Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Guarda Municipal de Varginha - Estrutura Organizacional


Autor: Mauricio Maciel
Comandante da Guarda Municipal de Varginha

 
O dia-a-dia da Guarda Municipal de Varginha se desenvolve em quatro Grupamentos, a partir de atividades definidas por setores estratégicos.
Inspetoria de Operações - É o braço avançado da GMV nas ruas da cidade, controlando as atividades operacionais conta com o auxilio da seção de Apoio Logistico, setor que acompanha toda a movimentação de viaturas, assim como as ações de guardas em patrimônios, parques, praças, viaturas e demais pontos públicos cobertos pela Guarda Municipal.

S 1 - Seção Administrativa
S 2 - Seção Apoio Logistico
S 3 - Seção Comunicação/Ensino/Projetos

GRUPAMENTO ESPECIAL PREVENTIVO (GPP)

 

O Grupamento Especial Preventivo mantem diariamente a sensação de segurança pelas ruas de nossa cidade que foram divididas em oito setores, mantem no seu quadro uma equipe de Ações Especiais que foi criado como força para atuar em situações de emergência, operações especiais, calamidades públicas ou de apoio à Defesa Civil. Os guardas deste grupamento são remanejados para as operações diárias de patrulhamento preventivo, reforçando a segurança nas ruas da cidade, sua convocação é dada mediante necessidade de eventos, para tal recebe treinamento específico de Ações de Defesa Pessoal, além de Primeiros Socorros, Proteção, Escolta de Autoridades, Noções de Combate a Incêndio e Técnicas de Abordagem, entre outros.O Grupamento mantem uma equipe para Ronda Escolar, atua de forma preventiva, cuidando da segurança de alunos e professores do município. Realiza rondas com viaturas, percorrem diariamente as escolas inibindo a presença de pessoas estranhas ao ambiente escolar, bem como a contenção de meliantes através da ação de presença ostensiva de Agentes Uniformizados junto aos estabelecimentos de ensino.

Realizam trabalhos de conscientização através de reuniões com pais e alunos, ministrando palestras sobre os temas de prevenção, tais como: resistência ao uso de drogas, cidadania, segurança e educação para o trânsito.
 
GRUPAMENTO ESPECIAL TRÂNSITO (GETRAN)

A Guarda Municipal de varginha começou a atuar no trânsito em 2005, quando criou o Grupamento Especial de Trânsito (GET) coordenado pelo DEMUTRAM (Departamento Municipal de Trânsito) os GMs passaram por um Curso de Especialização . Após curso foi nomeados Agentes de Trânsito da cidade de Varginha.. O Grupamento conta com 30 Guardas Municipais que fazem orientação de motoristas e autuações. Com o novo Código de Trânsito Brasileiro (de 9 de outubro de 1997), os agentes passaram, a responder pelo controle, fiscalização e orientação do trânsito em toda a cidade . Para cumprir a árdua missão de operar o trânsito em conjunto com o DEMUTRAN os agentes contam com viaturas e bikes.Os Agentes de Trânsito promove campanhas educativas voltadas à conscientização dos motoristas, foram elaboradas campanhas para orientar e educar motoristas e coibir as infrações mais freqüentes, que incomodam a população ou representam risco de vida, como estacionamento irregular, falta do uso do cinto de segurança, uso de celular ao volante e excesso de velocidade.

GRUPAMENTO AMBIENTAL (GMAT)

Com a missão de auxiliar órgãos oficiais de preservação nas ações contra crimes ao meio ambiente a Guarda Municipal de Varginha criou o Grupamento da Guarda Ambiental tendo como objetivo zelar pela riquezas do meio ambiente de nossa cidade

GRUPAMENTO PATRIMONIAL (GPAT)
Com a missão de proteger o Patrimônio e os prédios Públicos foi criado o Grupamento Patriômonial motorizado e fixo. A vigilância motorizada são equipes que fazem rondas frequentes nos prédios públicos. Para melhor controle a cidade foi dividida em oito setores.
A vigilância fixa se encontra em setores de necessidade de presença como Prédio da Administração Municipal, Hospitais e Saúde Mental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário