Seguidores

sábado, 11 de junho de 2011

Guarda Civil Municipal de Jandira


A Guarda Civil Municipal de Jandira foi criada através da Lei nº 1077 de 02 de Julho de 1997 e regulamentada pelo Decreto Lei º 1992 de 15 de agosto do mesmo ano, pelo Governo municipal na Gestão do prefeito Braz. Em 05 de julho de 1998 foi apresentada em formatura solene a 1ª turma de GCMs. A GCM tem como finalidade proteger o patrimônio, os bens, serviços e instalações públicas municipais, assim como apoiar a administração no exercício do seu poder de policia administrativa.



Objetivo: Manter uma equipe especializada para realizar todo tipo de instrução e treinamento ligado as técnicas operacionais, amamento e tiro. A equipe será responsável por todo tipo de instrução e treinamento aos GCMs.

Missão:

- Realizar instruções e treinamentos operacionais ligados ao dia à dia dos GCMs, com base no policiamento operacional padrão;

- Realizar com base em ocorrências estudos de casos e repassar para corporação;

- Criar um calendário de programação com treinamento periódico;

- Realizar instruções com armamento e tiro ;

Os integrantes do GT a cada dia procuram estar capacitados para transmitir os conhecimentos durante as instruções. Temos no nosso quadro de instrutor de armamento e tiro credenciado pela Policia Federal, também temos integrantes que estão buscando formação acadêmica em Gestão em Segurança Pública e em Segurança privada. Os intrutores já particparam de treinamentos com a Policia Federal, Exercito, PM/SP, participaram do 12º SWAT com instrutores da SWAT-Dallas/USA e realizaram o Estágio de Aplicações Táticas no BOPE/RJ.

Durante os curso já ministraram aulas aos integrantes da GCM de Jandira, Itapevi, Serra Negra, Artur Nogueira, Ubatuba, Conchal, Barueri, Porto Ferreira, São Paulo e também do Exército. Além de aulas particulares em cursos básicos de tiros para pessoas em geral.


O Grupo Tático da GCM de Jandira completou cinco anos no mês de dezembro, foi criado em 2005 com o objetivo principal de apoiar as demais viaturas nas ocorrências durante os plantões, com treinamento especializado em ocorrências de grande vulto, como por exemplo controle de distúrbios civis, policiamento em grandes eventos, rebeliões na cadeia, ocorrências envolvendo reféns, etc. O pronto atendimento do GT vão desde uma simples averiguação até a prisão de acusados de tráfico de entorpecentes, assaltantes, estelionatários, prisão de procurados e foragidos da justiça, escolta de presos.etc.

Dentre os diversos treinamentos realizados, o de maior destaque foi o realizado no atalhão de Operações Especias-BOPE/RJ, sendo a 1ª do país e até o momento a única. Em 2010 alguns integrantes participaram do 12º SWAT treinamento que teve como instrutores oficiais da SWAT-Dallas/USA e também do BOPE.

O Grupo tático “GT, tem por finalidade realizar um apoio tático as demais viaturas durante o serviço e em ocorrências de grande vulto no qual exige o emprego da equipe treinada, com maior força de impacto. Atua ainda em pontos de alta incidência criminal, com recursos próprios tendo condições de agir preventiva ou repressivamente nas situações graves; preventivo, cumprimento de mandados de prisão;Escolta de presos ( Fórum, hospital, IML, CDPs, etc); - Escolta e segurança de autoridades no município ( Poder Judiciário, Executivo e Legislativo);Apoio a policia Civil nas denuncias de trafico de drogas, cativeiro, mandados, etc;




A Central de Comunicação e Monitormamento foi inaugurado 08 de julho/2010, os dispositivos foram entregues ao município pelo Ministério da Justiça, por meio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) . Através de verba do governo Federal;

Missão:
Prevenção em tempo real de eventuais ações de criminosos contra a pessoa ou patrimônio público ou privado;

Manter contato direto com todas as viaturas identificando-a e ao mesmo tempo gravando toda comunicação da rede rádio.

Monitoramento e despacho de ocorrências;

Equipamentos

20 câmeras;

20 rádios portáteis (Hts);

02 monitores de 42”;

01 monitor de 32”( rastreamento das viaturas);

Servidor com capacidade de gravação 15 dias;

02 computadores para operação das câmeras.

Pontos de localização

Centro;
Jd Gabriela;
Jd Nossa Sª de Fátima;
Jd Tereza;
Jd Lindomar;
Vila Analândia;
Vila Mercedes;
Jd Monte Carlo.

A GCM acredita que educação é um dos instrumentos mais eficazes para tornar as pessoas mais educadas no que diz respeito ao trânsito.Por isso, irá continuar com o Programa de Educação para o trânsito-PET, cuja a finalidade é fornecer aos alunos de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental os conhecimentos básicos de segurança no trânsito.

Através de aulas dinâmicas, os temas são abordados em palestras ministradas em salas de aula por guardas municipais especialemte treinados e capacitados, os temas estão relacionados ao uso das calçadas, respeito à faixa de pedestres, travessia com segurança, circulação com bicicletas e atençao no trânsito tanto para o pedestre quaqnto para o motorista. Tendo como objetivo de conscientizar a comunidade escolar sobre os perigos do trânsito e contribuir para a adoção de uma postura mais preventiva e segura.

A idéia de criar o programa surgiu de uma palestra direcionada a alunos de uma escola. " O que antes era uma palestra se transformou em uma programa e já atendeu 13 escolas municipais e 02 escolas particulares.A intenção do Comando da GCM é atingir toda a rede de ensino minicipal e também escolas particulares e estaduais.

Futuramente as aulas além de serem ministradas em salas de aula, será realizada também na Cidade Mirim do Trânsito cuja construção é uma das prioridades do Governo Municipal Atual.

"...Se aproximar mais da comunidade tem sido nosso objetivo, com o programa implantado a GCM espera a médio e longo prazo, colher os frutos que são pessoas mais conscientes e educadas no dia a dia do trânsito em nossas cidades, pois segurança no trânsito se faz com educação ".


O emprego da motocicleta torna-se indispensavel em qualquer corpo policial/guarda civil, tendo em vista a grande capacidade de deslocamento em meio aos constantes congestionamentos na cidade em virtude do aumento da frota de veiculos circulantes. Os fatores fávoráveis de emprego do policiamento com motos são :

Mobilidade;

Flexibilidade;

Ostensividade.




A Guarda de Honra foi criada em abril de 2003, o primeiro evento no qual ela participou foi a formatura do 2º Pelotão em 05 de setembro de 2003. Depois de sua criação o grupo de GCms tem sido convocado ou convidado para participar de vários eventos oficiais da cidade. Entre tanto eventos podemos citar:

- Juramento a Bandeira ( Junta militar do Exército);

- Abertura dos Jogos da Terceira Idade;

- Recepção da comitiva de japoneses em 2008;

- Posse do prefeito;

-Posse dos vereadores.




Autor: Siderlei Andrade Lima
Consultor de segurança pessoal, Diretor da CS3 Consultoria em Segurança, Supervisor da GCM de Jandira, Colaborador do CONSEG Alphaville.
Coordenador de instrução e treinamentos, foi responsável pelo II Curso de Ações Táticas/08,do curso de Supervisor de Segurança Empresarial e de instrutor de tiro, colunista do jornal Viva Cidade, possui artigos publicados na Revista Security e jornal da Segurança. Possui especialização em Técnicas Operacionais pela SWAT/Dallas e CATI
Portal: Consultoria em Segurança Patrimonial

Um comentário:

  1. Alexandre Silvestre11 de junho de 2011 11:25

    Parabéns pela estrutura e empenho visando a proteção do cidadão.

    Impressionante a participação junto a sociedade, principalmente pela aproximação com as criança através no Programa de educação ao trânsito.

    ResponderExcluir