Seguidores

Fundador



Ingressou na Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo em 1992, ocupando os cargos de Guarda Civil Metropolitano (1992/2004), Guarda Civil Metropolitano - 1ª Classe (2004/2009), Classe Distinta (2009/2015), Inspetor (20015/2017), atualmente Inspetor de Divisão (2017/2023) e atualmente Inspetor de Agrupamento.

Bacharelado em Direito pela Universidade São Francisco em 1999.

Tecnólogo em Gestão Públlica pelo Centro Universitário Casa Verde em 2022.

Extensão Universitária em prevenção ao uso Drogas e Álcool no ambiente de trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008.

Extensão Universitária em Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas e Álcool - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias" pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2014.

Extensão Universitária em “Direito Constitucional Aplicado" pela Universidade Única de Ipatinga em 2019

Pós Graduado em Direito Administrativo pela Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município em 2013.

Pós Graduado em Direito Municipal pela Escola Paulista de Direito em 2018.

Pós Graduado em Psicologia Jurídica pela Universidade Única de Ipatinga em 2021.

Curso de "Lei de Acesso a Informação" pelo Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, "Mediação de Conflitos I", "Políticas Públicas de Segurança Pública", e "Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte" pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, "Aposentadoria Especial" e "Bens Públicos Municipais" pela Escola Paulista de Direito, "Capacitação e Treinamento no Combate a Corrupção e Lavagem de Direito" da Secretaria Nacional de Justiça, "Politicas Públicas para a População em Situação de Rua" e "Direito a Convivência Familiar e Comunitária" pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo "Capacitação de Instrutores em Treinamento", "Aperfeiçoamento em Sistema de Informações Gerenciais da Guarda Civil Metropolitana (SIG-GCM)" e "Capacitação de Agentes Fiscalizadores de Trânsito" pelo Centro de Formação em Segurança Urbana da Prefeitura do Município de São Paulo em 2015.

Curso de Inconstitucionalidade por Omissão pelo Instituto do Legislativo Paulista da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ILP/ALESP), "Tendências Contemporâneas na Gestão do Orçamento Público" e "Ciclo de Debates: Direito Eleitoral e as Eleições 2014" e "Formação Política e Cidadania" pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, "Prevenção da Letalidade de Crianças e Adolescentes", "Balística Forense Aplicada", "Tópicos em Psicologia Relacionados à Segurança Pública e Defesa Civil"  e "Crimes Cibernéticos - Procedimentos Básicos" pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, "Introdução ao Direito Constitucional" pelo Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal, em 2014.

Curso "Identificação de Armas de Fogo" e "Policiamento Comunitário Escolar" pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em 2013.

Curso "Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e Adolescente" e "Tráfico de Seres Humanos" pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em 2012.

"Curso de Práticas Administrativas" pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo, "Sistemas e Gestão em Segurança Pública" e "Uso da Informação na Gestão de Segurança Pública" pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, "Técnicas de Recebimento e Controle de Qualidade" pela Escola de Formação do Servidor Público Municipal, "Iniciação Política" pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo  em 2011.

Curso de "Capacitação Turística da Cidade de São Paulo" pelo Ministério do Turismo, "Filosofia dos Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial", "Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública", "Formação de Formadores", "Atuação Policial a Frente aos Grupos Vulneráveis" pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, "Específico de Capacitação para Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana" pelo Centro de Formação em Segurança Urbana da Prefeitura do Município de São Paulo, "Fazendo Escola - Educando para Novos Valores no Trânsito" pela Companhia de Engenharia de Tráfego - CET em 2010.

Curso "Construindo Comunidades Mais Seguras" pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, "Crimes Ambientais", "Democracia Participativa" e "Direitos Humanos" pela Secretaria Nacional de Segurança Pública em 2009.

Curso de "Conselheiro Municipal" pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos em 2008.

