Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Ciclo ainda não terminou....

Autora: Elza Paulina de Souza

“Algumas coisas na vida da gente terminam, outras simplesmente param...”

Ao assistir a peça IN ON IT – com Fernando Eiras e Emílio de Mello, na última semana de agosto, esta frase ficou registrada em minha mente.

Ontem (7/set), ao aguardar o início do desfile, permanecemos sob aquela chuva intensa e gelado observando o efetivo masculino quanto feminino a frase veio novamente em minha mente. A cada pingo da chuva que caia sobre nós diminuía ainda mais nossa temperatura corpórea e os espasmos, as câimbras e o tremular com bater de dentes aumentavam, entretanto aumentava também o “brio” em cada componente que ali permanecia.

Foto: SMSU/Marcelo Ulisses

Brio!!???!!, Brio sim Senhores, segundo o dicionário Michaelis, brio significa sentimento da própria dignidade, ânimo esforçado, coragem, valentia, generosidade, galhardia e garbo. Tradução perfeita para definir o sentimento dos que ali permaneciam, aguardando.

Comecei a observar o semblante de cada companheiro, não havia revolta contra a natureza por conta da chuva não, não havia resmungos, não havia palavras desencorajadoras, ao contrário a cada aplauso do efetivo para seu próprio efetivo, cada cumprimento, cada gesto só transparecia força e orgulho.

Foto: SMSU/Marcelo Ulisses

“É na adversidade que todo seu poder se manifesta”, esta frase é bíblica sim, porém, naquele momento senti mais uma vez orgulho desta Instituição. Não sei como cada componente ali presente deixou seu lar, sua família – para minha alegria a minha filha estava comigo – sei apenas que ao entrar no início do sambódromo levamos em nosso íntimo frustrações, indecisões, decepções, mas acima de tudo sonhos realizados e por realizar, desejos e esperança de que as coisas simplesmente não parem.

Foto: SMSU/Renata J. Silva

Agradeço a Deus de um modo especial e a todos os componentes da Guarda Civil Metropolitana na pessoa do Inspetor Ferreira, que ao longo destes 24 anos me ajudaram a acreditar que a cada ciclo iniciado devemos ter a hombridade e o comprometimento para terminar.

Foto: SMSU/Renata J. Silva

10 comentários:

  1. Minha amiga



    Venho através deste te parabenizar pelas palavras lindas que eu li no blog “Os Municipais”, eu não estava lá no Sambrodomo, mas ao ler a mensagem, me transportei para lá e estava junto com o efetivo debaixo da chuva, sentindo tudo aquilo que você descreveu.

    Desfilei muitos anos e sei bem como chegamos até a “concentração” do desfile e as dificuldades superadas a cada passo, e quando chegamos na “disperssão” já com o estimulo renovado devido o orgulho de fazer parte desta Coorporação.



    Mil beijos....

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga Elza

    Hoje senti novamente a mesma emoção que tive vários anos consecutivos participando de Comemorações onde o efetivo da "nossa" Guarda esteve presente. Parabens pelas brilhantes palavras, você conseguiu definir de maneira simples e clara o sentimento que nos fez permencer todos estes anos nesta Maravilhosa Corporação. Maravilhosa sim porque a Guarda Civil Metropolitana somos todos nós que estamos aqui, desde os fundadores até o GCM que se formou na última turma. E para eles (deixo meu recado) Amem a Guarda Civil pois ela foi formada inicialmente por pessoas que só tinham isso AMOR.
    Beijos
    Regina Carla

    ResponderExcluir
  3. Querida Elza

    Como companheira de muitos desfiles, sei muito bem do que esta falando,lindas e sinceras suas palavras.Saiba que este tipo de manifestação somente fortalece a nossa união e engrandece a nossa corporação.
    ICR Paula

    ResponderExcluir
  4. Minha Irmã
    Todos nós que passamos por vários desfiles nestes anos de existência da Guarda, sabemos bem desse sentimento tão bem descrito por você.Por isso que estamos tantos anos juntos em nossas amizades e no amor pelo que fazemos.
    Inspetora Beth

