Seguidores

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ELEIÇÕES NO CONSELHO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS PARA “ALGUNS” VENCEREM, TODOS PERDERAM

Autor: Sérgio Ricardo de França Coelho
Presidente do Instituto de Pesquisa, Ensino e Consultoria Técnica em Segurança Pública Municipal – IPECS

Secretario Executivo do Conselho Nacional das Guardas Municipais
e-mail: sergiofranca.cngm@gmail.com / sergiofranca@ipecs.org.br

A história está escrevendo neste momento a vitória de poucos em detrimento da DERROTA DE MUITOS.

O 21° Congresso Nacional das Guardas Municipais realizou no dia 19 de agosto ultimo em Novo Hamburgo/RS, mais uma eleição para Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM).

Em razão das eleições, nas ultimas semanas, um movimento de oposição ao atual modelo de gestão do CNGM lançou seu candidato à presidência.

Mais que um candidato, este movimento lançou suas bandeiras e propostas de trabalho em prol da representatividade institucional das Guardas Municipais.

A história da humanidade nos ensina que idéias de mudanças, por melhores que sejam, nem sempre agradam os detentores do poder. Não foi diferente nesta eleição em Novo Hamburgo. O Movimento representado pela candidatura de André Tavares sofreu com manobras de bastidores, mudanças nos Estatutos Sociais e nas regras de eleição aprovadas em Assembléias irregulares.

Atrelamento político e financiamento de diárias em favor de aliados da situação são alguns dos exemplos do que vimos neta eleição.

O pior dos mundos foi o processo de difamação que sofremos por “culpa” de nossa “capacidade de trabalho”. Quem não tem o que mostrar se preocupa em falar mal dos outros. Quem esteve em Novo Hamburgo viu, que com a ausência do IPECS a frente da organização do Congresso, quem perdeu foi o próprio evento e os guardas.

Mas este movimento não para por aqui. O comandante Andre ainda representa para nós, o anti-personalismo.  O ideal de uma organização legitimada pela democracia interna e “comprometida” com as demandas institucionais das Guardas e seus quadros de carreira.

No final de setembro em Santos, este movimento fundará a Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil (CONGM) e levará a cabo as propostas idealizadas por grandes lideranças de nosso movimento. Dentre estas está a profissionalização na gestão dos Encontros Nacionais, a criação de um portal institucional na internet, a criação de um banco de dados de integração das informações das guardas e a fundação de uma sede nacional em Brasília. Estas medidas são fundamentais para manter a autonomia e independência política das Guardas.

Na relação com o governo federal é nossa bandeira que a SENASP modifique os critérios de liberação de recursos, criando um índice que possa remunerar os municípios. Não apenas por aprovação de projetos, mas anualmente, por critérios de custeio de sua estrutura permanente ao invés de indicadores de criminalidade.
Vamos reivindicar o mesmo aos estados federados.

Reivindicações como esta não poderão ser levantadas com atrelamento político e muito menos sem independência financeira de nossos órgãos de representação institucional.
Trabalharemos pela;

Geração de receita para nosso órgão de representação;

Apoio ao Desenvolvimento e integração das guardas das regiões mais distantes dos grandes centros;

Reuniões descentralizadas apoiando as etapas regionais do Fórum Nacional de Segurança Municipal;

Independência Política;

Fortalecimento das Representações Estaduais;

Fortalecimento do diálogo com as entidades de classe dos guardas municipais, Orientação dos gestores nas ações de fortalecimento e valorização das carreiras;
Como já dissemos uma vez, esta candidatura, hoje representada pelo comandante André pertence a um conjunto de idéias.

A uma proposta de valorizar os profissionais das Guardas, seus quadros de carreira e a melhoria de nossos serviços em prol da população.

O Instituto IPECS foi criado no seio destas lutas e apoiará estas bandeiras porque seus dirigentes também são oriundos das guardas municipais.

Vamos escrever uma nova página na história.

Aquela em que, quando poucos perdem, muitos GANHAM.

7 comentários:

  1. O cidadão que ganhou se quer consegue dar o porte de arma particular ao GCM de SP, coisa simples, imagina o que fará na presidência do Conselho Nacional das Guardas Municipais, nada exatamente nada, pois não está nem um pouco preocupado com a categoria, e sim com o próprio umbigo. É tudo que os PM's queriam que acontecesse, um cidadão descompromissado, chegando à presidência de um dos maiores ou se não o maior e mais importante órgão para tratar de interesses da categoria Guarda Municipal. É que coitados dos que votaram nesse cidadão não conhecesse quem realmente é, como trata a GCM de SP, e qual a atual situação da GCM de SP.
    Os mais otimistas estão dizendo que vamos comer porcarias, já os pessimistas estão dizendo que vão faltar as tais porcarias....

