Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Versatilidade de Segurança Pública

Autor: Wagner Pereira

A situação da Associação dos Idosos de Sapopemba é no mínimo inusitada, pois neste ano foi alvo de impressionantes 06 (seis) furtos, ocorridos após a desativação da Base Comunitária permanente da Guarda Civil Metropolitana, que foram substituídas por Bases Móveis, porém encerram suas atividades às 18h, fato retratado na matéria “Bando rouba som e acaba com o baile dos velhinhos”, publicada no Jornal da Tarde, edição nº 14623 - ano 45 - de 06/09/10, e reproduzida na matéria "Associação de idosos foi furtada seis vezes ", disponível no Portal do Jornal da Tarde.

Segundo a matéria a solução apresentada pela Prefeitura do Município de São Paulo será o encaminhamento do problema para a Guarda Civil Metropolitana que realizará um diagnóstico para tentar identificar os principais fatores de desordem urbana, além de se articular com os diferentes órgãos de segurança da região.

Intrigante, pois a Segurança Pública não é de responsabilidade exclusiva das Polícias Estaduais?

Os furtos ocorridos na Associação dos Idosos de Sapopemba provavelmente resultaram na elaboração de boletins de ocorrência, logo são de conhecimento da Polícia Civil, que é a responsável por registrar esses dados no Sistema de Informações Criminais – INFOCRIM, que faz o mapeamento da violência no Estado, que é compartilhado com a Polícia Militar, porém se há crime porque o Município de articular ações de segurança pública.

Independentemente da forma de “policiamento”, podemos concluir que as Guardas Municipais são instrumento de combate ao crime, tanto que a desativação de uma base comunitária pode causar desordem urbana.

No tocante aos furtos, a solução é simples, basta transferir a sede da Associação para a Região do Brás, o lugar mais seguro do Brasil, graças as maravilhas proporcionadas pela atividade delegada.

3 comentários:

  1. Ola amigo
    Sou morador da região do Sapopemba e se voce me permite faço uma correção sobre a " desativação da base permanente " Não foi somente a desativação ele literalmente demoliu a construção, não importando-se com dinheiro empregado para sua construção oriundo dos impostos. Alem desta demolição fisica ele tambem "demoliu moralmente " o efetivo ali de gcms que sempre se empenharam em prestar brilantes serviços a comunidade local ( basta ler os livros de registros de ocrrencias diarias da IR-VP )
    Quanto ao conhecimento de ocorrencias ali registradas basta camihar cerca de 300 metros pela AV Sapopemba e os "velhinhos" poderão solicitar apoio aos policias militares na sua recem construida base, ou melhos que os pms camihem estes 300 e façam a sua obrigação.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ao Anônimo,

    Obrigado pelos esclarecimentos, serão úteis para complementar o artigo postado.

    ResponderExcluir
  3. E onde é que fica aquele conceito de Guarda comunitária? A Guarda do Futuro? A Guarda que está com a comunidade? "Resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e até mesmo a decadência dos bairros, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida na área."
    Como? Desativando e demolindo bases?

    ResponderExcluir