Seguidores

sábado, 11 de setembro de 2010

STRESS

Autora: Tatiana Nascimento dos Santos
Bacharel em Fisioterapaia pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN

Vivemos em um mundo que nos deparamos com muitos problemas preocupações de ordens variadas, porém os que mais nos afligem dentro de uma corporação são as de ordens financeiras, a insatisfação com a carreira, as cobranças e pressões sejam elas da sociedade, dos familiares ou dos nossos superiores. Enfim um conjunto de fatores no meio social em que vivemos que irá resultar numa somatória de sintomas físicos e emocionais.

O QUE É O STRESS?

Muitas pessoas tentam usar este termo como maneira negativa, porém verificamos nos próprios dicionários que Stress é: conjunto de perturbações psíquicas e fisiológicas, provocadas por agentes de várias ordens, que prejudicam ou impedem a realização normal do trabalho. Mas esta definição não é propriamente correta, o Stress nem sempre é maléfico.

A palavra “Stress” surgiu entre 1100 e 1500 de origem francesa, e assimilada pela língua inglesa, portanto derivada da palavra “destress” que significa “ser colocado sob aperto ou pressão”.

Conforme Limongi-França e Rodrigues (2005), consideram que o Stress pode ser observado pelo menos em duas dimensões. O stress positivo “eustress” ou negativo “distress”, em uma relação ao esforço gerado pela tensão mobilização pela pessoa.

O eutress é o equilíbrio entre o esforço tempo, realização e resultados, sendo um aspecto positivo em lidar com as pressões.

Já o distress é o rompimento do equilíbrio biopsicosocial, onde a pessoa não consegue vencer os desafios e percebe-los como ameaça gerando um desequilíbrio patológico e uma debilidade física e psicológica de intensidades variáveis em toda esfera da vida.

Os Stress de potencial negativo, foi dividida por Robbins (2002), em três fontes causadoras:

a) Fatores ambientais – São fatores causados pelas incertezas no âmbito econômico, político e tecnológico. Quando a economia do país e do mundo passa por momentos turbulentos a insegurança surge como sentimento inevitável. Algumas questões políticas externas e estratégias internas também provocam mudanças na cultura das organizações, atingindo diretamente os colaboradores. Por último, o grande avanço tecnológico e as incertezas causadas pelas inovações acabam causando estresse;

b) Fatores organizacionais – São aqueles fatores das exigências do dia-a-dia de trabalho, alocadas nas tarefas, nos papéis, nas competências e relações interpessoais. Esses fatores também estão ligados à cultura organizacional. Alguns estilos gerenciais muito impositivos provocam culturas regadas de medo, tensão e ansiedade;

c) Fatores individuais – São fatores causados pelos problemas familiares, econômicos e da personalidade de cada pessoa, envolvem problemas pessoais originados pelas dificuldades conjugais e sexuais, educação dos filhos, relacionamentos familiares, dificuldades financeiras e outras. A personalidade de cada pessoa aliada à forma de lidar com as tensões, também pode determinar maior ou menor preponderância do stress.

6 comentários:

  1. O Stress talvez seja o mal do século passado e tende a continuar no presente, o mundo corporativo tem buscado adotar medidas para minimizar seus impactos, porém o descaso com o serviço público somente piora a situação de seus trabalhadores

    ResponderExcluir
  2. A abordagem é importante, pois é notório que os serviço policial é o que causa maiores transtornos físicos e psicológicos em seus profissionais, porém no sistema de segurança público brasileiro pouco se faz para encontrar soluções para se criar um ambiente equilibrado e assistencial ao seu público interno

    ResponderExcluir
  3. A solução está a partir da compreensão dos três fatores apresentados, que com responsabilidade e empenho podem trazer resultados positivos para a redução do estresse laboral.

    ResponderExcluir
  4. equilibrio para situações tensas requer condições minimas de trabalho é o que falta para as Instituições policiais

    ResponderExcluir
  5. depois de uma noite no bico e mais 12 horas de serviço, como não ficarei estressado?

    ResponderExcluir
  6. Tati,

    Parabéns pela iniciativa, continue assim.

    ResponderExcluir