para o leitor ter uma idéia das técnicas existentes e que podem melhorar sua segurança.

É aconselhável que motoristas particulares e agentes de segurança sejam capacitados para realizar manobras que possam surpreender os marginais e fugir da emboscada. Para tanto, é necessário conhecimento aprofundado dos tipos de direção na condução do veiculo e que tenha rapidez de raciocínio e reflexos.

Para aqueles que não possuem escolta de agentes, e nem motorista particular, é recomendável aumentar suas habilidades na direção realizando algum curso deste tipo. Veja mais algumas dicas:

- O ajuste do cinto de segurança e do encosto de cabeça e o banco numa posição confortável são técnicas de direção simples, porém, fundamentais na condução do veículo;

- Segurar o volante de forma correta é muito importante . Por exemplo, imagine que o volante é um relógio, segure-o como se seus braços fossem ponteiros marcando 14h45 ou 09h15hs, esta posição é o principio para qualquer manobra e controle do veículo;

- Atenção aos acontecimentos à frente do veículo: colisões, incêndios e obstáculos na pista; é importante ter sempre 200 a 300 metros livre à frente;

- Evite a permanência atrás de veículos lentos como ônibus, caminhões ou mesmo caminhonetes que possam dificultar a visão;

- O condutor deve estar sempre alerta a tudo, enxergar longe, antever situações. Quem está à frente ? Atrás ? Aos lados ? Enfim, estar atento a qualquer veículo que pareça segui-lo;

Lembre-se: a prática e o treinamento levam à perfeição, a habilidade do motorista se desenvolve por meio de aprendizado. Ver , pensar e agir com conhecimento, rapidez e responsabilidade são os princípios básicos na direção defensiva, evasiva e ofensiva.

10 comentários:

  1. Creio que você não é o autor do artigo como diz.
    De acordo com o que sei o artigo é de autoria de outra pessoa. Certo? então porque não dar credito a mesma?

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  2. Prezado Anônimo
    Fico agradecido com seus comentários que só enriquece ainda mais a importância do artigo. Talvez você tenha encontrado outros artigos sobre o assunto, caso você queira pesquisar mais ainda segue minha referência bibliográfica Fonte: Manual de Trânsito (CFC), Jornal da Segurança nº 115/04 e Livro Reaja Técnicas Israelenses de Combate. Meu equivoco foi não ter colocado a fonte conforme norma da ABNT. Fico agradecido com sua informação

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  3. Convido ainda o sr Anônimo a conhecer um pouco mais do meu trabalho. Tem mais de 170 artigos publicados. Já copiaram artigos completos de minha autoria e se tiveram o trabalho de colocar o nome no lugar. Fica a pergunta será que você não viu algum artigo que copiaram ? Outro assunto interessante é que algumas fontes bibliográficas são de domínio público como por exemplo a bíblia, CF, código de trânsito e tantos outros manuais, leis, portarias, etc. Caso queira conhecer um pouco mais do meu trabalho segue o link http://consultorsiderley.blogspot.com.br/

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  4. SOMENTE AQUI PUDE ENCONTRAR AS PALAVRAS CERTAS PARA PODE EXPLICAR O QUE MUITAS VEZES SO ENTENDEMOS NA PRATICA......MUITO BEM SIDERLEY.....

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  5. O fiesta novo é o que eu vejo um resultado se fosse mais forte para colocar uma blindagem mas o que eu vejo e também dependendo do cliente acho a mercedinha cedam que segura até uma 380 você consegue fazer um estrago com o carro responde muito rápido mesmo com o peso da blindagem

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  6. Ótimo conteúdo! Bem explicado

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