    ResponderExcluir
  5. Falar mais o quê?!
    Disse, melhor, fez sentir, muito bem o que, por muitas vezes, nos faz falta.
    Eu já passei, por outras situações iguais... A diferença está no momento que vivenciamos!
    Parabéns pelo que postou e, prá lá de justa e oportuna, a ressalva feita ao final.
    CD Paulo Marques

    ResponderExcluir
  6. Este com certeza foi um dos mais belos artigos publicados no Blog "Os Municipais", nossa autora foi de uma sensibilidade única, nos faz crer que somos importantes e nos motiva a continuar nossa luta por nosso ideal retratado sabiamente na canção que diz: "Aliada, Protetora e Amiga, desse povo, dessa multidão".

    A magia se completa pelo belo trabalho fotográfico de nossos companheiros Renata e Ulisses.

    Muito obrigado à todos.

    ResponderExcluir
  7. Querida Inspetora Elza, amiga eu ainda sou do tempo do holerith azul´e sinto muito orgulho pois passamos por muitas coisas juntos ,invasão de terra, passar fome em missões quase impossiveis trabalhando 30 horas durante o dia e noite pois não havia efetivo, sem viaturas para apoio, sem arma, sem colete, mas mesmo assim sobrevivemos a todos estes anos e acho que é por nossa perseverança e amor por esta instituição tão grandiosa e que incomoda a tantas outras que estamos aqui lutando aprendendo o que já estamos esquecendo, mas sempre com humildade para que nossos companheiros que estão chegando sinta o poder de vestir azul e ser orgulho para sua familia e para a sociedade de que somos uma instituição unida, amiga , protetora e aliada.

    ResponderExcluir
  8. Elza,



    Parabéns pelas palavras, parabéns pela sua postura e a de todos os envolvidos no desfile (eu estava presente no sambódromo e, apesar do temporal, fiquei até o final, e senti tamanha emoção quando a GCM passou; apesar da chuva, apesar das dificuldades, TODOS demonstraram comprometimento, dedicação.....pena eu não estar presente no desfile, imagino a emoção de todos naquele momento único (nesses 24 anos na Corporação, nunca passei por situação semelhante- já desfilei com chuva mas não com temporal, e mesmo assim, vc e todos passaram MUITO BEM, demonstrando profissionalismo, amor á Corporação.

    Não tenho os e-mails de todas as Inspetoras e Inspetores envolvidos, mas, se puder, retransmita meus cumprimentos, meu elogio.

    Que Deus abençoe a vc e a todos, sempre (esse momento foi único, quem não viveu, jamais saberá o que é)...só lamento não ter participado mais efetivamente, apenas assisti mas me emocionei, aplaudi muito e ouvi muitos elogios de pessoas próximas a mim...

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Elza, acompanho o seu "caso de amor" com a GCM há 24 anos. São tantas privações e provações diuturnamente...Sei dos sentimentos revelados aqui, dos ideais vividos apesar de tudo, e das alegrias impagáveis. Tenho orgulho de você. "Pegue a sua bandeira e continue na luta."
    Táta

    ResponderExcluir
  10. Eu estava lá, debaixo de chuva, bem em frente ao palanque retratando mais um capitulo da história da Guarda, ao meu lado o Guty o “paisano” mais Guarda que eu já conheci, ele que já registrou tantos e tantos desfiles da nossa corporação, está prestes a se aposentará.
    Eu como sempre me emociono e choro ao ver a Guarda passar... Este ano, eu não sabia se estava chorando de emoção ou tristeza, mas hoje ao entrar neste blog e ler o Texto da Inspetora Elza, ver minhas fotos registrando o momento e ver vários depoimentos emocionados, tenho minha resposta:
    Mas uma vez chorei de EMOÇÃO ao ver a Guarda desfilar e gritar: “GUARDA CIVIL, SÃO PAULO”.

    ResponderExcluir