    ResponderExcluir
  2. As GM estão em momento delicado de sua história. Uma regulamentação que ninguém conhece o conteúdo.Um dito "representante" dos trabalhadores que diz falar por todos do Brasil e que ninguém consegue saber como teve assento no GT da regulamentação.Mas se tudo isso acontece, é porque há uma desunião entre os líderes do setor, que preferem morrer divididos do que se juntarem numa grande força vencedora. De quem é a culpa? Dos Guardas Municipais? Dos Comadantes? da própria Senasp?

    ResponderExcluir
  3. A culpa é exclusivamente nossa, a nossa inatividade proporcionou essa bizarrisse, não conheço o novo presidente do conselho, mas a forma em que se deu a votação dá para imaginar.

    Supervisor Aparecido/Curitiba/PR

    ResponderExcluir
  4. Realmente o amigo esta certo o que esse cidadão tem feito para gcm de sp a se não vender para policia militar precissamos de alguem que nos represente não aquele que engole tudo que a policia militar dita e o senhor secretario Edson ortega dita realmente senhores da Guarda civil Municipal do Brasil devemos pedir a Deus que tenha piedade de nos pois mais ninguem ou seja alem da nossa familia tem tanta preocupa~ção do que eles

    ResponderExcluir
  5. Impressionante como um curso ou uma formação de um grupo, com algumas palavras de motivação, algumas leituras, um computador com internet e alguns arrazoados de opiniões sem base científica podem criar em certas pessoas a noção de que não havia vida inteligente em certos lugares antes da sua chegada. Paladinos da justiça e salvadores de instituições estão crescendo cada vez mais tal qual erva daninha.
    Alguns até ousam se aventurar como professores, bancando assumidades no assunto em um mundo virtual.
    Fazer para valer, na prática, com a responsabilidade de movimentar a máquina governamental e colocar o RF na frente para receber o resultado, só quem está à frente sabe como é.
    Isso já está ficando cansativo!

    ResponderExcluir
  6. Não consigo entender.
    Se a missão é presidir para o interesse do crescimento, desenvoltura de políticas de sustentação das Guardas Municipais.
    Porque somente os Comandantes das respectivas GMs dos seus Municípios é que têm a premissa de votar?
    Porque não houve outros candidatos?
    Ou o candidato eleito já estava designado?
    André Tavares sofreu com manobras de bastidores?
    Mudanças nos Estatutos Sociais e nas regras de eleição aprovadas em Assembléias irregulares?
    Manipulação?
    A explicação talvez esteja na vergonha de sermos ainda MASSA de MANOBRA.
    Para que alguns aproveitadores se intitulem DONOS da VERDADE .
    Sem se preocuparem de fato com as famílias dos EXECUTORES das missões.
    A CATEGORIA DAS GUARDAS MUNICIPAIS.
    Em uma família estruturada nenhum pai quer que seu filho sofra o que já passou no passado.
    Na “família” das Guardas Municipais todos são “padrastos” que querem se aproveitar dos “enteados”.
    Me desculpem, mas, neste momento ou década, não vejo que politicamente tenha alguém que consiga efetivamente transformar as GMs em FORÇA .
    FALÁCIAS, FALÁCIAS, FALÁCIAS, FALÁCIAS, FALÁCIAS, FALÁCIAS, FALÁCIAS, FALÁCIAS.
    INTERESSES PESSOAIS, INTERESSES PESSOAIS, INTERESSES PESSOAIS,
    INTERESSES PESSOAIS, INTERESSES PESSOAIS, INTERESSES PESSOAIS,
    INTERESSES PESSOAIS, INTERESSES PESSOAIS, INTERESSES PESSOAIS.

    ResponderExcluir
  7. O apego pelo poder, a supremacia do ego, o interesse pessoal, o crescimento individual, a sublimação do poder das Guardas Municipais do Brasil, foram os norteadores desta eleição, em suma que se f... os Guardas o que interessa é minha supremacia e o meu ego brilhando.
    É assim que é, mas não é assim que tem que ser, somos preventivos e comunitários e não submissos e otários.
    Força Sangue AZUL!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir