Seguidores

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Atividade Delegada em Expansão

Autor: Wagner Pereira

A Atividade Delegada instituída pela Lei nº 14.977/09, se fortalece a cada dia na Cidade de São Paulo, sua expansão é vertiginosa pelas ruas e avenidas são mais 1.250 Policiais Militares empenhados em seu horário de folga para realizar o poder de policia administrativo delegado pela Prefeitura, conhecido como bico oficial abrange agora Vila Mariana (zona sul); Lapa e Pinheiros (zona oeste) e Casa Verde (zona norte), conforme noticiado na matéria “Santana ganha reforço para coibir camelôs" do Portal Jornal da Tarde.

Os especialistas defendem que o comércio ambulante é coisa de polícia, pois sofre forte influência do crime organizado, porém, é necessário o Município estabelecer um convênio com o Estado para combater o crime na ruas?

Quantas apreensões e prisões foram realizadas desde o início do convênio em dezembro de 2009?

Qual o valor repassado ao Estado?

Quantos policiais estão envolvidos?

Os convênios entre Prefeitura e Secretaria Estadual de Segurança Pública estão fortalecidos com fortes investimentos são R$ 6.085.900.000 (Decreto nº 51.604/10) para o Programa de Ações Integradas de Segurança Pública (Equipamentos e Material Permanente) e parceria para aquisição de helicóptero (Convênio GSSP/ATP – 102/10 - despacho publicado Diário Oficial da Cidade - 13/07/10 - pag. 1).

Estes mesmos especialistas, que divagam tanto sobre planejamento, estão seguros que a parceria atual será mantida no próximo governo estadual, ante os números das pesquisas para o pleito deste ano, porém pouco explicam sobre uma eventual mudança no Executivo Municipal em 2012.

Numa previsão otimista, o comércio ambulante deixará de ser influenciado pelo crime organizado e o Município, através da Guarda Civil Metropolitana, poderá retomar tranquilamente a labuta na fiscalização do comércio ambulante por seus bairros.

O artigo "Atividade Delegada em Expansão" foi Extraído do Blog Fiscalização e Legislação

6 comentários:

  1. Num país onde o único empregador é o Estado, a oposição significa morte por inanição. O velho princípio de quem não trabalha não come é substituído por um novo princípio: quem não obedece não come.
    Haye

    ResponderExcluir
  2. Porque o MP não investiga esse convenio prefeitura-estado[pm] pois o povo brasileiro esta sendo roubado pelo amor de DEUS olhar para os brasileiros

    ResponderExcluir
  3. Entre os convenios firmados entre a prefeitura e a policia militar está o patrulhamento e policiamento aéreo no espaço municipal.
    Desde quando é função da prefeitura o patrulhamento e policiamento aéreo do município para o prefeito estar delegando esta função aos PMs e destinando verba municipal para tal?
    Enquanto 8.000 mendigos ficam dormindo e defecando embaixo das marquises das lojas no centro de São Paulo e dependem de ajuda de terceiros para se alimentar por causa do descaso do município que fecha albergues e corta verbas sociais, o prefeito fica brincando de secretário de segurança pública.
    Será que falta dinheiro do Estado para manter as suas corporações policiais? Ou o prefeito vem almejando mesmo este cargo,já que como prefeito deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  4. Sergio Ferreira de Souza16 de julho de 2010 às 12:39

    Para quem ainda não sabe,o candidato ao governo estadual Geraldo Alckmin já disse num programa de TV,que irá ampliar este tipo de convênio com todas as Prefeituras, e aumentar na Capital o efetivo,com a finalidade de ter mais polícia nas ruas, e de certa forma acabar com o bico dos policiais,gerando assim mais segurança para a população.
    Tomara que a Prefeitura também aumente o salário dos guardas para acabar com o bico,seguindo o que considero uma boa alternativa para incentivar as polícias a dedicaram-se mais a sua real profissão.

    ResponderExcluir
  5. Porque o dinheiro desse convenio destinado aos POLICIAIS MILITARES demoram tanto para cair nas contas dos mesmos .
    Que a meses não veem a cor desse dinheiro ?

    ResponderExcluir
  6. PARA MIM ACHO UMA POUCA VERGONHA APOLICIA MILITARDE SAO PAULO CORRER ATRAS DE VENDEDORES AMBULANTES E O CRIME SEMPRE CRESCENDO OS POLICIAIS MILITARES SAO UMA VERGONHA PARA O ESTADO DE SAO PAULO UMA POLICIA CORRUPTA DESONESTA E SEM VERGONHA ,SR GOVERNADO ACABE COM A PM E CRIE UM NOVO CONVENIO CRIE A FUDE M , PQ A PM ESTA PERDIDA FALIDA E FUDIDA

    ResponderExcluir