Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eleições SINDGUARDAS-SP - 2011

Autor: Wagner Pereira
Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de SP
Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco

Em 12 de maio de 2011 teve início o processo eleitoral para a renovação da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo para exercer o mandato no quadriênio 2012/2016, porém alguns pontos são no mínimo questionáveis.

Evidente que os interessados deveriam estar preparados para o processo eleitoral que está previsto no Estatuto Social da Entidade, que foi alterado em 29/06/2010, conforme arquivo disponível no portal do SINDGUARDAS-SP.

Entretanto, o edital de convocação foi publicado no Portal do SINDGUARDAS-SP no dia 12 de maio de 2011, quando teve início das inscrições com prazo final no dia 18 de maio de 2011, porém após esta data o edital foi retirado do espaço virtual.

Racional a interpretação que o prazo exíguo dificultaria a inscrição e até composição de chapas habilitadas para concorrer o pleito, não podendo ser admitida com uma medida democrática, talvez os juristas demonstrem a legalidade dos atos praticados, porém sua transparência não atente os princípios da moral e da ética esperado de uma entidade representativa.

Todos esperavam que o pleito atual fosse regido da mesma forma que o anterior promovido pelo então Presidente Francisco Ronaldo Targino, que permitiu que vários segmentos se organizassem em busca de sucesso eleitoral, numa demonstração democrática inédita e corajosa, que provavelmente custou sua reeleição, porém que deveria ter permanecido como exemplo a ser seguido, o que infelizmente não ocorreu.

Por acreditar na democracia, na pluralidade eleitoral e na renovação, estaremos apoiando e divulgando as propostas da Chapa 2, de oposição, porém deixamos igual espaço para os integrantes da Chapa 1 para divulgarem seus trabalhos, preservando o espírito democrático deste Blog.

2 comentários:

  1. Interessante também seria que os mais sabedores das informações escrevessem sobre as obscuridades com que foram alterados os estatutos, por mais de uma vez, em menos de 4 anos, dificultando em muito a formação de chapas, cujos critérios e números de componentes tolhem a possibilidade da existência de ampla participação e escolha.

    Enfim, tudo leva a crer que o Sindguardas-sp foi privatizado.

    Nas atuais condições, podemos afirmar que tal qual o Fidel, não veremos tão cedo (nem tão tarde) o atual presidente deixar o cargo!

    ResponderExcluir
  2. Interessante também é analisar as alterações estatutárias, que foram em junho de 2010, registrada em cartório em março 2011, publicado no site em maio de 2011, pouco antes do edital de convocação das eleições.
    Absurdos de dirigentes sindicais que se julgam seres supremos e desprezam a nós, míseros mortais.

    ResponderExcluir