Seguidores

sábado, 12 de novembro de 2011

Guarda Municipal de Florianópolis

A Guarda Municipal de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, criada no ano de 2004 com base na Constituição Federal no seu Art. 144, parágrafo 8 que destaca: “os Municípios poderão constituir Guardas Municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”, e na Lei Orgânica do Município de Florianópolis no seu Art. 9 incisos XIII e XVIII.

Ao passar no concurso, antes de iniciar as atividades de prestação de serviço, os aprovados realizaram um curso de formação sob a orientação, acompanhamento e avaliação de professores, elaborado de acordo com base curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). O mesmo teve início no dia 3 de fevereiro de 2004 e funcionou no Centro de Ensino da Polícia Militar, conforme convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Defesa do Cidadão e Secretaria de Segurança Pública do Estado, além da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).



A Guarda Municipal de Florianópolis iniciou sua atividade comandada pelo Coronel da Reserva da Policia Militar Hamilton Pacheco da Rosa. Após troca da Administração Pública da Prefeitura Municipal foi indicado o novo comandante, assumindo no primeiro dia de 2005, Maycon R. Baldessari. Passados dois meses, foram indicados também três novos Inspetores e um novo Sub-Comandante.

Em 2005 houve significadas mudanças na instituição, como valorizar a corporação, mudança do uniforme e brasão, regulamento de conduta, com regulamentação através de Decreto.

Em 2007 assume Ivan Couto Junior o cargo de Comandante e Julio Pereira Machado como Sub-Comandante. Com a nova gestão, a GMF começa a ter uma nova identidade, com uma estrutura organizacional, novo endereço: Rua Capitão Euclides de Castro, nº 236, Coqueiros, Florianópolis/SC, antigo Portal Turístico, a setorização dos serviços internos, a implantação do MONITORAMENTO e a convocação de novos GM. Onde em agosto de 2007, foi assinada a autorização para convocar 79 pessoas, integrantes da lista de espera do mesmo concurso da primeira turma, completando assim, o número de 150 Guardas previstos na Lei 119/03.


No ano de 2009, assume Julio Pereira Machado como Diretor e Guilherme Roberto Dias como Sub-Diretor, já utilizando as novas nomenclaturas aprovadas em lei. Em 2009 a GMF dá mais um passo para se tornar uma referência nacional, trabalhando 24hs todos os dias, prestando a população de Florianópolis um serviço de qualidade e tornando seus dias e noites cada vez mais seguras.
 

Missão A Guarda Municipal de Florianópolis tem por missão a proteção ampla do municipalidade, garantir a manutenção de seus serviços e a integridade de seu patrimônio físico e ambiental além de orientar e fiscalizar o trânsito de veículos e as posturas municipais. Calcando toda e qualquer ação nos mais elevados princípios de cidadania e consciência social.

Visão Ser reconhecida como a melhor Guarda Municipal do Brasil, servindo de referência em segurança e cidadania.

Objetivos   
·  Prestar serviços de qualidade a população;
  
·  Ter o melhor e mais motivado quadro pessoal;
  
·  Contar com infra-estrutura e tecnologia de ponta;
  
·  Capacitar continuamente seus colaboradores.

Valores Consciência e ação absolutamente ética, honestidade, compromisso e apreço a comunidade local, elevado grau técnico e motivacional.

A Guarda Municipal de Florianópolis teve suas atividades ampliadas, ganhando maior importância a cada dia, crescendo em personalidade e estrutura. Cada dia mais próxima do cidadão florianopolitano e com um secretário atuante e consciente das necessidades da população da cidade, apoiando incondicionalmente a corporação.


DAS ATIVIDADES REALIZADAS PELA GUARDA MUNICIPAL

Da Central de atendimento 153.... Foram registradas, no período de janeiro a maio de 2008, 2852 solicitações de atendimento junto à corporação, através do telefone 153. Ocorrências de diversas naturezas, como por exemplo: fiscalização de trânsito, utilização inadequada do espaço público, utilização de drogas ilícitas, arrombamentos, furtos, danos aos próprios públicos, dentre outras.


Do monitoramento... A Guarda Municipal de Florianópolis vem desde o final de 2007, realizando monitoramento de ruas da capital, inicialmente em um projeto piloto nas imediações da Rua Bocaiúva. São 17 câmeras, fixas e móveis, com resoluções de grande qualidade.


Neste período já foram flagrados diversos casos de condutas contrárias às leis, como por exemplo: furtos de veículos e de residências, utilização de drogas ilícitas, acidentes de trânsito, etc...


As imagens servem como forma de identificação do autor do delito e muitas vezes resultam em prisão em flagrante.


Estudos realizados junto aos comerciantes e moradores locais, identificaram uma queda em 75% nas ocorrências, após a instalação do equipamento.


Esse projeto ainda está em fase de testes e existem expectativas de ampliação para outros bairros da cidade.


Da Ouvidoria...

Desde a criação do site da Guarda Municipal de Florianópolis: www.gmf.sc.gov.br , a população encontrou uma forma de comunicação com a corporação, são dúvidas e/ou sugestões enviadas, que prontamente são respondidas e encaminhadas ao comando da corporação para conhecimento e providências necessárias.


Da Ronda Patrimonial...

Vem sendo realizadas rondas pelos próprios públicos municipais no período noturno, período este de maior incidência de ocorrência. As rondas são em creches, escolas, cemitérios, bibliotecas, parques públicos, etc. Os guardas fazem contato com os vigias e verificam a estrutura física do local.


Da Ronda Bike...


A Guarda Municipal de Florianópolis, com intuito de aproximar ainda mais a sua presença junto à população, busca no projeto da RONDA BIKE a facilidade no contato com as pessoas o que muitas vezes com a utilização do aparato de viatura acaba dificultando.


Utilização das guarnições em ostensivo com utilização das bicicletas em locais de grande concentração de pessoas, como por exemplo:
  
·  Toda extensão da Avenida Beira Mar Norte, local ideal para a realização da RONDA BIKE, onde pessoas buscam a prática de esportes: caminhada, pedalada, corrida, alongamento..., junto temos a mais movimentada avenida da cidade, com entroncamentos de constantemente ocasionam colisão de veículos, causando grande transtorno à fluidez do trânsito. As guarnições atuariam tanto na segurança das pessoas quanto nos problemas relacionados ao trânsito;

·  Em bairros como Coqueiros, onde existe um grande Parque e locais que proporcionam a caminhada de muitas pessoas.


Um comentário: