Autor: Elias de Oliveira Vitalino
Vivemos em uma cidade que não se reconhece mais, que perdeu sua identidade, as vezes nos deparamos com perguntas do tipo Onde estamos? Para onde vamos? O que faremos? Questinamos porque percebemos a cada novo dia uma cidade diferente mais cinza e assustadora.
Ainda lembro do tempo em que ia ao trabalho com meu velho e querido fusca e fazia o trajeto de mais ou menos 18km em (20)vinte minutos, sem pressa respeitando os limites de velocidade, sinais de trânsito tranquilamente, hoje não consigo fazer este trajeto em menos de (01h) uma hora. Já cheguei a levar quase (02)duas horas para percorre-lo em algumas ocasiões.
Por que?
Vejamos hoje em São Paulo uma média de (1000)mil carros novos são vendidos todos os dias o que significa (1000)mil carros a mais no trânsito todos os dias, errado não desmanchamos carros usados, pelo menos (80%) deles trocam de proprietário só aí chegamos a (1.800) um mil e oitocentos carros "injetados" no trânsito de São Paulo quase que dairiamente.
As mortes em acidentes de trânsito já superam as mortes causadas por homicídios. São (1500) mil e quinhentas mortes por ano.
Qual o custo disto aos cofres públicos?
Incalculável acredito. Especialistas dizem que só com os congestionamentos a cidade perde quase R$ 30.000.000.000,00(trinta bilhões por ano).
Com tudo isso quero acreditar que o transporte público seja uma prioridade, pois com insvestimento maciço em trilhos e corredores de ônibus conseguiríamos uma diminuição acentuada da frota de veículos nas ruas em todos os horários, diminuiríamos o tempo perdido em congestionamentos, acidente de trânsito caíriam muito (pois a grande maioria das pessoas usam o carro para ir ao trabalho por total falta de opção) lucro para todos Cidadãos, Empresas, Governo, não é.
Então por que se investe tão pouco. Todo especialista em Cidade (perímetro urbano) é unânime em afirmar que investindo-se no transportte público de maneira coerente e de forma constante o caos no trânsito teria uma melhora acentuada em menos de (10)dez anos.
Alguns diram foi feito o rodoanel sul (quanto tempo levou pra ficar "pronto"?) As rodovias que circundam a cidade estão com asfalto em melhor estado, a que custo? E um custo contínuo pois os pedágios faça chuva ou sol são religiosamnte cobrados. Gastamos mais com pedágio do que com gasolina para irmos até Itapira por exemplo, então quem paga as estradas afinal?
Até aqui só falamos do trânsito, ainda temos os problemas de saúde pública, ah!! os nossos hospitais rezem para não precisarem.
A violência então? melhor não comentar, os escândalos políticos e as eleições chegando Deus teremos que votar nos ajude.
Preciso parar por aqui para não perder a racionalidade. Fé e Esperança a nós Paulistanos e Brasileiros......... a não ainda temos o problema com o lixo, com .....CÉUS!!!!!!
Extraído do Blog Por Uma Causa
Vivemos em uma cidade que não se reconhece mais, que perdeu sua identidade, as vezes nos deparamos com perguntas do tipo Onde estamos? Para onde vamos? O que faremos? Questinamos porque percebemos a cada novo dia uma cidade diferente mais cinza e assustadora.
Ainda lembro do tempo em que ia ao trabalho com meu velho e querido fusca e fazia o trajeto de mais ou menos 18km em (20)vinte minutos, sem pressa respeitando os limites de velocidade, sinais de trânsito tranquilamente, hoje não consigo fazer este trajeto em menos de (01h) uma hora. Já cheguei a levar quase (02)duas horas para percorre-lo em algumas ocasiões.
Por que?
Vejamos hoje em São Paulo uma média de (1000)mil carros novos são vendidos todos os dias o que significa (1000)mil carros a mais no trânsito todos os dias, errado não desmanchamos carros usados, pelo menos (80%) deles trocam de proprietário só aí chegamos a (1.800) um mil e oitocentos carros "injetados" no trânsito de São Paulo quase que dairiamente.
As mortes em acidentes de trânsito já superam as mortes causadas por homicídios. São (1500) mil e quinhentas mortes por ano.
Qual o custo disto aos cofres públicos?
Incalculável acredito. Especialistas dizem que só com os congestionamentos a cidade perde quase R$ 30.000.000.000,00(trinta bilhões por ano).
Com tudo isso quero acreditar que o transporte público seja uma prioridade, pois com insvestimento maciço em trilhos e corredores de ônibus conseguiríamos uma diminuição acentuada da frota de veículos nas ruas em todos os horários, diminuiríamos o tempo perdido em congestionamentos, acidente de trânsito caíriam muito (pois a grande maioria das pessoas usam o carro para ir ao trabalho por total falta de opção) lucro para todos Cidadãos, Empresas, Governo, não é.
Então por que se investe tão pouco. Todo especialista em Cidade (perímetro urbano) é unânime em afirmar que investindo-se no transportte público de maneira coerente e de forma constante o caos no trânsito teria uma melhora acentuada em menos de (10)dez anos.
Alguns diram foi feito o rodoanel sul (quanto tempo levou pra ficar "pronto"?) As rodovias que circundam a cidade estão com asfalto em melhor estado, a que custo? E um custo contínuo pois os pedágios faça chuva ou sol são religiosamnte cobrados. Gastamos mais com pedágio do que com gasolina para irmos até Itapira por exemplo, então quem paga as estradas afinal?
Até aqui só falamos do trânsito, ainda temos os problemas de saúde pública, ah!! os nossos hospitais rezem para não precisarem.
A violência então? melhor não comentar, os escândalos políticos e as eleições chegando Deus teremos que votar nos ajude.
Preciso parar por aqui para não perder a racionalidade. Fé e Esperança a nós Paulistanos e Brasileiros......... a não ainda temos o problema com o lixo, com .....CÉUS!!!!!!
Extraído do Blog Por Uma Causa
Nenhum comentário:
Postar um comentário