Seguidores

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O que é Maconha?

Autora: Maria Carolina da Silva
Bacharel em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

O que você realmente sabe sobre a Maconha! Conhece a sua origem! Os seus tipos e usos! Reações e efeito sobre o uso! Malefícios! E atividade física! Prevenção e combate!

O que é maconha?

O processo histórico e origem da maconha provém de cânhamo (Cannabis sativa), que é um arbusto de cerca de dois metros de altura, que cresce em zonas tropicais e temperadas. O princípio ativo da planta é o THC (tetra hidro canabinol), sendo ele o responsável pelos efeitos que a droga causa no organismo.

A maconha é conhecida do homem há milênios. O uso dessa droga passou por várias etapas ao longo dos séculos. Como medicamento ela foi usada há quase 5000 anos na China. No II milênio da era cristã ela chegou ao mundo ocidental. A primeira referência de maconha no Brasil é do século XVI. Nos Estados Unidos ela era muito utilizada como hipnótico, anestésico e espasmo lítico. Porém o seu uso terapêutico declinou no final do século passado. A razão para o desuso médico da droga foi à descoberta que a droga se deteriorizava muito rapidamente com o tempo, e consequentemente ocorria à perda do seu efeito clínico. Uma outra causa foi o relacionamento do seu uso não-médico (abuso) da maconha à distúrbios psíquicos, ao crime e à marginalização.

Nos meados da década de 60 houve um aumento do uso da maconha nos Estados Unidos, principalmente entre os jovens. Esse uso se difundiu para a Europa e países em desenvolvimento. No Brasil, o consumo é feito geralmente por jovens da classe média das grandes cidades e também por estudantes do primeiro grau. A legislação brasileira considera o uso e o tráfico da droga um crime.

Tipos de maconha e uso

A Maconha é uma droga extraída a partir da planta "Cannabis Sativa". A quantidade e a potência da droga varia de acordo com o tipo de planta (há 3 espécies de plantas) e de outras variáveis como clima, solo, cultivo, e método de preparo. A resina da planta é que contém o princípio ativo, o"Tetrahidrocannabinol" ou THC.

A folha da maconha é conhecido por vários nomes: marihuana ou marijuana, diamba ou liamba e bangue. O haxixe é uma preparação obtida por grande pressão que se torna uma pasta semi-sólida, que pode ser moldada sob a forma de bolotas e que tem grande concentração de THC.

A maneira mais usual da maconha é pelo cigarro comum, feita com as folha secas da planta, porem pode ser ingerida, ainda como bebida ou comida. Quando a maconha é fumada, 50% do THC (Tetra-hi-dro-canabinol, que determina o efeito psico ativo ou alteração da mente), é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea produzindo efeitos clínicos que se iniciam dentro de cinco minutos e podem durar ate 2 horas ou mais, apos uma única tragada. Uma única dose de THC pode levar trinta dias para ser completamente eliminada do organismo, mas se o uso for freqüente, permite que o THC se acumule no organismo. Sua eliminação (excreção), é lenta, sendo que a maior fração de THC aparece nas fezes.

Os Efeitos Provocados pela Maconha

Os efeitos provocados pela Cannabis sativa são reações psíquicas que provocam ansiedade inicial, associada com inquietação e hiperatividade. Em poucos minutos a pessoa sente sensação de calma e euforia, e se torna falante, podendo ter alucinações visuais. As formas e as cores se tornam mais vivas, mais brilhantes e após um período de duas horas ocorre sonolência sem perda de memória durante a intoxicação. Somente há distorção de tempo: 15 minutos podem parecer uma hora.

A capacidade de concentração e reflexos ficam comprometidas e a maconha pode precipitar diversos tipos de distúrbios mentais em pessoas com propensões. Outro quadro muito comum é o início de quadros agudos de ansiedade e pânico.

A maconha também pode provocar efeitos físicos como aumento de apetite e dos batimentos cardíacos, olhos vermelhos e intensa apatia. Além disso, a droga pode provocar dependência e a sua ausência causa ansiedade, insônia e algumas vezes tremores que duram dois ou três dias.

O consumo da droga, mesmo em doses pequenas, produz diminuição da contagem de espermatozóides, de testosterona e de outros hormônios. Nas mulheres levam à disfunção do ciclo menstrual. Esses efeitos são provocados pelo "Tetrahidrocannabinol" ou THC.

Existem estudos que utilizam a droga como ação terapêutica, por exemplo: antiemética (contra náusea) durante quimioterapia do câncer e no glaucoma. Porém essas indicações estão restritas e somente são utilizadas como última opção em função dos efeitos psicoativos.

Malefícios

Compreende-se que o problema de dependência de drogas é uma questão social bastante complexa que requer atuação multiprofissional e principalmente medidas preventivas perante adolescentes e jovens.

Causando doenças crônicas nos pulmões, pois a fumaça inalada tem um teor de alcatrão muito superior ao do tabaco. Ocasiona Bronquites. Câncer do Pulmão, porque o efeito cancerígeno da maconha é muito grande aos usuários da droga. A substancia chamada Benzopireno é o agente cancerígeno.

Reduz a atenção, memória a curto prazo, a capacidade de cumprir tarefas que requeiram concentração e coordenação.

Delírio - Manifestação mental pela qual a pessoa faz um juízo errado do que vê ou ouve.

Alucinação - Percepção sem objeto que pode ser terrificante

Um comentário:

  1. Meus parabéns! Após este artigo conclui que não conheço maconha, preciso me aprimorar!
    De grande utilidade o postado, pois creio que a minha ignorância seja a de muitos.
    Excelente!

    ResponderExcluir