Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Firula


A cada nova divulgação dos índices de criminalidade temos a sensação de estar em outra cidade, estado e país, ou se a imprensa possui uma criatividade além do comum em produzir matérias que demonstram que a segurança pública nacional esteja sepultada.

Nem digerimos o descaso com as policiais civis, retratado na matéria Fantástico flagra o descaso nas delegacias brasileira”, somos surpreendidos com a matéria “Cocaína é comprada com cartão de crédito na beira de estradas do país”, ambas transmitidas no programa Fantástico da Rede Globo.

Cenas vexatórias de um estado enfraquecido, em que agentes policiais se corrompem por apenas R$ 15,00 ou a tolerância promiscua difundida por oficiais para com os parceiros políticos.

Ao invés de se promover ações austeras para o banimento de episódios dessa natureza, esse estado demonstra sua lisura do poder de império ao demitir o agente que mostra a ferida fétida, porém espetacular da pirotecnia televisa, em que a imagem é tudo e serve de promoção aos programas de governos, numa firula que nada resolve.

Os investimentos na segurança pública estão aquém do mínimo exigido para manutenção apenas do que existe, sendo preocupante a divulgação que foram aplicados somente metade dos recursos previstos, conforme matérias “União gastou só 56% da verba da segurança” e “Rio é o estado que mais cortou gastos com segurança”, publicadas no Portal Estadão, baseadas nos dados contidos no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Curiosamente, o Estado do Rio de Janeiro foi o que mais recebeu repasse de verbas federais do Programa Nacional de Segurança Pública – PRONASCI, segundo a matéria “Governo admite rever gastos com PRONASCI”, do Portal Estadão.

No Estado de São Paulo a situação não é diferente, pois o número de exonerações a pedido na Policia Civil e Guarda Civil Metropolitana são preocupantes e despertando o interesse do Jornal Agora SP que abordou o tema nas matérias “Polícia Civil de SP perde um Delegado a cada 14 dias” e “A cada dois dias, um GCM se desliga do cargo”, que tem ocasionado a inserção da Policia Militar nas atribuições dessas Corporações, seja na elaboração de boletins de ocorrência ou na atividade delegada, conhecida como “bico oficial”.

Não adianta criar um sistema nacional de informação se não ocorrer investimentos na valorização profissional com salários dignos, planos de carreira dinâmicos, equipamentos e instalações, o resto não passa de firula.

3 comentários:

  1. Aos futuros vendedores de côco...
    A guarda Civil Vai acabar?
    Sejamos realistas a GCM esta em uma decadência vertiginosa,na aproxima segunda feira dia 4/04/2011..anotem esta data(é importante) a PM terá todas as sub prefeituras na mão de coronéis..soldasos/agentes PM trabalhando no comércio irregular DE INICIO...

    Notem que os serviços passados pela CETEL que é repassado pela PM, ja vem malhado....um, ex:
    Cachorro antsocial em via publica...
    Chama o guardão...
    Centro de Zoonoses-não aceita.
    UIPA -não aceita.
    O que fazer com este cadelo?
    opção 1=leva pra casa guardão!
    opção 2=larga no do município vizinho(provavelmente deve funcionar).
    O GCM fica com um problema na mão onde ele não tem como resolver,então como bom brasileiro, SE VIRA...
    Há um ditado que diz: ”quando esta juntando urubu é porque a carnificina vai ser grande.”.. Vamos ser devorados e quem diria até A POLICIA CIVIL ...a pm cada seis meses abre concurso...proporcionalmente como disse o nobre colega Wagner ” a cada dois dias um GCM se desliga”.
    Ai vem o Bazana comparar um inspetor com um medico...Só para lembrar quando foi mesmo que o MEC aprovou o curso de inspetor?Não lembro!validade,validade...enfim.
    Quando formos realocados em qualquer repartição publica que tiver lugar para entulhar a GCM,vou sacanear todo dia a marmita dos EX-inspetores que acham que vão ser diferentes de nós...vão não chefe vocês estão na mesma água, e estes coronéis que hoje tão gentilmente recebe de mão abertas todas as nossa funções,inclusive nossas estatísticas conhecidas como RAS....que tão duramente sem recursos são efetuado pelos guardas quem contabiliza? e a AMADA E IDOLATRADA POLICIA MILITAR.
    Entre um PM recém formado e um inspetor quase aposentado mais vale um novinho que pode ser trabalhado do que um velho viciado, acostumado a vender os comandodados ...
    E como se já não bastasse criam subterfúgios para tentar engabelar o GCM criando divisas novas e publicando no mesmo jornal onde a PM assume 17 subprefeituras.querem tirar o foco enquanto comem nossas carnes.
    Sera que este comando vai acordar antes que a casa caia em suas cabeça?
    Antes que o ultimo gcm va embora?
    Vão comandar quem?
    Tenho uma idéia contrata uma empresa de VIG que tenha a farda azul e faz de conta que são GCM...
    Não devia mas vou deixar um bizu...
    OLHA PARA OS VIZINHOS COLEM BARUERI,GUARULHOS,OSASCO ENTRE OUTRAS QUE NÓS SEMPRE NOS ACHAVAMOS EXEMPLOS PARA ELES...

    É como já me disseram aqui eu vou vender côco na praia pelo menos eu me queimo sem farda.
    Ass: futuro vendedor de côco.

    ResponderExcluir
  2. Olha amigo vendedor de côco,
    O que esta instituição esta fazendo?.

    E digo mais estou fazendo um trabalho a respeito de como esta instituição tem se omitido a respeito do munícipe e do próprio Guarda civil.

    Nos últimos meses tenho acompanhado a todos os eventos,jogos e participações que esta instituição tem trabalhado e notei que:
    -Falta inteligência:
    -Operacional.
    -Logística.
    -Estratégica.
    -E o pior motivação da tropa.

    O pouco caso destilado sobre os homem em serviço e demais sem uma estrutura mínima.

    Das minhas conversas e anotações vi que alguns acreditam que vai haver uma unificação com outras forças,ou estão as margens da corporação esperando para sair ou se aposentar.

    Como este passara um serviço a contento para o munícipe?


    Nas bases a situação e ainda pior:.

    -viaturas paradas no pátio.
    -falta motorista.
    as que tem motorista não tem viatura e vice versa.
    -Varios readaptados empilhados sem função.
    -GCMs entregues a própria sorte.


    -A própria chefia (COVARDES)tem medo de represálias do PROPRIO comando caso queiram tomar atitudes visando melhorar o serviço prestado ao munícipe usando de forma racional os recursos existentes na base.
    È intencional?fazer a GCM parar!
    Quem ganha com uma imagem negativa da guarda?

    Quem cria estas regras genéricas e impensadas que atrapalham todo sistema operacional.

    Algumas horas de filmagens e milhares de fotos comprovam como esta instituição esta agonizando.
    Fui em uma base pedi auxilio de uma viatura ,haviam 4 viaturas no pátio porem estas não apresentavam condições mecânicas de uso,em conversa o guarda deixou escapar que não havia motorista.
    Estou procurando a melhor forma de não transformas este trabalho em especulação apenas,

    ResponderExcluir
  3. ESTÁ CAINDO A FICHA COMPANHEIROS ??

    ResponderExcluir