Seguidores

domingo, 11 de julho de 2010

Ascender na Carreira

Autor: Wagner Pereira

As Guardas Municipais em sua maioria possuem características militar, pois sofrem forte influência das Forças Armadas Brasileiras e das Policiais Militares, que focam na hierarquia e disciplina para o fortalecimento e união do efetivo das Corporações.

As carreiras são forjadas num sistema de pirâmide, dividido em praças, graduados, oficiais e alto comando, em que para se chegar ao posto mais alto, o interessado deve passar por todos os cargos da carreira.

Entretanto, a realidade é bem diferente, observamos desunião e desmotivação do efetivo, pois a hierarquia e disciplina são impostas por regulamentos rígidos e conservadores que influenciam diretamente na ascensão da carreira, vinculando o comportamento ao acesso para promoção, além de privilegiar mais a antiguidade que o mérito, impedindo que um subordinado possa ultrapassar seu superior na carreira.

Geralmente, para concorrer ao acesso, os postulantes devem ter no mínimo 3 (três) anos no cargo atual, numa carreira com 8 (oito) cargos para se chegar ao topo serão necessários 24 (vinte e quatro) anos na carreira.

Num primeiro momento parece razoável, mas os concursos não ocorrem de 03 (três) em 03 (três) anos, demoram em algumas ocasiões mais de 10 (dez) anos, travando assim a carreira, não sendo difícil termos Guardas Municipais com mais de 20 (vinte) anos na carreira que não conseguem ascender ao nível de graduado.

O resultado é uma estrutura de comando envelhecida, pois não há renovação, gerando insatisfação aos subordinados que continuam sendo meros cumpridores de ordens.

Tanto se fala sobre modelos de gestão e valorização profissional, mas o acesso na carreira parece ser algo traumático, ninguém quer discutir, não adianta criar novos planos de carreira, foi demonstrado que mais desagrada do que agrada, gerando inúmeras ações judiciais para correção de algumas injustiças.

O comportamento disciplinar deve favorecer aquele que não tenha sofrido sanções e não imputar nova punição como impedimento de concorrer ao acesso.

A realização de concurso de acesso anual pode ser viável, desde que haja um planejamento baseado no quadro atual para os próximos 10 (dez) anos, analisando no final de cada exercício o número de exonerações, demissões, aposentadorias e ingresso de novos servidores.

Um comentário:

  1. O problema é de Gestão. É preciso trocar o Administrador.

    ResponderExcluir