Seguidores

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

BULLYING ESCOLAR: VIOLÊNCIA FÍSICA, MORAL E PSICOLÓGICA

Autor: Mauricio Maciel
Comandante da Guarda Municipal de Varginha
http://www.gmvarginha.com.br/

Chacotas e apelidos podem não ser tão inocentes como parecem. Quando o ambiente faz surgir um quadro psicológico repressor e possessivo, é bom tomar os cuidados e verificar se o bullying ganhou terreno. "Magrelos", "gordinhos" e "feios" que o digam.

A Guarda Municipal de Varginha, no Estado das Minas Gerais, tem procurado interagir com a rede educacional do Município para adoção de políticas publicas de enfrentamento à problemática.

Na manhã de 22 de setembro a Guarda Municipal Alexandra Cristina Monteiro Branco ministrou palestra sobre o assunto “BULLYING” aos alunos no 9° ano da Escola Municipal Matheus. Trata-se de um tema atual, visando colaborar para uma reestruturação social embasada na ética e cidadania, devido aos comportamentos conflitantes entres alunos e também do comportamento contrário a boa educação contra professores, torna-se necessária a busca por alternativas e atividades que desenvolvam o tema que valorize e contribua para construção do conhecimento e mudança de atitudes, é de suma importância a aplicação de programas que visam evitar as práticas de condutas contrárias e não condizentes ao ambiente educacional, formando parcerias entre instituições educacionais e segurança pública.

Extraído do Portal da Guarda Municipal de Varginha
Os alunos do 9° ano fazem parte de um projeto onde após adquirirem conhecimentos sobre o assédio moral escolar, terão como objetivo repassarem as informações mediante palestras ministradas por eles mesmos e irão recolher dados para uma pesquisa de campo sobre o assunto.

Após a palestra cada aluno relatou sem se identificar, situações em que sofreram, praticaram ou presenciaram a prática do “BULLYING”.

O bullying (do inglês bully = valentão, brigão) descreve comportamentos com diversos níveis de violência, que vão desde as chateações inoportunas até episódios abertamente agressivos, verbais ou não, intencionais e repetidos, sem motivação aparente, provocados por uma pessoa ou um grupo em relação a outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário