Seguidores

sábado, 3 de julho de 2010

Para dizer que não esqueci da Copa do Mundo.

Autor: Wagner Pereira

Numa tarde de dezembro de 1989, andava cabisbaixo pelas ruas da Região Central da Cidade de São Paulo, não acreditava no resultado das eleições presidenciais, a elite burguesa vencia com o apoio popular, o movimento estudantil estava de luto, o sonho acabara.

Entretanto, vi um adesivo num carro, um Escort cinza, a frase "Nunca um pesadelo me impedirá de sonhar", nos dois anos seguintes está foi a capa do meu caderno.

O tempo passou e o sonho se tornou realidade, porém já não era mais meu sonho, a estrela já não me encatava mais.

Ontem, a nação verde e amarela ostentava seu uniforme o azul e amarelo, com a cruz de malta no peito, nossos guerreiros estavam determinados a vitória, começamos arrasadores, mesmo contra as interpretações contraditórias do nosso arbitro, mas o inexplicável aconteceu, ficamos com a derrota.

Nossos aventureiros, técnicos e especialistas iniciaram a caça as bruxas:

A culpa é do Ricardo Teixeira, pois escolheu um técnico inexperiente, também nunca jogou futebol.

Então, a culpa é do técnico pela falta de comando, mas o Dunga foi jogador, chegou a capitão, sabe das dificuldades dos jogadores, porém não entra em campo, a estratégia falhou por que as ordens não foram cumpridas, gol contra, falha de marcação e jogador expulso.

Então foram os jogadores com seus salários milionários?

Que salário! Ganham muito mais nos seus clubes, faltou liderança, o Lúcio não organizou a zaga, permitiu duas falhas incríveis, mas é capitão, na verdade o problema foi o goleiro.

O arqueiro Júlio César, ficou assistindo e reclamando, fica aqui, fica ali, mas quando precisou fazer sua parte, não o fez, e disse "os melhores também falham", foi atrapalhado pelo Felipe Melo que fez contra e pelo Juan e Maicon que ficaram plantados no chão e mal posicionados, são um bando de indisciplinados

A culpa é do Juan, devia ter dominado a bola ou jogado para lateral, preferiu ceder escanteio, Tommy Lee gol.

E o gol contra do Felipe Melo, temos que apurar com rigor, não importa o lance de genialidade do primeiro gol, não fez mais que a obrigação, não procedeu de forma de dignificar a escrete canarinho, não podemos esquecer que tudo se iniciou com o ato irresponsável do Michel Bastos, que foi advertido imediatamente com o cartão amarelo, mas vamos apurar o seu posicionamento no momento do gol.

A expulsão é inaceitável, jogador brasileiro não faz falta, não bate, não xinga, não catimba, isto é atribuição dos argentinos, vamos afastar o jogador imediatamente do time, não podemos admitir este tipo de conduta, com certeza não fará mais parte do nosso grupo.

A culpa é do Elano, inadmissível, se machucar no meio da copa do mundo, a pancada do jogador da Costa do Marfim nem foi tão forte, frescura pura, na próxima copa jogador machucado vai ficar no banco, auxiliar o preparador físico, carregar água, maca, tem que fazer alguma coisa.

A culpa é do Ramirez por ser indisciplinado não pode jogar, prejudicou a equipe.

A culpa é do experiente Kaká, com sua classe de primeira, não ajudou a marcação, ficou olhando um monte de Holandeses e não fez nada, preferiu ficar conversando no meio campo com Luis Fabiano, Gilberto Silva, Daniel Alves, Gilberto e com o Robinho, este pelo menos fez gol.

A culpa é do Nilmar, jovem com vigor, iniciante em copa do mundo, preferiu se juntar a turma do Kaká no meio de campo para observar os holandeses passeando, não será aprovado no estágio probatório.

A Culpa é do arbitro, não marcou dois pênaltis no conversador Kaká.

E a Holanda?

Não merecia vencer, mais venceu.
A Seleção teve Comando, dentro e fora de campo, o time lutou, nós acreditamos, nem todos podem vencer.

Nos resta continuar torcendo pelo azul e amarelo, mas da Celeste Uruguaia.

Teremos que aguardar mais quatro anos para a Copa do Mundo no Brasil, na esperança de triunfar, neste caminho atentamos para outubro de 2010, no continuísmo da polarização política que enfraquece a nação, o vento da mudança talvez se materialize em outubro de 2012.

Continuo sonhando, mesmo tendo pesadelos.

4 comentários:

  1. Brilhante este artigo, retrata a realidade cruel a que estamos expostos, as teorias de liderança ficam restritas ao papel, na prática sempre buscamos culpados e no final são responsabilizados aqueles que estão em campo.

    ResponderExcluir
  2. O texto relembra os anos de chumbo, recheado de retórica, espero que os leitores compreendam a mensagem.

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão sobre o futebol e a política, ambos nos iludem, por isso precisamos desenvolver o senso crítico para não sermos enganados, transpondo esses fatos para nossa realidade.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez nos resta somente esperar, temos que preparar para o novo em 2012, pois com certeza a mudança virá e quem sabe estaremos melhor em 2014, tendo algo para comemorar.

    ResponderExcluir