Autora: Tatiana Nascimento dos Santos
Bacharel emFisioterapaia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBANAs manifestações que podemos encontrar no ambiente de trabalho são: tremores ou sensação de fraqueza, irritabilidade, impaciência, fadiga, falta de concentração, alterações de memória, pesadelos, vista cansada, desinteresse, tensão ou dores musculares, dor de cabeça, impotência sexual. Devido ao stress o individuo pode ter reações comportamentais podendo ocorrer acidentes, tabagismo, uso de droga, absenteísmo e baixa qualidade no serviço.
Devemos lembrar que pode ocorrer a “contaminação” emocional, pois trabalhamos sempre em conjunto. Esta contaminação emocional ocorrer em relação a irritabilidade ansiedade e mau-humor podendo chegar a depressões e consequentemente uma perda muito grande de qualidade de vida no trabalho, pois a convivência com os demais fica seriamente comprometida e a capacidade de adaptação esgotada.
O stress pode desencadear desde uma simples alergia até doenças cardiovasculares graves levando alguns indivíduos a óbito
Senhora Tatiana,
ResponderExcluirA contaminação emocional, em se tratando do ser, é o maior desafio das forças policiais, pois nos tornamos um grupo depressivo, portanto tendemos fracassar, evidente que os fatores intermos são sufocantes, nos inibem, a instituição nos vira as costas o tempo todo, mas nós não somos essa instituição? será que também não nos renegamos o tempo todo?
Talvez este comentário seja sintomático de problemas de stress, mas é verdadeiro.
Muito obrigado por propiciar tamanha reflexão, que até então era desconhecida etimologicamente por este interlocutor.
Parabéns por sua abordagem, o estresse é o mal de nossa sociedade, não só profissionalmente, mas principalmente no nosso dia à dia, ainda mais numa metrópole como São Paulo.
ResponderExcluir