Idealizador do Blog "Cozinha do Rock", juntando duas paixões, a música e cozinhar, com receitas práticas ao som do velho rock and roll, além do Blog "Diário de 1 Emagrecido" que conta a saga em perder peso.

Em parceria com Maria de Lourdes Moreira desenvolve artigos técnicos de Direito no Blog "Vox Legem - A Voz da Lei", que permitiu a edição do Livro Digital (E-Book) trazendo o Regulamento Disciplinar da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo de forma atualizada e anotada, que contou com a colaboração de Maria de Fátima Paiva, e está disponível no portal da Livraria Saraiva, também criaram o Blog "L11340", que discute as questões voltadas contra a violência da Mulher.

Em parceria com Dinho Pereira, criaram o Blog "7101" que aborda o velho Rock and Roll, indicando suas opiniões sobre bandas e cantores, discos e música.

Colaborador do Blog "Falo de Amor Quase Sempre" e "Neo Gospel - God Spell", que é uma parceria com sua irmã Tatiana Bontay, que tratam de poesia e do segmento evangélico.

Exerceu a função de Coordenador dos Blogs "Caixa da Arte - O Tempo Através de Desenhos", que trazia os desenhos produzidos por Wagner Pereira Junior, Foi Que Foi - F.Q.F., que trazia videos apresentados por Júlia Maria e Marcelo Roberto, além de produtor do projeto Experimental do "Jornal do Dinho", apresentado por Valdir Pereira. 

Em fevereiro de 2012, por problemas pessoais se afasta da direção de "Os Municipais", que permaneceu na inatividade até outubro do mesmo ano, quando Carlos Eduardo Ribeiro da Costa assume a Edição Geral.

"Os Municipais é uma grande realização pessoal, através dele conseguimos discutir segurança pública de uma forma responsável e diferenciada,  agregando novos valores, idéias e projetos para a  transformação do sistema de segurança pública, porém o meu ciclo como Editor se finda,  pois a evolução desse trabalho passa necessariamente por uma reformulação e com a vinda de Carlos Eduardo Ribeiro da Costa, como novo Editor, certamente  trará novos conceitos preciosos enriquecendo as futuras discussões"

Em abril 2013, foi anunciado o fim de "Os Municipais", porém do final de dezembro do mesmo ano, assume como Editora Chefe Maria de Lourdes Moreira. 

"Após um período de inatividade, Os Municipais retorna, tendo como Editora Chefe Maria de Lourdes Moreira, que promove uma reformulação profunda em sua estrutura, buscando adequar novos mecanismos que possam ampliar a divulgação da informação e consequentemente aprofundar o debate sobre segurança pública"

Em 2016, as publicações diminuíram, porém os acessos ainda foram consideráveis, porém com as discussões sobre a criação de uma polícia municipal, aposentadoria especial e atualização do armamento, Wagner Pereira reassume as funções de Editor.

Autor dos livros:
A História da Divisão de Disciplina da GCM/SP” que narra desde sua criação em 2009 até 31 de dezembro de 2019, a evolução dos procedimentos administrativos e disciplinares, as parcerias com outros setores, os resultados da gestão disciplinar, a valorização profissional, mas principalmente os profissionais que foram responsáveis na construção de um novo modelo de controle interno de órgãos de segurança pública no Brasil (2019).

Caixa da arte: o tempo através de desenhos”, homenagem póstuma ao seu filho Júnior, que narra a trajetória do protagonista que aos 10 anos, surpreende com seu talento, dando vida a suas sensibilidades através de traços que emolduram suas influências. Como todo artista, teve pequenos hiatos de silêncio devido aos rumos inopinados da vida, que foram marcantes em sua obra, epilogada em 2022, quando partiu como um cowboy em seu cavalo de aço. (2022).

Experiências, Reflexões, Perspectivas sobre Segurança Pública Municipal - Volume II”, com o artigo “aspectos psicológicos nos desvios de conduta dos Guardas Civis Metropolitanos de São Paulo” (2022).





Acesse os artigos publicados em "Os Municipais".