Seguidores

terça-feira, 14 de setembro de 2010

À Minha Querida Guarda Civil Metropolitana

Autor: Wagner Pereira

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foi criada pela Lei nº 10.115 de 15 de setembro de 1986, na Administração do Prefeito Jânio da Silva Quadros (1986/1988), que não aceitava ficar a mercê do Governo do Estado nas questões de segurança dos servidores, das instalações e serviços municipais.

Inicialmente foi subordinada à extinta Secretaria Municipal de Defesa Social, seu Comandante deveria ser oriundo por Oficial Superior das Forças Armadas ou da Polícia Estadual, seu efetivo foi fixado no limite de 5.000 homens.

A carreira foi regulamentada pela Lei nº 10.272 de 06 de abril de 1987, possuía os cargos de Guarda Civil Metropolitano, Classe Especial, Classe Distinta, Subinspetor, Inspetor e Inspetor Chefe Regional.

Ao longo dos anos pouco desta história permaneceu devido ao curso natural das coisas ou a evolução da própria Corporação.

Amanhã, nossa querida Guarda completa 24 anos, talvez não receba o cerimonial festivo que faça jus, mas em cada Unidade seu efetivo terá orgulho de compor a maior Guarda Municipal do Universo, como costumo carinhosamente devanear com meus companheiros.

Como bons brasileiros, nós Guardas Municipais não desistimos nunca e acreditamos que possamos ser uma alternativa ao modelo combalido de segurança pública que perdura em nosso país.

O meu presente a ti é renovar o juramento realizado no longínquo novembro de 1992, em minha formatura de Guarda Civil Metropolitano realizada no Centro Olímpico do Parque do Ibirapuera e com as ilustrações deste artigo elaboradas por meu filho Wagner de 11 anos.

5 comentários:

  1. Eh!!! Parece que foi ontem... O tempo passou e ainda acredito que o "sonho não acabou"...sonhos não sonhados, inacabados e alguns realizados!!!!Me pergunto: Valeu a pena, afinal 24 anos se passaram? O que eu fiz? Aonde cheguei?Destrui os sonhos de alguém? Quantos erros? Mas também quantos acertos? Fui comprometida o suficiente? Não com os meus desejos particulares, mas com os nortes de todas uma Instituição a qual eu também represento! E é com muito orgulho que eu posso deitar minha cabeça no travesseiro e dizer que o "meu" ciclo, como o de muitos está se encerrando, porém, meu sentimento é de dever cumprido.Também acredito que a Guarda Civil permaneceu ao longo destes anos muito mais pelo empenho e vontade de seu efetivo que, na maioria das vezes com um salário não digno - como no momento equivalente a um minímo - condições de trabalho precárias, entre outros.
    É meus amigos, o SONHO AINDA NÃO ACABOU!!!! e que bom que ainda nos resta a esperança...
    Lamentável que após 24 anos, nem uma menção da Administração Pública....é lamentável.....
    I.Elza

    ResponderExcluir
  2. Caro Pereira..
    Parabéns pelo Blog e pelos textos, de sua autoria e de outros sempre pertinentes. O que nos levam a reflexão, independente se os seus autores cumprem na prática o que escrevem... A maior riqueza na história da Instituição, são os feitos alcançados com ações individuais visando o coletivo, muitas vezes com sacrificio, obstinação e prejuízos a vida particular dos envolvidos. Essa miscigenação de matéria prima, formação e caminhos direcionados certamente serão obstáculos a serem vencidos. Toda discussão, desconstituida de interesse pessoal, politico, é salutar a esse processo. Infelizmente a composição para esse fim, excluido esses fatores é um caminho árduo, pois a fogueira de vaidades que imperam nas relações pessoais podem, e devem obstar esse processo. Parabéns novamente e insistamos, pois o interesse é todo nosso.

    ResponderExcluir
  3. Caro CD Pereira;

    Hoje é sim um grande dia, afinal de contas 24 anos se passaram e sabemos que desde o início desta caminhada temos em nossas fileiras pessoas merecedoras de respeito e consideração por não terem abandonado o barco, passando pelas dificuldades e superando-as com louvor. Parabenizo aqui, todos os componentes desta que é nossa segunda, senão a primeira casa em muitas situações Guarda Civil Metropolitana, a todos aqueles que hoje também completam esses mesmos 24 anos, pois foram os pioneiros e sabemos da história e maiores dificuldades que tiveram para estarem ainda aqui, prestes a fechar um ciclo que, acredito, cumpriram na maioria das vezes, com hombridade.
    Parabéns pela lembrança e pelas gravuras de seu menino Wagner.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom ler texto como estes, uma história do Brasil, parabéns Mauricio Maciel cmt GMV

    ResponderExcluir
  5. Eu amo a minha querida guarda civil metropolitana,tenho muito orgulho de tudo que já fiz em pról da cidade de são paulo e seus municipes. Espero que façam algo para que eu e outros continuemos a amar a guarda civil metropolitana cada vez mais.

    ResponderExcluir