Seguidores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Derrocada Anunciada


O número de exonerações a pedido na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo continua apresentando índices alarmantes são quase 20 pedidos registrados em 2011, criando uma projeção negativa em eventualmente superar os 139 pedidos registrados em 2010.

Dos 13 pedidos registrados em janeiro de 2010, 7 deles foram de Alunos do Centro de Formação em Segurança Urbana que realizavam curso de formação do eterno concurso de ingresso iniciado em 2004, neste ano foram 12 pedidos, sendo 1 pedido do referido Centro, porém não se tratava de aluno em formação,  demonstrando que o quadro continua preocupante para aqueles que almejam o fortalecimento e desenvolvimento da Corporação.

Os atrativos para ingressar na carreira de Guarda Municipal são poucos, devido às inúmeras responsabilidade e atribuições intrínsecas ao cargo, além dos baixos salários que se tornam um vexame nacional, pois o salário base de um Guarda Civil Metropolitano em início de carreira é de R$ 534,71, ou seja, inferior aos possíveis R$ 545,00 previstos para o novo salário mínimo nacional.

A timidez das propostas da Administração Pública para a valorização profissional não criaram grandes expectativas, pois consistem em gratificações e no reajuste da tabela de vencimentos em 20,74%, que mesmo aplicando 80% de R.E.T.P. não chegará à 02 salários mínimos.

Muitos defendem a abertura de concurso de ingresso para novos Guardas Civis Metropolitanos, porém com o número crescente de exonerações de servidores pode ser o sinal de alerta de que há algo errado não somente com a defasagem salarial, mas principalmente com a carreira, que instituída há 6 anos não abriu oportunidades para a base do efetivo, que não vislumbra ascensão profissional.

Algo precisa ser feito, caso contrário, caminhamos para uma derrocada anunciada.

3 comentários:

  1. Circulo vicioso. Precisamos acusar nosso próprios erros e de nossos históricos representantes de classe e cargos. fazer uma mea-culpa e buscar diferenças entre os diferentes. Positivas é claro. Esses dias vi um caro profissional reclamar de tudo, mormente em que deveria estar num posto, diferente daquele que se encontrava alí, sem explicação. Mas sua eloquência era impressionante e enquanto isso seu posto estava as moscas. E assim a nave vai. Será que temos verdadeiramente condutas a altura de nossos reclamos? será que estamos conseguindo um nível de qualidade, cumprimento de horário e constância de ações que valorizam nossas atividades junto ao público externo? O que pensa a população a nosso respeito? Será que não podemos, melhorar, aprimorar e cobrar nosso direitos? Precisamos reavaliar, muito antes dos erros dos outros, os nossos próprios erros.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a falta de motivação da classe tem se arrastado fazendo com que os profissionais não tenham prespectivas dentro da Corporação.
    Assim, a "bola de neve" está aumentando e posso afirmar que estamos próximos de uma avalanche...
    Profissionais descontentes, comprometendoo os servições prestados à comunidade que, compulsoriamente, paga seus impostos.
    Precisamos de sangue novo para gestão, precisamos dar um basta no nas ações voltadas para o interesse da minoria...

    ResponderExcluir
  3. Este fenômeno, ocorre também aqui em minas gerais, a cada dia uma exoneração a pedido.

    ResponderExcluir