Seguidores

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais - Novo Hamburgo - RS - Encerramento



Guardas de todo o País se despedem de Novo Hamburgo

Chegou ao final na tarde da sexta-feira, 19 de agosto, em Novo Hamburgo, o 21º Congresso Nacional das Guardas Municipais, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais. O evento, realizado nos pavilhões da FENAC, teve início na quarta-feira, 17 de agosto. No total, participaram da iniciativa 1.129 profissionais da segurança pública, vindos de 166 municípios de 24 estados brasileiros. Em grande parte dos debates e palestras que ocorreram nos três dias, foi reforçada a discussão do tema que norteou o encontro: “O PRONASCI, os municípios e as guardas municipais na prevenção a violência”.
Foto: Diego Fernandes

Entre os assuntos em relação ao PRONASCI que ganharam sustentação durante o congresso esteve a opinião do prefeito hamburguense Tarcísio Zimmermann, apresentada durante a cerimônia de abertura. O chefe do executivo ampliou o alerta para que o governo federal continue investindo em programas relacionados a segurança pública e que continuem fornecendo bolsas de formação que estimulem a busca pela qualificação e o crescimento individual dos profissionais.

Outro tema que tornou este um dos mais importantes congressos desde a sua primeira edição, foi o debate em torno do tema da regulamentação das Guardas Municipais, destacando as suas atribuições e competências. Um grupo de trabalho montado em Brasília, e que reúne representantes do Conselho Nacional das Guardas Municipais, sindicatos, membros de instituições e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, elaborou uma minuta para um projeto de lei que será enviado ao governo federal. Este documento foi apresentado aos participantes do congresso, os quais puderam contribuir com sugestões. Ele contém diretrizes como as atribuições e áreas de atuação das guardas, necessidades de cooperação e do desenvolvimento de um trabalho transversal e interdisciplinar com foco na prevenção à violência.

Foto: Diego Fernandes

Orgulho da Guarda Municipal

O diretor da Guarda Municipal de Novo Hamburgo, Everaldo Rosa de Souza, comentou que o Município e, principalmente, a Guarda Municipal, está extremamente orgulhosa de abrigar o congresso, sendo que esta é a segunda vez que a iniciativa ocorre no Rio Grande do Sul (a primeira edição foi na cidade de Pelotas). “Estamos satisfeitos pela forma como o evento se concretizou e recebemos muitos elogios pela organização e hospitalidade do povo da nossa cidade. Precisamos reforçar o agradecimento ao prefeito, pela sua ousadia e coragem em acolher esta iniciativa”, disse Souza. A vice-prefeita Lorena Mayer, também presente no encerramento, reforçou este fator. “É com certeza um orgulho para nós hamburguenses termos abrigado este evento”, disse.

Parabéns à Novo Hamburgo

O ex-presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Gilson Menezes, durante o discurso de encerramento do congresso, disse que este evento foi um divisor de águas. Ao agradecer à Administração pelo empenho na realização, ele destacou mais uma vez a importância dos guardas municipais, da união da categoria e na integração com os outros setores da segurança pública. "Nós somos grandes e temos muita importância no cenário da segurança pública do nosso País. Precisamos cada vez mais ampliar o nosso trabalho, e contribuir para a proteção dos cidadãos. O congresso alcançou seus objetivos e estamos muito felizes pela acolhida da cidade de Novo Hamburgo", disse.
Extraído Portal da Prefeitura de Novo Hamburgo

Eleição para Presidência do Conselho Nacional das Guardas Municipais

O Comandante Joel Malta de Sá, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foi eleito por unanimidade para Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, tendo o desafio de promover discussões e troca de experiência entre as diversas Corporações Municipais para que possa contribuir com o Grupo de Trabalho da Secretaria Nacional de Segurança Pública que tem a missão de propor a regulamentação das atribuições das Guardas Municipais de todo país, prevista no paragrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal.  

