Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Educatus e o 5º Pelotão da Turma 52

Autores:
Carlos Alberto Caetano
Anderson de Souza Merighi
Rogério Marques Pereira

Caros leitores deste blog, é com grande alegria que gostaria de dividir com os senhores a experiência que tive juntamente com minha turma de Classes Distintas da GCM/SP quando estivemos realizando o curso do referido cargo no Centro de Formação em Segurança Urbana.


Após sermos aprovados em concurso de acesso, tendo também tivemos colegas que acessaram judicialmente ao cargo, fomos convocados em meados de fevereiro para a realização de no mínimo de 330 horas de curso, o qual acabou se estendendo um pouco mais, e nesta sexta-feira, dia 28 de maio tivemos a solenidade de formatura no próprio CFSU, contando com a presença das autoridades da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, do Comando da Guarda Civil entre outros representantes.


Creio que o objetivo traçado foi atingido nesse ciclo, avançando o grupo no campo do conhecimento teórico e prático, com propósito de promover uma liderança ressonante perante nossos comandados, com uma visão mais humana e pacificadora de conflitos, buscando motivar nosso efetivo já tão carente de incentivo profissional, e que na sua maioria almejam galgar cargos de maior responsabilidade na instituição.



Neste curto período que estivemos no CFSU, tivemos contato com o “futuro” da GCM, os alunos guardas das turmas 52 e 53, que se formarão em breve. Ficamos à frente dos pelotões, procurando enriquecer o curso destes com informações, posturas, nos empenhando em sanar suas dúvidas em relação à nossa GCM.



Em especial aqui, gostaria de destacar o grupo de alunos que formou o 5º pelotão da turma 52, que em fevereiro ainda estavam inseguros quanto ao que esperar da corporação na condição de aluno policial, e que hoje deram um salto significativo na questão profissional e operacional. Tendo como monitor o aluno Alex, gostaria de agradecer a colaboração e o empenho de todos os demais, que trarão sem sombra de dúvida, sangue novo à corporação.


Boa sorte a todos, aos novos Classes Distintas, aos novos GCM´s, que consigam o sucesso profissional e a gratificação pessoal.


“EDUCATUS” – A palavra Educatus vem do latim. Em latim dos antigos romanos significa “aquele que não é conduzido”, isto é, o Líder, o que conduz. Os romanos acreditavam que um líder precisava adquirir conhecimentos para poder liderar.


Educatus também tem origem no verbo “Educare”, com o sentido de criar, alimentar, formar e treinar, fazer sair, conduzir, elevar. Educar, então é, “arrancar” alguém de um estado inferior para o elevar, alimentando, dando possibilidades de ascender a uma esfera mais alta.


A palavra EDUCATUS, constou como lema de nossa insígnia de curso de CD’s, a qual usaremos em nosso uniforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário