Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

PROBLEMAS CAUSADOS PELO STRESS

Autora: Tatiana Nascimento dos Santos
Bacharel emFisioterapaia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN

A Organização Mundial de Saúde - OMS considera o Stress uma epidemia global.

No Brasil reconhecemos como síndrome de esgotamento profissional ou Síndrome de Burnout como uma doença do trabalho, que portanto, requer um tratamento especializado, sendo assegurado aos trabalhadores a atenção e amparo necessário.

As manifestações que podemos encontrar no ambiente de trabalho são: tremores ou sensação de fraqueza, irritabilidade, impaciência, fadiga, falta de concentração, alterações de memória, pesadelos, vista cansada, desinteresse, tensão ou dores musculares, dor de cabeça, impotência sexual. Devido ao stress o individuo pode ter reações comportamentais podendo ocorrer acidentes, tabagismo, uso de droga, absenteísmo e baixa qualidade no serviço.

Devemos lembrar que pode ocorrer a “contaminação” emocional, pois trabalhamos sempre em conjunto. Esta contaminação emocional ocorrer em relação a irritabilidade ansiedade e mau-humor podendo chegar a depressões e consequentemente uma perda muito grande de qualidade de vida no trabalho, pois a convivência com os demais fica seriamente comprometida e a capacidade de adaptação esgotada.

O stress pode desencadear desde uma simples alergia até doenças cardiovasculares graves levando alguns indivíduos a óbito

2 comentários:

  1. Senhora Tatiana,

    A contaminação emocional, em se tratando do ser, é o maior desafio das forças policiais, pois nos tornamos um grupo depressivo, portanto tendemos fracassar, evidente que os fatores intermos são sufocantes, nos inibem, a instituição nos vira as costas o tempo todo, mas nós não somos essa instituição? será que também não nos renegamos o tempo todo?

    Talvez este comentário seja sintomático de problemas de stress, mas é verdadeiro.

    Muito obrigado por propiciar tamanha reflexão, que até então era desconhecida etimologicamente por este interlocutor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua abordagem, o estresse é o mal de nossa sociedade, não só profissionalmente, mas principalmente no nosso dia à dia, ainda mais numa metrópole como São Paulo.

    ResponderExcluir