A Guarda Municipal de Colombo, no Paraná, foi criada pela Lei nº 1.167 de 24 de março de 2010, na condição de Superintendência, estando subordinada a Secretaria Municipal de Administração.
O processo de formação ocorreu no dia 23 de janeiro de 2012, com a aula inaugural realizada no auditório Regional Maracanã, quando 36 componentes iniciaram o curso de formação técnico-profissional, que foi ministrado por Policiais Militares, Bombeiros e gestores da cidade de Colombo, na Escola Pedro Viriato Parigot de Souza (CAIC).
O curso foi divido em vinte e seis disciplinas distribuídas em cinco módulos, sendo eles: Cultura Jurídica; Técnicas e Procedimentos Operacionais; Conhecimento Urbano; Relações Humanas e Atividades Complementares, atendendo a matriz curricular estabelecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para formação de Guardas Municipais.
Em 18 de maio de 2012, no Pavilhão de Eventos Altair da Silva Leme, no Bosque da Uva, foi realizada solenidade de apresentação à sociedade a 1ª Turma de Guardas Municipais, composta por 34 formandos.
A Semana do Trânsito de 2012 foi uma ação desenvolvida pela Guarda Municipal de Colombo em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, tendo como objetivo a conscientização e aprendizado das crianças.
A Guarda Municipal de Colombo atua junto aos terminais de ônibus, atuando de forma preventiva e buscando uma maior aproximação dos usuários, postando com uma referência ao cidadão e promovendo segurança.
No primeiro mês de funcionamento, a Guarda Municipal de Colombo apresentou o relatório de atividades desenvolvidas na cidade, sendo realizadas 1290 ações, com diversos serviços operacionais como orientação ao usuário de drogas, recuperação de veículos, trânsito, entre outros, criando uma proximidade junto a população.
A Corporação realiza palestras à sociedade com abordando o tema Prevenção da Criminalidade, que tem auxiliado na conscientização dos estabelecimentos comerciais através de recomendações que visam dificultar a ações delituosas. Além de integrar o Conselho Municipal de Segurança –CONSEG.
A Guarda Municipal de Colombo desenvolve o Projeto Piloto “Olho Vivo”, que consiste em que cada residência possua um alarme, dentro de determinado perímetro, sendo que ao ser acionado por determinado morador, os demais também o acionem e entrem em contato com a Corporação ou Polícia Militar.
E AÍ, NÃO VAI FAZER NOVA CONVOCAÇÃO?????
ResponderExcluir