Seguidores

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Canção da Escola de Formação da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo

Letra: Classe Distinta Dalton Santos Lima

Nas dificuldades do passado
Antes da tua fundação
Acolheste os primeiros homens
Pioneiros prontos pra missão.

Em meados de 1986, com muita dificuldade iniciavam-se as primeiras formações na Guarda Civil Metropolitana.

Antes da atual escola, as instalações eram precárias. Era localizada na R. Pedro de Toledo na Vila Clementino local que se encontrava o Comando da Guarda Civil Metropolitana e pela necessidade de um espaço físico maior, as formações foram transferidas para o Estádio do Pacaembu. Isso ocorre  proximadamente no segundo semestre do mesmo ano de sua criação, mesmo com a mudança de endereço as dificuldades ainda continuaram.

Tuas bases foram erguidas
Com suor dos filhos teus
Tijolo a tijolo, sem pestanejar.
Nossa escola resplandeceu

Com o desejo de melhorar as instalações para propiciar melhores condições aqueles que estavam por chegar, os primeiros homens recebidos na guarda Civil conseguiram um outro endereço. Foi assim que, no ano de 1989 as instruções para formação dos GCM’s e demais atividades, foram transferidas para o Departamento de Ensino (hoje Centro de Formação em Segurança Urbana), sito Av. Ariston de Azevedo
nº 64 – Catumbi.

Sem medir esforços, no decorrer dos anos, os Pioneiros desta GCM, dentro das possibilidades, construíram grande parte da escola, destacando nessa construção as repartições: Estante de Tiro, o Corpo da Guarda, as Salas de Aulas, Supervisões e Alojamentos, bem como a reforma de outras dependências.

Nobre casa de ensino
Escola que aprendi amar
Da tua historia faço parte
E um dia hei de voltar

Esta Casa de ensino com toda simplicidade de suas instalações, não deixa permanecer nas pessoas que aqui chegam pela primeira vez, certas impressões. A aparência simples não impede as pessoas de sentir o espírito de sua verdadeira nobreza. Isso nos faz orgulhosos.

A emoção de fazer parte da historia desta Casa é muito grande, principalmente para aqueles que apesar das dificuldades financeiras criaram (hoje extinta) a Galeria de Formandos, por conta própria.

Mandavam confeccionar placas com seus nomes e turmas ajudando a escrever a historia desta Escola. Terá sempre com orgulho esta lembrança, pois, a qualquer momento poderão  retornar a esta Casa para freqüentarem cursos de aperfeiçoamento ou especialização, dando continuidade a sua formação.

Recebeste com respeito
Quando recruta aqui cheguei
Mudaste os modos imperfeitos
Me tornaste conhecedor da lei


Teus ensinos e disciplina
Do inicio a formação
Pra sempre vou guardar e utilizar.
Em qualquer graduação

Com acolhida respeitosa, essa Escola nos mostra as dificuldades em pertencer a uma instituição como a GCM, o peso de envergar uma farda, as mudanças que podem ocorrer em nossa vida pessoal, e também, a
necessidade de uma maneira diferente de se portar e falar com o público, de forma que não venha a denegrir a si mesmo e o nome da Guarda Civil. Ensina-nos que para servir a população e se fazer cumprir as leis, deve primeiro conhecê-las.

 Os ensinos e disciplina representam os conhecimentos passados aos alunos pelo corpo docente, principais colaboradores na formação dos GCM’s. Tais conhecimentos adquiridos servirão para todos os graus hierárquicos que compõem a carreira da GCM.

Nobre casa de ensino
Escola que aprendi amar
Da tua historia faço parte
Eu um dia hei de voltar

Prometo honrar o compromisso
Perante a Bandeira do Brasil
Cumpriste bem tua missão
Fizeste-me Guarda Civil

Marcha escola gloriosa
Firma o passo, vamos ver
Cumprir o dever com honestidade
Pra São Paulo engrandecer

Cumprindo Conforme artigos 99,101 e 102 do decreto nº 40.002 de outubro de 2000, o qual dispõe sobre o Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito Cerimonial da Guarda Civil Metropolitana,
os formandos devem honrar o compromisso feito perante a Bandeira, tendo à escola cumprida a missão, não só de formar, mas de fazer do homem e mulher, independente de qualquer graduação, verdadeiros
Guardas Civis.

Relata o agradecimento dos formandos para com a escola, representada neste caso por uma marcha (desfile), o qual demonstra garbo, espírito de coesão, obediência pronta e moral, aspectos estes predominantes nos conceitos e objetivos da Ordem Unida. Prontos para serem distribuídos nas suas respectivas Inspetorias, servindo com altruísmo e urbanidade a população e engrandecendo a Cidade de São Paulo.

Nobre casa de ensino
Escola que aprendi amar
Da tua historia faço parte
E um dia hei de voltar.

Autor: ALTAIR DANIEL DIAS
Inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Especialista em segurança pública
Graduado em Marketing
Suplente do Conselho Nacional de Segurança Pública, Ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário