Seguidores

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Fim de outra Odisséia

Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco


Em maio de 2010, escrevia o artigo “O Fim da Odisséia”, que marcava o término do curso de aperfeiçoamento profissional de Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, o título era uma alusão as aventuras de Homero, ante inúmeras dificuldades que foram superadas ao longo do caminho.

A história mais uma vez se repete, pouco se muda com o passar dos anos, deixando a sensação de que não aprendemos com as experiências do passado.

Foram 19 anos de espera para ter êxito em galgar um degrau na carreira, que exigiu empenho pessoal marcado por muita luta, suor, dedicação e perseverança, provando que a meritocracia enaltece essa conquista, não devendo nada a ninguém.


O tratamento Corporativo foi conservador remetendo aos idos de 1992, quando as barreiras impostas eram superadas pela volúpia da jovialidade, porém desta vez o corpo e a mente carregavam as marcas inglórias do exercício de quase duas décadas na promoção de segurança aos munícipes da Paulicéia ensandecida pela violência que atinge a todos, mas continuamos “aliados, protetores e amigos desse povo e dessa multidão”, foi o que os moveu em busca do cumprimento da missão, a experiência superou as limitações físicas e resgatou a energia de continuar em frente, desistir jamais.


O cerimonial matinal na Academia deixará saudades, pois era o momento de assimilarmos a realidade institucional com a troca das diversas experiências profissionais e principalmente de vida, o pátio contemplava o efetivo que não mediu esforços para ascender na carreira e tentar construir uma perspectiva de melhoria aos companheiros de outrora, sob a responsabilidade de liderá-los através do exemplo, propagando que nada está perdido, mas que tudo ocorre ao seu tempo.

Não foi fácil ver alguns companheiros não poderem prosseguir na luta, seja pela incompreensão da Deusa Têmis, guardiã do juramento dos homens, ou por não superarem os Doze Trabalhos de Hércules, impostos pela vontade de Zeus, influenciado por seus asseclas do Olimpo.
CD Carlos
(Antônio Carlos dos Santos)

A solenidade derradeira marca a conquista de poder ostentar com orgulho não só as divisas, mas a heráldica emblemática “mais que líder”, pois sempre serão.

CD Bastos
 (José Carlos da Silveira Bastos)
Extraído do Portal da Prefeitura da Cidade de São Paulo

A grande maioria retornará a novas casas que marcará o início de uma nova etapa não só de suas vidas, mas também da Corporação e principalmente de seus subordinados que depositarão confiança na busca pelo direcionamento ao caminho da sabedoria e justiça.



Este artigo é uma singela homenagem aos 163 profissionais que constroem a história dessa Corporação, que se transforma constantemente, mas em especial à memória do Classe Distinta Brito (João Batista de Brito), que não teve a oportunidade de presenciar o “O Final de Outra Odisséia”, mas que estará num plano maior iluminando nossos caminhos.
CD Brito
Extraído da Comunidade da Guarda Civil Metropolitana no Orkut

7 comentários:

  1. CD Pereira,
    Belo artigo, gostaria de parabenizar a todos que conseguiram, porém faltou mencionar a falta de respeito com os profissionais que por terem ficado doentes que por idade, por acidente de trabalho, por doença profissional, foram tolidos do seu direito por ser readaptado, mesmo conseguindo a media do curso não foram contemplados com a promoção, não foram respeitadas as decisões judiciais, não foram respeitados os serem humanos que ali lutaram, passaram no concurso e foram tolidos do seu direito, bem como a mudança do edital o que também prejudicou vários profissionais na realização de um TAF que sorrateiramente foi incluído.
    GCM Renato Pereira

    ResponderExcluir
  2. CD Pereira
    Parabéns pelo artigo
    Fico feliz pela conquista de voces , pois tenho bons amigos deste curso e pude acompanhar de longe as dificuldades enfrentadas e a emoção da conquista estampada no rosto de cada um no dia da formatura.
    Se voces me permitem deixaria um conselho :lembrem-se de cada dia do curso, de cada dificuldade , de todos os obstaculos fazendo valer as divisas do SR CLASSE DISTINTA DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA.
    Abraços
    Alexandre Muniz Amaral
    Inspetor IR_BR

    ResponderExcluir
  3. Saudações CD Pereira, fica difícil comentar um texto com este grau de perfeição. Você resumiu com belíssimas palavras toda a nossa odisséia. Talvez por também ter passado por semelhante labuta e ter vencido. Obrigado por todo o seu apoio e espero revê-lo em breve. Um grande abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez sinto orgulho de um grande amigo que considero, e que mais uma vez usou palavras sábias e dignas de um CD como vos é, com todo respeito e admiração, Grande Pereira, estamos juntos na luta, e quando será que cessarão essas dificuldades com uma melhor organização. Sentimos que muitos querem galgar um posto acima, porém quando acontece isso, desanimam e dizem, "se for para passar pelo que os senhores passaram, é melhor ficar onde está, essa giarda não vai melhorar nunca". Mesmo assim sentimos que a uma certa ansiedade para que se for realizado um novo concurso de acesso a procura vai ser grande, não devemos desitir, se queremos mudanças devemos sim galgar postos superiores para podermos partidipar do planejamento, mesmo que hajam barreiras. Um forte abraço ao Grande CD Pereira a qual tiro lições, mesmo que em seu pensamento seja o contrário, do seu amigo antigão e agora companheiro graduado, CD Ferreira.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a todos ! Fico extremamente feliz ao ver que pessoas competentes fazem parte do quadro de graduados da G.C.M. , pois penso que conduzir pessoas é semelhante a uma arte, quando no final o quadro fica pronto e bonito.Devemos lutar para extinguir do quadro de servidores da G.C.M. os profissionais que não tem nenhum compromisso, só sabem abrir a boca para reclamar e falar mal dos outros e cuspir no prato que ele e sua família comem, penso que devemos alçar caminhos grandiosos, pensar grande, reclamar com razão na hora e no momento certo, bem como reivindicar os nossos direitos seja através do sindicato ou outro órgão competente, chega de hipocrisia, todos sabemos que lutar contra a máquina do governo não é fácil, e para os pessimistas então......., devemos estar abertos a diálogos, corrigir o que esta errado, melhorar o cotidiano e buscar o aperfeiçoamento, pois os dias estão passando muito rápido, e num prazo não mais de dez anos esses classes distintas de hoje estarão a frente comandando, e espero que não cometam os mesmos erros que os de hoje cometem. um grande abraço a todos , e os meus sentimentos aos familiares e amigos que verdadeiramente amavam o nosso amigo CD BRITO, pois tive a oportunidade de trabalhar com ele. Parabéns a todos os formandos classes distintas, é a hora de fazermos a diferença para melhorarmos o trabalho.

    ResponderExcluir
  6. CD PEREIRA
    Quem do curso não lembra ,lá nos princípio do curso a pergunta"POR QUE QUER SER CD" ,não comentarei as respostas,mas quem estava lá sabe,percebi q no decorrer do curso foi mudando as opiniões.O vídeo "O MENESTREU" me trouxe uma luz.Espero que aquela mensagem nao seja esquecida.UM ABRAÇO AMIGO BRITTO,lembro-me dele do meu lado em forma,reclamão que só ele,mas com um CORAÇÃO.
    CD EDILSON-IR AV PAULISTA

    ResponderExcluir
  7. A essa turma de guerreiros vitoriosos, que depois de 18 anos, com muita garra, conquistaram sua primeira graduação, desejo sinceramente que a lei seja menos injusta e não durma tanto para que sejam reconhecidos e progridam mais e mais na carreira. Felicidades!!!

    ResponderExcluir