Seguidores

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Associação Brasileira de Inspetores das Guardas Municipais - ABIG

Autor: Vanderlei Bento Barbosa
Diretor Presidente da Associação Brasileira de Inspetores das Guardas Municipais
Inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo


Senhoras e Senhores Inspetores da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e das Guardas Municipais de todo o país:

Muitos têm sonhos, outros sonhos e ideais. Nós da ABIG somos destes cujos ideais suplantam as dificuldades, na busca de objetivos maiores. Idealizamos Guardas Municipais respeitadas, preparadas e que realmente atendam aos anseios dos munícipes.

Estamos vivenciando uma nova era na carreira como Oficiais das Guardas Municipais e o momento exige uma postura imediata para congregar todos esses profissionais que comandam tão importantes órgãos de segurança, que tem se destacado em todas as esferas de poder.

Com essa união, estaremos ombro a ombro capacitados a fortalecer e solidificar, cada vez mais, as bases que um dia todos juramentamos com a destra frente ao pendão nacional e poderemos finalmente deixar um legado àqueles que ainda estão por vir e anseiam por firmar-se em uma Corporação digna e perene.

Somos sabedores de que muito tem sido feito em prol das Guardas Municipais, no entanto, há muito que se fazer, para nos firmarmos no cenário nacional e isso se dará com proposituras objetivas, de uma entidade realmente representativa, aliada a união dos Inspetores.

Você, Comandante, Gestor, Inspetor de Guarda Municipal, compartilhe deste ideal, junte-se a nós. Vamos pensar juntos, unir conhecimento e experiências, para criarmos uma nova realidade, um novo modelo de proteção social, o que ora chamamos de Segurança Urbana.

Deixemos nossa marca para a posteridade, demonstrando o quão fortes somos quando unidos.
Por essa razão, nós da Associação Brasileira de Inspetores das Guardas Municipais, temos a honra de convidá-los a juntar-se a nós, na busca deste ideal.





DIRETORIA E CONSELHO




Diretor Presidente - Inspetor Vanderlei Bento Barbosa
Inspetor GCM/SP; Coordenador do Programa de Proteção Ambiental; Bacharel em Direito (UNICSUL/SP), Pós-Graduação em Política de Gestão em Segurança Pública (PUC/SP).

Diretor Vice-presidente - Inspetor Ivair Antonio Cantelli de Oliveira
Inspetor GCM/SP; Assistente Técnico operacional da Inspetoria Regional da Moóca; Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Pós-Graduação: Especialização em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP); Especialização em Defesa Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e Defesa Civil Nacional; Diretor da International Police Association (IPA-ONU); Instrutor em Técnicas de Defesa e Imobilização Policial e Técnicas em Armamentos Não Letais pelo Centro de Formação em Segurança Urbana da GCM; Comendador Cavaleiro da Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém.

Diretora Secretária Geral - Inspetora Thays Helena Cardoso de Lima
Inspetora GCM/SP; Rondante Oficial; Graduada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André.

Diretor Jurídico - Inspetor Eliazer Rodella
Inspetor GCM/SP; Professor de Direito Constitucional e Administrativo; Professor de Direito do Centro de Formação em Segurança Urbana da Guarda Civil Metropolita de São Paulo; Escritor; Membro Consultor da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil Secção São Paulo; Conferencista em Violência Urbana, Criminalidade e Vulnerabilidade na OAB/SP; Consultor em Segurança Pública Municipal; Advogado.

Diretor Financeiro - Inspetor Maurício Bezerra Silva
Inspetor GCM/SP; Supervisor da Sala de Situação - CETEL; Graduado em Recursos Humanos.

Diretora Social - Inspetora Maria Cândida Macedo de Barros
Inspetora GCM/SP; Bacharel em Administração de Empresas (UNIB), Pós-Graduada em Gestão de Segurança Pública e Direitos Humanos (FESP/SP).

Diretora de Relações Públicas - Inspetora Antonia da Silva Barros
Inspetora GCM/ SP; Rondante Oficial da Região Leste; Bacharel em Serviço Social.

Diretor de Cultura, Esporte e Lazer - Inspetor Marcos Valério Pereira Ferreira
Inspetor GCM/SP; Comandante Regional da Inspetoria do Bom Retiro; Bacharel em Educação Física; Pós- Graduado em Fisiologia e Ginástica Resistida (CECAF/USP).

Diretora da Mulher - Inspetora Elza Paulina de Souza
Inspetora GCM/SP; Coordenadora do Programa de Proteção ao Espaço Público e Fiscalização do Comércio Informal, Fisioterapeuta (UNICSUL/SP); Pós-Graduada em Medicina Chinesa e Especialista em R.P.G. (CBF-SP).

1º Conselheiro Consultivo - Inspetor Altair Daniel Dias
Inspetor GCM/SP; Chefe do Núcleo Técnico de Avaliação e Aprendizagem do Centro de Formação em Segurança Urbana; Tutor Master da SENASP/RENAESP em São Paulo; Especialista em Gestão de Segurança Pública e Gestão de Políticas Públicas (PUC/SP); Especialista em Gestão de Segurança Pública (PUC/RS); Graduado em Marketing de Varejo pela Faculdade Drummond.

2º Conselheiro Consultivo - Inspetor Rovilson José Laudino
Inspetor GCM/SP; Comandante Regional da Inspetoria Regional da Moóca; Formado em História - Universidade Cruzeiro do Sul; Pós-Graduado pela USP em “Combate à Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente”; Educador do CFSU na Matéria Tiro Defensivo na Preservação da Vida “ Método Giraldi”.

3º Conselheiro Consultivo - Inspetor Eduardo Leite Barbosa
Inspetor da Guarda Civil Municipal de Embu-Guaçu - SP; atualmente no Posto de Comandante Geral da GCM-EG; Bacharel em Direito; Pós-Graduado em Gestão de Políticas de Segurança Pública; Pós-Graduando em Direito Constitucional e Direito Administrativo; Tutor da Rede EAD/SENASP; Instrutor do Gabinete de Instrução da GCM-EG; Prof. do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos.

1ª Conselheira Fiscal - Inspetora Maria de Fatima de Sá Silva
Inspetora GCM/SP; Coordenadora das Casas de Mediação de Conflito da área Sul; Cursando o Curso de Segurança Publica - Universidade Santa Cecília, Curso em Atendimento à Pessoas em Situação de Violência - principalmente em Violência Doméstica; Cursando Escola da Cidadania.

1º Suplente - Inspetor Ariovaldo dos Santos Buso
Inspetor GCM/SP; Comandante Regional da Inspetoria Regional da Casa Verde; Graduado em Gestão de Processos Empreendedores pela Faculdade de Tecnologia Diamante.

2º Conselheiro Fiscal - Inspetor Paulo Henrique Cheloni
Inspetor GCM/SP; Graduado em Teologia pela FAETESP e Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil.

2ª Suplente - Inspetora Paula Priscila de Castro Salvador
Inspetora GCM/SP; Coordenadora da Coordenadoria do Planejamento Logístico; Bacharel em Administração Pública.

3º Conselheiro Fiscal - Inspetor Ricardo Franco de Melo
Inspetor GCM/SP; Comandante Regional da Inspetoria do Parque Ibirapuera; Tecnólogo em Processamento de Dados; Graduando em Direito.

3º Suplente - Inspetor Valmir Cardoso da Silva
Inspetor GCM/SP; Comandante Regional da Inspetoria Regional do Ipiranga-SP; Graduado em Recursos Humanos (UNICASTELO/SP); Pós-Graduação em  Gestão Pública (UMC/SP ).



HERÁLDICA

O dístico é formado por um escudo em formato circular, em blau (azul), com filete em ouro e em bordadura os dizeres (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSPETORES DAS GUARDAS MUNICIPAIS) e a sigla ABIG, mais a data de2012 em prata.

Ao centro do escudo a figura de um triângulo em ouro, sobre uma espada, encimado por uma estrela de cinco pontas gironada em ouro, abaixo um listel em goles (vermelho) com os dizeres: “EX TUNC INFRAGILIS”, em prata. Todo este conjunto, sobre a figura estilizada do mapa do Brasil em sinopla (verde). O Escudo circular representa a eternidade, porque se trata de uma figura geométrica que não tem princípio, nem fim.

Bordadura aro posta em volta do escudo, rodeando toda circunferência do escudo, símbolo de favor e proteção, serve de brisura e representava antigamente a cota de armas, sendo concedida esta peça de honra, aos esforçados guerreiros que saiam do combate, com as roupas ou cotas de armas manchadas com o sangue dos inimigos.
A Bordadura é símbolo de proteção, favor e de recompensa, servindo de amparo àqueles que os príncipes querem assegurar em seu favor e contra os inimigos.

A Estrela representa a vitória alcançada sobre os mouros, principalmente em surpresas e combates noturnos, guia seguro, aspirações a coisas superiores às ações sublimes, luminoso, futuro auspiciado à própria descendência, celebridade.

A Espada representa combate e justiça.

O Mapa do Brasil representa as federações.

O esmalte Goles (vermelho) representa valor, valentia, sangue derramado pelos heróis em combate.

O metal Ouro simboliza conhecimento, perfeição, glória, esplendor, grandeza, sabedoria e poder, inalterabilidade dos bons princípios.

O metal Prata simboliza paz, humildade, pureza, amizade, verdade, integridade, trabalho, prosperidade e vitória sem derramamento de sangue.

O esmalte Sinopla (verde) símbolo de força, cortesia, respeito, abundância, e principalmente simboliza a esperança, porque lembra os campos verdejantes na primavera, fazendo esperar uma copiosa colheita.

O esmalte Blau (azul) representa justiça, nobreza, virtude.

O Escudo representa proteção, segurança.

O Triângulo equilátero simboliza unidade, igualdade de direitos civis, reconhecidos ao povo pelo sistema democrático.






4 comentários:

  1. É como muita tristeza que recebo a noticia da criação de mais uma associação, pois na GCM a carreira é única e portanto não existe classes de servidores a sim a carreira para os servidores da GCM - o que salta aos olhos é que se trata de mais um entidade criada para defender apenas uma classe.
    CD Washington

    ResponderExcluir
  2. Caro CD Washington, boa tarde;

    Há necessidade de conhecer os propósitos que levaram a criação da Associação - ABIG, que não é e não será mais uma. Há pessoas que tecem críticas e comentários, sem antes conhecer os objetivos e ideais que estão por trás de algumas propostas. Sei que não é o seu caso, por isso, sabedor de que é uma pessoa preocupada com as questões que envolvem a GCM, faço-lhe um convite, venha nos conhecer, entenda nossos propósitos e lhe garanto que tua impressão será outra.
    Abraço fraterno.

    Vanderlei Bento Barbosa
    diretor Presidente - ABIG

    ResponderExcluir
  3. Se todos esses inspetores fizessem alguma coisa pela nossa tão amada GCM de são paulo, já seria bom. Um exemplo. Se unirem e juntamente com o comandante e o novo secretario revissem esse plano de carreira injusto que deixaram muitos bons GCMs antigos, como GCMs 2 classes sem prespectivas. Que elaborasem um plano digno, principalmente para o pessoal da turma 25 a maior de todos os anos na GCM, e que muitos adoeçeram ou pediram exoneração por causa do desprezo e da falta de prespectivas, além das punições a GCMs excelentes e que por causa delas não puderam acessar ao concurso de CD em 2008 e 2010, tirando-lhes ainda mais as prespectivas. Não julgo todos dos Srs.(as) muitos são mereçedores do cargo, porém muitos pegaram as divisas que jogaram para o alto pois o novo plano só beneficiou de CDs para cima.A turma 25 praticamente segurou a GCM quando muitos pediram baixa de 1993 a 1995. hoje profissionais com 2o anos de trabalho são deixados a moscas, salários medíocres outros com 2,3 bicos, sem prespectivas de cresçer na carreira. Se nada fizeram até hoje para mudar isso, como acreditar que possam proteger os GCMs do Brasil inteiro? Quantos portes de armas particular o comandante deu? e o que os Srs. fizeram? onde estavam quando nossa tão amada GCM estava desmoralizada, caida, sendo alvo de piadas e chacotas por parte de comentaristas , apresentadores de TV e "especialista "em segurança nos ridicularizavam? quantos puseram a cara a tapa na greve e quantos foram beneficiados por ela, e quantos puniram GCMs após ela, numa verdadeira caça as bruxas? enfim, gostaria muito de acreditar nos nossos inspetores, mas é difícil. Porém, tudo pode ser melhorada, tudo pode ter um novo começo, e todos nós mereçemos uma nova chançe...Boa Sorte a todos, desculpem pelo desabafo..e que Deus estejam com todos os Srs.(as.)

    ResponderExcluir
  4. ola, parabens pela iniciativa desta associação, mais nao se esquecam de nos guardas.

    ResponderExcluir