Nos primórdios da Corporação marcada pelo improviso, os primeiros cursos de formação foram ministrados nas instalações do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, regidos pela Diretoria de Ensino subordinada à Coordenadoria da Guarda Civil Metropolitana, instituídas pelo Decreto nº 22.047 de 21 de março de 1986, ambas vinculadas a Secretaria Municipal de Defesa Social.
Fato curioso, pois a Guarda Civil Metropolitana foi criada pela Lei nº 10.115 de 15 de setembro de 1986, posterior a criação da primeira academia de formação.
Com o passar dos anos a Diretoria de Ensino recebeu o status de Departamento de Ensino, carinhosamente conhecido pelo efetivo mais antigo como D.É., sendo regulamentado pelo Decreto nº 39.595 de 06 de julho de 2000, quando recebeu a nomenclatura de Departamento de Ensino e Pesquisa, permanecendo subordinado à Coordenadoria da Guarda Civil Metropolitana.
A criação da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, instituída pela Lei nº 13.396 de 22 de julho de 2002, promoveu transformações conceituais, criando o Centro de Formação em Segurança Urbana que absorveu as atribuições do Departamento de Ensino e Pesquisa e retirando sua subordinação da Guarda Civil Metropolitana, reportando-se diretamente ao titular da nova Pasta.
O empenho e dedicação de todos que passaram pelos pátios de nossa Academia foram fundamentais para o desenvolvimento da Corporação, sendo um aprendizado ímpar que marca toda uma vida.
Aos nossos heróis do passado, do presente e do futuro que superam todas barreiras que são impostas, sempre com trabalho árduo e dedicação jamais vista, Parabéns!
Estou muito orgulhoso de ter participado desse desfile,foi emocionante deu arrepio ouvir o som das nossas botas que batia no mesmo compasso dos nossos corações.
ResponderExcluir