Seguidores

sábado, 4 de setembro de 2010

Agita Sampa Servidor

Autora: Maria Carolina da Silva
Bacharel em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no Município de São Paulo promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.

O Agita São Paulo é o resultado de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul — CELAFISCS, em parcerias que hoje envolvem mais de 200 instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas.

A partir do Decreto 48.454/2007, que regulamenta a Lei 14.409/2007, que forma agentes multiplicadores nas diversas unidades da Prefeitura do Município de São Paulo, que tem por objetivo sensibilizar os servidores a participarem do programa, estimulando-os a realizarem atividades físicas regulares, visando uma melhora na qualidade de vida dos mesmos.

A Prefeitura do Município de São Paulo promove o Agita Sampa Servidor, para combater as inúmeras doenças provocadas pela falta de atividades físicas. Destinados a todos os funcionários da Prefeitura do Município de São Paulo, sem exceção, inclusive aos profissionais da Guarda Civil Metropolitana.

O objetivo é a implantação das atividades físicas nas Unidades, duas vezes por semana, com duração de no máximo 90 minutos, no inicio ou termino do expediente.

O Agita Sampa Servidor acredita que se o servidor mudar seu estilo de vida, no sentido de qualidade de vida, conseqüentemente diminuirá doenças cardiovasculares, depressão, falta de auto-estima, dentre outras. A “Ordem” serve para todos, principalmente para aqueles que não fazem exercícios. A idéia é: que pratiquemos pelo menos 30 minutos de atividades físicas por dia, pelo menos 5 dias por semana, num sistema acumulativo, podemos subir e descer escadas, dançar, jogar bola, cuidar do jardim, ou seja, qualquer atividades físicas de forma moderada, sem grandes esforços. O importante é AGITAR...

8 comentários:

  1. A atividade física está relacionada diretamente a qualidade de vida e uma boa saúde, o despertar deve se iniciar pela conscientização individual e coletiva

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por essa iniciativa, a diversidade de assuntos abordados pelo Blog é muito bacana, estão no caminho certo.

    ResponderExcluir
  3. importante abordar a questão, o número de profissionais de licença crescem diariamente, talvez esse possa ser o caminho para redução do quadro de servidores afastados.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns. Agitar o corpo, agitar a mente, sair da zona esplendorosa, porém perigosa do conforto. Nessa nossa instituição, o maior valor é a integração de pessoas excepcionais, que até as vezes ficam incógnitas, acanhadas, e passam desapercebidas, mas que de uma forma ou outra fazem valer a pena. Oxála que os rumos de interesse coletivo se sobressaiam e bons valores se fortifiquem.

    ResponderExcluir
  5. Carol,

    Parabéns!

    Realmente precisamos de atitude e AGITAR

    ResponderExcluir
  6. O projeto é interessante, porém será que terá apoio?

    ResponderExcluir
  7. Carol,

    Parabéns pelo texto!
    Não sabia que vc escrevia tão bem.

    ResponderExcluir
  8. Atividade física traz benefícios incríveis à saúde e a ginastíca laboral tem sido uma realidade no mundo corporativo, interessante sabermos que o serviço público esteja indo nessa direção.

    ResponderExcluir