Seguidores

sábado, 10 de novembro de 2012

Guarda Municipal de Barra Mansa


Histórico

A Guarda Municipal de Barra Mansa, no Estado do Rio de Janeiro, foi criada pela Lei nº 08 de 29 de novembro de 1947, pelo então Prefeito Flávio Miranda Gonçalves.

Mesmo com relevantes serviços prestados a sociedade barramansense, em 13 de janeiro de 1961 o Comando da Guarda foi extinto, apenas o Comando, pois a função da Guarda Municipal continuou a existir.

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988 que em seu capítulo da Segurança Pública Art. 144, parágrafo 8º diz que os Municípios poderão constituir guardas destinados à proteção de bens, serviços e instalações, em 27 de dezembro de 1990, através da Lei nº 2355, o Comando da Guarda foi reorganizado sofrendo profundas transformações, tais como criação de Regulamento Interno, aquisição de novos uniformes, equipamentos, veículos e Curso de Formação de Guardas Municipais que passou a ser de caráter obrigatório visando um melhor aprimoramento profissional. Através da Lei 3033 de 1998, foram definidas as atribuições e competências da Guarda Municipal e destinado um limite de até 30% (trinta por cento) do seu efetivo para mulheres.

1º Corpo de Guardas do Município de Barra Mansa - 1949 
A Guarda Municipal de Barra Mansa foi a primeira Corporação Municipal do Estado do Rio de Janeiro a ter regularizado seu porte de arma com base no Estatuto do Desarmamento.


A Corporação enviou representantes aos Congressos Nacionais de Guardas Municipais realizados desde 1993,  tornando-se voz ativa nas discussões sobre o novo modelo de segurança pública.




Négocio da Guarda Municipal de Barra Mansa

Confiança e Bem-Estar para a População



Missão da Guarda Municipal de Barra Mansa

Prestar um serviço de qualidade no município com credibilidade, honestidade e empatia, atuando no âmbito da segurança, promovendo a ordem pública com prevenção e informação, contribuindo para o bem estar da população.



Visão da Guarda Municipal de Barra Mansa

Tornar-se uma instituição reconhecida pela excelência na prestação de serviço, estando em condições para a municipalização da segurança pública e demais atribuições.



Compete a Guarda Municipal de Barra Mansa:

l Exercer a vigilância dos próprios, serviços e instalações municipais;
ll Colaborar na proteção e fiscalização do meio-ambiente;
lll Atuar na proteção do Patrimônio Histórico e Cultural;
lV Atuar na proteção ao turista;
V Colaborar nas operações da Defesa Civil;
Vl Colaborar nos serviços de combate a incêndios, de salvamento e pronto-socorro;
Vll Atuar como agente da operação e fiscalização do trânsito urbano no Município;
Vlll Exercer demais atividades que lhe forem atribuídas.”


Estrutura Organizacional.

A Guarda Municipal conta com efetivo de 156 Guardas sendo 17 mulheres e 139 homens, além de 27 vigias patrimoniais (todos do sexo masculino). Vale ressaltar que o efetivo previsto na estrutura organizacional compreende 200 vagas para 200 guardas.

A Cadeia de Comando da Guarda Municipal é composta por um Comandante (Sr. Carlos Natanael Geremias), Um sub Comandante (Sr. José Osvaldo de Oliveira), 01 Assessor Técnico Operacional, 01 Assessor Técnico Administrativo, 20 Inspetores, 07 Sub-inspetores e 08 Guardas Auxiliares.

A Guarda Municipal possui Departamento de Logística, Departamento Administrativo, Setor de Controle do Estacionamento rotativo, Setor de Informações , Setor de Monitoramento por câmeras, Setor de Controle, orientação e fiscalização do transito, Depósito Público e a Corregedoria. 

Suas atividades são desenvolvidas de forma descentralizada em quatro regiões de segurança denominadas “Inspetorias” (divisão geográfica da área de atuação) Centro – Norte, Leste, Oeste e Sul.

Projetos

A guarda Municipal de Barra Mansa é responsável pela manutenção do Plano Municipal de Prevenção à Violência, desenvolvido no município desde 2006 e que conta com os seguintes projetos:

Fóruns Locais de Prevenção à Violência: São quatro, abrangendo cada uma das regiões de segurança e foram criados para servirem de espaços de discussão entre representantes dos diversos bairros, com objetivo de apontarem seus principais problemas e sugestões no contexto da segurança do município.


Conselho Comunitário de Segurança: è uma instancia propositiva, composta por representantes da sociedade civil e das instituições públicas (municipal, estadual e federal) criado com objetivo de levantar problemas diretamente ligados à segurança, e apresentar propostas de soluções dos mesmos. Este colegiado também é representativo.

