Seguidores

domingo, 11 de abril de 2010

"Quais sindicatos"?

Autor: Márcio Augusto de Salles


Os servidores municipais estão sem o reajuste quadrimestral desde novembro de 2006, quando os salários aumentaram 0,97%, mas na verdade foram dados só reajuste anuais de 0,01%, "para cumprir a legislação da lei 13.303/2002, que determina que o reajuste só ocorra se as despesas com pessoal no quadrimestre não ultrapassarem 40% da receita liquida municipal.

A Secretaria Municipal de Finanças informa que, em março, os servidores também ficariam sem o tal reajuste, já que os gastos passaram a cota dos 40%.

"Temos que mudar essa regra para que os servidores tenham, ao menos, reposição da inflação, Se fosse o gasto anual com funcionalismo em 2009, teríamos 36%, pela lei de Responsabilidade Fiscal, o que nos daria reajuste".

Para a Secretaria de Finanças, trata-se de um erro conceitual, pois as duas leis têm critérios diferentes de cálculo dos gastos com pessoal.

O que esta faltando é uma discussão sobre o congelamento dos salários.

A secretaria Municipal de Gestão diz ter sistema de revisão e afirma que mantém negociação permanente com os sindicatos.

"Quais sindicatos"?

3 comentários:

  1. A POLITICA DOS GOVERNANTES E ACABAR CONM O FUNCIONALISMO PUBLICO

    ResponderExcluir
  2. O problema salarial é de todo funcionalismo, seja municipal ou estadual, lamentávvel é conviver com essas manobras politicas referendadas por leis que atendem somente interresses políticos, inciada na gestão Pita e sgmentada nas gestões Marta, Serra e Kassab.

    ResponderExcluir
  3. Dura lex sed lex.
    A lei é dura mas é a lei, não adianta nenhum tipo de manobra, seja regimental ou sindical, se não há vontade política! E é aí onde está o problema! Valorização do profissional não deve depender de "vontade" e sim de norma legal equânime. Quem sabe, talvez agora, com a aprovação da Convenção 151 da OIT sejam impetradas ações as quais a Justiça obrigue a municipalidade a negociar e CUMPRIR as negociações.

    ResponderExcluir