Comandante Joel Malta de Sá - GCM-SP

7 comentários:

  1. Olá! Parabéns a todos pelo evento!!!! Meus parabéns ao novo presidente do conselho.
    Eu tbém estive no evento e gostei muito, foi realmente muito bonito e organizado. Todos estão de parabéns. Mas parecia que não era um evento de nível nacional, e sim, apenas da cidade de Novo Hamburgo/RS. As apresentações culturais foram somente destacadas as que foram feitas por eles, mas eu me recordo de uma cantora gospel que brilhantemente arrazou no palco do evento.... Eu ainda não havia escutado voz semelhante, a mulher tem a voz lindíssima, diferente de todas as vozes que já ouvir até hoje e com certeza foi o destaque do congresso, tanto, que foi aplaudida de pé por todos os presentes, isso prova que ela agradou. Porque o nome dela não foi mencionado nas atrações? No meu ponto de vista a moça que cantou deveria ter tido um espaço maior, pelo que eu soube atraves de amigos ela esteve no evento à convite do Presidente até então Gilson de Menezes através de carta-convite. Puxa! queria ter escutado mais as suas belas canções.
    Será que o espaço dela foi resumido por ter sido musica gospel e não uma canção qualquer? Ela foi boicotada pela organização? Até me pareceu que a direção e demais organizadores não tava dando a mínima importancia com a sua presença no palco. Aqui eu deixo o meu ponto de interrogação. (??????)
    Só sei dizer que, em relação as apresentações culturais ela simplesmente foi o que houve de melhor durante todo o congresso.

    ResponderExcluir
  2. Esse cidadão se quer consegue dar o porte de arma particular ao GCM de SP, coisa simples, imagina o que fará na presidência do Conselho Nacional das Guardas Municipais, nada exatamente nada, pois não está nem um pouco preocupado com a categoria, e sim com o próprio umbigo. É tudo que os PM's queriam que acontecesse, um cidadão vendido, descompromissado, chegando à presidência de um dos maiores ou se não o maior e mais importante órgão para tratar de interesses da categoria Guarda Municipal. É que coitados dos que votaram nesse cidadão não conhecesse quem realmente é, como trata a GCM de SP, e qual a atual situação da GCM de SP.
    Os mais otimistas estão dizendo que vamos comer porcarias, já os pessimistas estão dizendo que vão faltar as tais porcarias....

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente mais uma vez,foi provado que no Brasil não se sabe votar... Um cidadão que não se interessa nem pela sua Instituição,como poderá ajudar as Guardas Municipais do Brasil? Realmente lamentável.

    ResponderExcluir
  4. aonde esse brasil vai parar.

    ResponderExcluir
  5. estive em mais esse congresso, como em tantos outros, esta de parabens o senhor prefeito e seus guardas, tanto de novo hamburgo , como os demais que se envolveram no evento, como auxiliares, foram o braço direito do evento. pena que o conselho deixou a desejar com a sua manobra de ultima hora, para sujar um evento que teve tudo para ser exemplo no país. fomos proibidos de participar de uma votação em que somente havia uma chapa. duas cidades do rj, duas cidades do rs e dourados do ms. como estão a frente do conselho cidadãos que dão as costas para as instituições gcm, deixando a merce, dos politicos e cargos em comissão, os comandos, sabedor que é de que no país, temos muitas gcm que não tem estrutura física, nem plano de carreira, mas tem sim uma vontade imensa de vencer obstáculos e conseguir sua identidade. mas a luta continua e não vamos parar enquanto houver possibilidades de convencer politicos , que as guardas tem que estarem nas mãos de guardas. é um desabafo, sou gm de uruguaiana-rs, quem conhece sabe que uso a bandeira da minha cidade ou do meu estado, sempre junto aos ombros. não esqueçam disso. um grande abraço azul marinho a todos e até brasilia-df, na marcha onde temos que triplicar o numero da terceira marcha, e dizer que estamos vivos e dispostos somente a trabalhar por uma segurança melhor e justa.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber o local onde se realizará o xxII congresso de guardas municipais.

    ResponderExcluir
  7. oi... Gostei muito das noticias deste site sobre o trabalho da guarda municipal a nivel nacional, porém gostaria que me dessem informações sobre ingresso na guarda municipal por meio de concurso publico. Moro no maranhhão e em minha cidade será realizado concurso para guarda com limite de idade 21 a 30 anos, isso baseado em uma lei municipal de criação da guarda municipal; existe algo a nivel nacional para essa exigencia... Aguardo respostas...Pois tenho 33 anos e já fiz minha inscrição para o concurso. e-mail:erinaldo.ro@hotmail.com

    ResponderExcluir