Gabinete de Gestão Integrada do Município - GGIM: Colegiado composto por Polícias Civil, Federal, Militar e Federal Rodoviária, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, Pres. Do Conselho Comunitário, Secretaria de Ordem Pública e Prefeito do Município. Este órgão e deliberativo e é substanciado pelas demandas emergentes de segurança, bem como àquelas apresentadas pelo Conselho Comunitário.


Projeto Inspetorias: Compreende o trabalho descentralizado da GM nas quatro regiões geográficas de gestão e conta com visitas diárias à todas escolas e unidades de saúdes do município, bem como a integração da Guarda com a comunidade, no sentido de conhecer e encaminhar suas principais demandas na área de segurança e ordem pública.

Projeto “Trânsito Educativo”: Este projeto consiste em diminuir o número acidentes e infrações de transito por meio da presença, orientação e educação. Para o desenvolvimento deste projeto a Guarda municipal utiliza-se de recursos tecnológicos e humanos, no sentido de otimizar de forma inteligente sua operação. Várias ações são desenvolvidas neste projeto, como por exemplo:


A Guarda Municipal de Barra Mansa realiza palestras Educativas de Trânsito para condutores infratores, Idosos, estudantes, comunidade e empresas privadas entre outros.


- Posicionamento estratégico em principais pontos de congestionamento nos horários de pico.


- Blitz educativas para identificar motoristas infratores, os quais são advertidos pela infração cometida e convidados a participar de palestras educativas, ministradas pela Guarda e pelo PET – Programa de Educação no Transito.ao invés de forma inteligente e otimizada.


- Distribuição de folders, folhetos e outros instrumentos informativos sobre o tema transito.


- Ações conjuntas com DETRAN, Polícias Militar, Civil e Rodoviária.




Projeto “Ronda Fluvial”: são observadas possíveis agressões ao Meio Ambiente, bem como em todos os eventos fluviais no município.


Projeto “Guarda Ambiental”: Desenvolvimento de ações de proteção ambiental com o poder de fiscalização, quando os agentes municipais buscam a conscientização da população para a importância do meio ambiente equilibrado e sustentável.
                           

                                                       
Monitoramento por Câmeras: O município possui um sistema de monitoramento que atualmente conta com 16 câmeras, situadas nas principais ruas do centro e Ano Bom. Este sistema é operacionalizado pela Guarda Municipal e Polícia Militar com objetivo de Diminuir os índices de violência e criminalidade. Por meio do monitoramento, além da prevenção, torna-se possível identificar pontos de conflito e congestionamento no transito, cooperar com o sistema investigativo das polícias, identificar pontos vulneráveis e que possibilitem ação de criminosos



Cerimonial:  A Guarda Municipal de Barra Mansa atua em vários eventos realizados na Cidade, contribuindo para a segurança das autoridades e celebridades visitantes.

Apresentador Luciano Huck em visita à Cidade de Barra Mansa
A Corporação tem participação efetiva nos eventos culturais, promovendo ações preventivas de segurança às autoridades e a população.

Dupla Victor e Léo

A participação da Guarda Municipal de Barra Mansa tem destaque pela qualidade dos serviços prestados, contribuindo para imagem e a sensação de segurança aos visitantes à Cidade.

Cantor Alexandre Pires

* Informações extraídas do Portal da Prefeitura do Município de Barra Mansa;
* Imagens fornecidas pelo Comandante Geral Carlos Natanael Geremias)

7 comentários:

  1. A Guarda Municipal de Barra Mansa tem nível de excelência operacional e administrativa, está de parabéns pelos seus integrantes e pelo Comando na pessoa do Comandante Natanel Geremias e Subcomandante José Osvaldo, mando um forte abraço a estes irmãos da GMBR, ELVIS DE JESUS, Inspetor Regional de GCM, Instrutor da Táticos Treinamento Operacional.

    ResponderExcluir
  2. Os dados estão desatualizados.
    O cmt da GMBM é o Sr. Milson Brandão André, e o Sub-cmt é o sr. Marcos Antônio da Silva.

    O Setor de Inteligência e Monitoramento (SIM) já possui 25 câmeras, 21 externas e 4 internas (prefeitura)

    ResponderExcluir
  3. e os bairros em que as câmeras estão instaladas são: Ano bom, Centro, estamparia, barbará, saudade, vila nova, getúlio vargas

    ResponderExcluir
  4. aguarda municipal de barra mansa deveria dar exemplo para os munícipes. multa por varias infrações que eles mesmos cometem!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente e , vale dizer que alguns poucos tem a noção de seus deveres.

    ResponderExcluir