Seguidores

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Síntese histórica do Centro de Formação em Segurança Urbana.

Autor: ALTAIR DANIEL DIAS
Inspetor da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Especialista em segurança pública
Graduado em Marketing
Suplente do Conselho Nacional de Segurança Pública, Ministério da Justiça

O Centro de Formação foi criado em 21 de março de 1986 pelo Decreto nº. 22.047 como Departamento de Ensino

A primeira turma, composta por 150 guardas, se reunia no prédio onde funciona hoje o Setor de RH da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social na Rua Pedro de Toledo 1529, onde os alunos tinham suas aulas debaixo de árvores e nos banheiros, valorosos homens que deram início ao que é o hoje a referência para o Brasil no ensino e formação de Guardas Municipais. Como a canção do CFSU Diz: “Nas dificuldades do passado antes da tua fundação acolheste os primeiros homens pioneiros prontos para missão”, missão que completamos todos os dias.

Em 1987 iniciava uma nova estrutura do antigo Departamento de Ensino utilizando salas no Estádio Municipal do Pacaembu, seguindo sua história em 26 de Julho de 2002 por meio da Lei nº. 13.396, transformou-se em Centro de Formação em Segurança Urbana, onde está até hoje na Avenida Ariston de Azevedo nº 64 - Bairro do Belenzinho.

Na vanguarda da segurança pública o CFSU, colocou pela primeira vez na mesma sala de aula alunos femininos e masculinos aprendendo juntos sem preconceito. E é com este pioneirismo que o CFSU transmite os conhecimentos com seriedade, com corpo docente composto de profissionais com alto grau técnico e de notório saber e qualificação.

Fatos históricos do CENTRO DE FORMAÇÃO EM SEGURANÇA URBANA:

Em 1994 receberam a incumbência de formar juntamente com a Polícia Rodoviária Federal o Maior contingente daquela corporação que foi um alto reconhecimento do governo Federal, CFSU como é conhecido nestes anos, formou diversas Guardas Municipais de vários Municípios Brasileiros, sendo referência na formação profissional de Guardas Municipais.

No ano de 2001 o CFSU iniciou a primeira integração de uma corporação policial na universidade, onde formou uma grande parte de seu efetivo no curso “Reflexão para uma Atuação Educacional da Guarda Civil Metropolitana no Atendimento à População”, curso esse que hoje várias universidades acompanharam criando nos mesmos moldes, suas pós Graduações em segurança pública e serviu como exemplo para a matriz curricular nacional para as Guardas Municipais .

No ano de 2010 o Centro de Formação em Segurança Urbana iniciou o primeiro curso de comando, denominado “Escola de Comando”. Nesse curso, 197 Inspetores da Guarda Civil Metropolitana e 07 convidados de outros Estados como Paraná da Cidade de Curitiba, Maranhão da Cidade de São Luis, Rio de Janeiro da Cidade de Barra mansa e dos Municípios vizinhos desta Cidade de São Paulo como Embú Guaçú, Osasco e Guarulhos, receberam instruções relacionadas à Liderança, Gestão de Pessoas, Qualidade no Atendimento ao Cidadão, Direito, Gestão para a Qualidade, entre outras. São os ensinamentos do Centro de Formação em Segurança Urbana sendo disseminados no país, formando gestores das corporações municipais.

E nesta data com o nosso jubileu de prata, o Centro de Formação em Segurança Urbana renova o compromisso de continuar a ser referência de ensino na vanguarda da cidade educadora, transformando seus alunos em profissionais de segurança urbana e acima de tudo de homens compromissados com os direitos humanos.

A missão do Centro de Formação em Segurança Urbana é formar, capacitar e promover o aprimoramento dos integrantes do Quadro da Guarda Civil Metropolitana, bem como dos servidores da Secretaria Municipal em Segurança Urbana, que atuam nos programas relacionados à Segurança Urbana.

Sendo nossa missão continuar a sendo referência nacional na Formação, Capacitação e Aperfeiçoamento de Guardas Municipais e de Servidores nos assuntos de Segurança Urbana.

No ano de 2010 passou pelo Centro de Formação 6825 alunos sendo 13.597 horas aulas dadas e neste ano já passaram pelo CFSU, até este mês, pelos cursos de Estágio de Qualificação Profissional, curso de capacitação de Classe Distinta, Curso de capacitação para utilização de pistolas, capacitação de bases comunitárias, curso de informática, valorização profissional, credenciamento de motoristas e habilitação de motociclista, para mais de 1600 alunos.

Comandantes do Centro de Formação desde seu inicio.

 Cel. PM Edil Daubian Ferreira (póstuma)
- Maj. PM Décio Chiconello
- Cel. EB Marcio Toledo
- Capitão ou Maj. PM Gerson de Carvalho.
-José giosepone Jr
- Maj. PM Carlos Heitor Palma.
- Insp. Regional Hamilton Fernandes Ananias
- Inspetora Irene Bonomi
 -Insp Hamilton Fernandes Ananias
- Inspetor Carlos Alberto Punti Sanches
- Cel Freitas Vieira
- Insp. Regional Luiz Antonio Simplicio Nery
- Insp. Regional Joel Malta de Sá (Cmt Geral GCM)
- Prof.ª Maria Estela Graciani
- Cel. PM José Francisco Gianone
- Dr. Maurício Genofre
- Senhor Flavio Moura Telles
- Cel. PM Paulo César Franco.
- Cel. PM Flavio Paulo Domingos Rosa.

3 comentários:

  1. Antonio da Rocha Posso6 de abril de 2011 10:23

    Inspetor Altair

    Excelente antigo, nos traz a lembrança do passado.

    Somente lembrando, o Departamento de Ensino se instalou no Estádio do Pacaembu no início do segundo semestre do ano 1986, onde então, passaram a ser promovido o curso de formação de GCM. Nessa ocasião participava do curso de formação, por isso a lembrança.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem! Parabéns!
    Devemos sim valorizar e homenagear nosso Centro de Formação em Segurança Urbana.
    Pois é deste nobre Departamento que se constrói a moralidade, capacidade, ensina-se disciplina, hierarquia, como conduzir, ser conduzido, respeito,dignidade dos excelentes profissionais, que trilham caminhos ardilosos a que são submetidos diariamente.
    Pois há coragem de assumir responsabilidades diante das diversas situações do dia a dia. Principalmente onde se percebe que estes profissionais estão dispostos a resolver problemas pessoais de outras, sabendo que tem os seus próprios, isto é Digno.
    E foi trazido pelo CFSU, PARABÉNS !!!
    OBS: Para que se fosse tratado com louvor, devemos também fazer valer que todo esse empenho dos colaboradores, sim, pois vejamos que existem instrutores que por esta nobre Casa de Ensino, dedicam todo seu conhecimento de Formação de suas próprias custas e despesas, ausentes de seu lazer e do seio de suas famílias.
    Em que pese a responsabilidade destes INSTRUTORES COLABORADORES, deveriam ter o direito de serem respeitados.
    Vejamos que a Administração contrata empresas por verdadeiras FORTUNAS e que o CFSU tem verbas ("DINHEIRO") destinadas para custear.
    O que quero dizer é que poderiam perfeitamente estar valorizando as "PRATAS da CASA", já que se dispõe a serem professores, receberem HORA AULA.
    Outra situação é ver que infelizmente, estamos sempre "sombreados" por GESTÕES passageiras destes DIRETORES DE ENSINO, COORDENADORES de ENSINO, dos NOMEADOS, ETC...
    -TANTO TEMPO DE EXISTÊNCIA TRANSFORMANDO, FORMANDO,CONSTRUINDO,CRIANDO,COPIANDO, INVENTANDO, DEDICAÇÃO AO CRESCIMENTO DA COOPORAÇÃO E CONSIDERADOS COMO APRENDIZES!
    -SABEM POR QUÊ?
    -Porque politicamente é um departamento de suma IMPOTÂNCIA.
    E a EQUIVALÊNCIA,, reconhecida a cursos de GRADUAÇÃO pelo MEC.
    Fazer política sim, mas de VALORIZAÇÂO do que nós SOMOS e podemos SER.
    Parabéns ao “NOSSO CENTRO de FORMAÇÃO em SEGURANÇA URBANA”.

    Desculpem o anonimato!

    ResponderExcluir
  3. De: ex- CD SOUZA aos amigos da GCM.
    Parabéns pelos 25 anos, honra em ter participado da gloriosa AZUL, fui o nº 0001, depois CD SOUZA, só posso me alegrar em ver os rumos e a renovação dessa corporação que ajudamos a se erguer do "zero" e moldá-la nos idos da década de 80. Parabéns ao Insp Bias, hj sub comte, meu grande parceiro de patrulhamento na Zn, ao caro Insp. Sanhez, meu chefe no antigo depto ensino ainda no Estádio Pacaembu; hj mesmo em uma atividade correlata em ambito estadual, podemos afirmar que a GCM ajudou a nos preparar para situações cotidianos atuais. Votos de sucesso aos irmõas de armas. ex-CD SOUZA (huajailek@hotmail.com)

    ResponderExcluir