Seguidores

sábado, 22 de outubro de 2011

Guarda Municipal de Belo Horizonte - GMBH

Criada em 2003, a Guarda Municipal de Belo Horizonte é, hoje, exemplo para o resto do Brasil. a instituição recebeu indicações do Ministério da Justiça para levar a experiência das ações realizadas em Belo Horizonte para outros municípios do país.

A objetivo da criação da Guarda Municipal é proteger os funcionários e usuários dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, museus, parques, escolas, centros de saúde e outros locais de maior concentração de pessoas.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte
Além de cuidar dos bens da cidade, os 1.857 homens e mulheres da Guarda Municipal contribuem com o Sistema de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Sua interação com as polí­cias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros resulta em um trabalho mais eficiente na prevenção e controle da transgressão e dos chamados pontos de tensão social.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte
Prevenção

A Guarda Municipal realiza avaliações de segurança nos espaços físicos da Prefeitura. Todos equipamentos municipais serão avaliados. A análise envolve aspectos relacionados à segurança do trabalho, prevenção contra incêndio, riscos de desabamento, sinalizações específicas e condições das estruturas físicas, entre outras situações. Atenção especial está sendo dada a possíveis focos de dengue, que serão avalia­dos e erradicados.

A segurança do patrimônio público será reforçada com a instalação de 40 câmeras de vigilância monitoradas. A medida faz parte do projeto sustentador Vigilância Eletrônica, integrante do programa BH Metas e Resultados.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte
Projetos

São desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e pela Guarda Municipal cerca de 39 projetos que têm como objetivo a formação dos seus agentes, a orientação dos funcionários públicos e a proteção da população. Um destes projetos é o Escotismo na Guarda Municipal, que prevê a implantação de grupos escoteiros formados por crianças de 6 a 9 anos de idade em todas as regionais.

Outro importante projeto é o Educação para Segurança Pessoal, criado para difundir métodos e técnicas preventivas de segurança individual e coletiva nas unidades municipais. As ações são realizadas através de palestras e distribuição de cartilhas e exibição de vídeos aos servidores e usuários nas salas de espera e de atendimento dos centros de saúde, escolas, restaurantes populares, serviços de atendimento ao consumidor, centros culturais e centros de convivência.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte
Combate à pichação

A Guarda Municipal participa de ações para combater a pichação na capital mineira. As ações fazem parte do Movimento Respeito por BH, parceria entre a Prefeitura, Ministério Público Estadual e polícias Militar e Civil. Entre janeiro e março de 2010, já foram realizadas 91 intervenções.

Mais segurança

A presença da Guar­da Municipal trouxe de volta a tranquilidade em praças, parques e cemitérios. No Parque Municipal, por exemplo, o ambiente seguro fez com que as famílias voltassem a frequentar o local. Também foi criada umarede de ações para os desaparecidos no parque. Os cemitérios estão protegidos 24 horas pela Guarda Municipal. Outro local que ganhou mais segurança foi a Rodoviária, que recebeu ações de observação, memorização e descrição.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

Avaliação da Segurança nos Próprios

O projeto criou uma equipe com o objetivo de vistoriar as unidades de serviço municipais e treinar servidores e formar brigadas de prevenção e segurança contra incêndio.

Objetivos

Além de estimular as condutas preventivas dentro das unidades da Prefeitura o projeto visa estimular a cultura preventiva de incêndios e de resposta eficiente, tanto no plano individual quanto coletivo, a acidentes e desastres e adequar os próprios municipais de modernos e eficientes equipamentos contra incêndios. A iniciativa também realiza estudos estratégicos da arquitetura dos próprios, tendo-se em vista a segurança dos mesmos, dos servidores e dos usuários face a sinistros.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

Grupamento Ecolar 

Instalação na Guarda Municipal de um grupamento de defesa e proteção da comunidade escolar, particularmente alunos, docentes e servidores públicos municipais. É a Segurança Cidadã e Comunitária, através da cooperação e solidariedade entre a GMBH e as escolas municipais.

Objetivo

Contribuir para a queda dos indicadores de violência escolar e proporcionar maior legitimidade à Guarda Municipal. Outra meta é fortalecer a autoridade e a legitimidade da GMBH entre a comunidade em geral, e a comunidade escolar em particular, e estimular o protagonismo da GMBH no campo dos direitos da juventude, especialmente na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

Canil da Guarda Municipal de Belo Horizonte

Projeto que busca uma maior efetividade das ações protetivas da GMBH, através da utilização de cães para atuação conjunta com os Guardas Municipais na proteção de servidores, usuários dos serviços públicos e bens da municipalidade. A utilização de cães abrange o farejamento de produtos e substâncias tóxicas, bombas e drogas em próprios municipais além da busca e resgate de pessoas vítimas de deslizamentos, de escombros e desastres naturais, entre outros.

Objetivo

Utilizar cães na proteção dos servidores, usuários e do patrimônio público municipal.


Banda de Música

Formada por trinta e nove músicos escolhidos entre os membros da corporação, sendo três cantores, iniciou suas atividades em fevereiro de 2007 com capacitação em aprendizagem musical e apresentou-se pela primeira vez nas comemorações do aniversário de Belo Horizonte, em 12 de dezembro do mesmo ano. Desde então a Banda da GMBH fez várias apresentações em Belo Horizonte e em comemorações em outros municípios propiciando aos guardas municipais a oportunidade de exercitar suas habilidades artísticas e valorizando a cultura musical. O repertório é composto por canções nacionais e internacionais visando atender um público variado. Somente em 2009, foram realizadas 66 apresentações em eventos variados em creches, hospitais, escolas e praças entre outros.

Objetivo

Fortalecer os laços de identidade, civismo e de sentimento comunitário junto à população belo-horizontina a partir das habilidades artísticas do efetivo da GMBH.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

Grupamento de Prevenção da Violência Intrafamiliar

Projeto de instalação na Guarda Municipal de um grupamento de defesa e proteção dos direitos da mulher, particularmente, a mulher vítima de violência intrafamiliar.

Objetivo

Criar um grupamento de defesa da mulher vítima de violência intrafamiliar na Guarda Municipal e estimular ações de natureza interdisciplinar, integrada e solidária entre os órgãos municipais de defesa dos direitos da mulher. As ações visam contribuir para a queda dos indicadores de violência intrafamiliar.


Escotismo na Guarda Municipal de Belo Horizonte

O Projeto Escotismo na Guarda Municipal prevê a implantação de grupos escoteiros formados por crianças de 06 a 09 anos de idade, de ambos os sexos, residentes nos aglomerados e bairros periféricos de Belo Horizonte. O projeto determina a criação de um grupo em cada regional administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte, com 48 crianças cada e conta com a participação voluntária de Guardas Municipais que são capacitados pela União Escoteiros do Brasil. As atividades acontecem sempre em parques municipais.

Objetivo

Cultivar a formação de valores éticos e cívicos, aumentarem a capacidade de convivência, disciplina e trabalho em grupo, desenvolver a liderança, complementar a educação, e estimular o desenvolvimento físico, mental, social, afetivo e familiar são alguns dos objetivos do Projeto Escotismo na Guarda Municipal. Além destes, a atividade desperta o caráter humanitário do agente de segurança municipal, através de solidariedade, amizade e voluntariado. O exercício de tais características permite uma influência positiva na atividade-fim da Guarda Municipal e complementa a formação das crianças envolvidas.

Extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte

Conteúdo extraído do Portal da Prefeitura de Belo Horizonte


Blog do GCM Bueno

As informações sobre os trabalhos realizados pela Guarda Municipal de Belo Horizonte também é divulgado pelo Blog do GCM Bueno, que teve início das atividades em maio de 2010, se tornando uma das principais ferramentas de divulgação das atividades das Guardas Municipais do País.



Sindicato dos Guardas Municipais de Belo Horizonte - SINDGUARDAS-MG
 
Os integrantes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte são representados pelo Sindicato dos Guardas Municipais de Belo Horizonte – SINDGUARDAS-MG, que tem ação atuante na defesa dos interesses da categoria e no desenvolvimento da Corporação.
 
 

 
Associação dos Guardas Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte - ASGUM/RMBH
 
O efetivo tem como alternativa na defesa dos seus interesses a Associação dos Guardas Municipais de Região Metropolitana de Belo Horizonte - ASGUM/RMBH, que foi fundada em 10/03/2006, divulgando informações através do Blog ASGUM/RMBH, que teve início de suas atividades em novembro de 2010.

3 comentários:

  1. Muito bom o tópico.
    Contudo, alguns dos programas apresentados inexistem ou ainda não saíram do papel. Como é o caso do canil da GMBH, dentre outros.

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe este vídeo poderia ajudar na formação de nossos Guardas Municipais.

    http://www.youtube.com/watch?v=0bq-fynmZyY&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  3. A GM DE bELO hORIZONTE CONTRIBUI FORTEMENTE PARA O ATRASO DAS GUARDAS DE MINNAS GERAIS, ENGUANTO A PM MANDAR AQUI MINAS INTEIRO ESTA PERDENDO DE LONGE NOSSA GUARDA QUE É A MAIOR EM CONTIGENTE E PERDE EM QUALIDADE PARA OUTRA, FALTA COMANDO

    ResponderExcluir