Seguidores

segunda-feira, 25 de julho de 2011

POR QUE SOMOS CONTRÁRIOS À LEGALIZAÇÃO DA MACONHA ?

Autor: Euclides Conradim
Inspetor Regional da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo

O assunto deve ser investigado e visto de uma forma ampla e abrangente sob vários aspectos, iniciaremos pelo aspecto de Saúde Pública:

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde o fácil acesso às drogas é um agente indutor ao uso, abuso e dependência de drogas, pois é um fator de risco ao consumo de drogas, então podemos concluir cientificamente que tornar uma droga ilícita em droga lícita é facilitar o acesso da população a essa droga, e o mais preocupante que o acesso seria pela população juvenil, crianças e adolescentes. Em épocas passadas o consumo de drogas iniciava-se na adolescência, atualmente o consumo de drogas inicia-se na pré-adolescência, por isso, a nossa preocupação com relação à legalização da maconha.

O que está por detrás da adolescência, por que é o público mais vulnerável e é o foco principal, pelos comerciantes de drogas lícitas como a bebida alcoólica ou no caso como o tabaco, no caso o cigarro, e agora esse tal de narguile que também é altamente prejudicial à saúde, e seja também pelos traficantes com relação ao consumo de drogas ilícitas, como a maconha, cocaína, crack, entre tantas outras.

A adolescência é a fase de transição do jovem para a fase adulta, então as drogas lícitas ou ilícitas representam o mundo dos adultos, então é atrativo e os jovens sofrem a pressão de grupo dos próprios amigos, inclui-se aí a questão de quem são suas amizades, o que fazem, o que gostam, como se vestem, se usam drogas ou não, logo identificando um adolescente, sabemos como é o grupo a que pertence, pois criam uma espécie de padronização de comportamentos, vestimentas, gírias e gostos, e se houver droga, o uso das drogas, a grande maioria estará fazendo uso.

Além disso, os adolescentes não temem o perigo, julgam-se onipotentes, gostam de desafios e de desafiar autoridade, gostam de transgredir, então o que representa as drogas lícitas ou ilícitas para eles? será que não representa uma forma de contestação?

Nota-se que historicamente a maconha foi muito utilizada como droga de contestação aos regimes políticos, basta ver a época dos chamados hippies, seu consumo era muito difundido como forma de contestação ao poder político da época e muitas pessoas e algumas instituições de ideologias partidárias políticas ainda mantém essa forte crença e defendem a questão do uso de drogas por qualquer pessoa, defendendo que as pessoas podem fazer o que quiser com seu corpo, ou seja, essa tal falsa liberdade, pois podemos ser livres fazendo boas escolhas e escolhas preferencialmente saudáveis e não sermos movidos por movimentos políticos indutórios que tentam seduzir pessoas que não possuem conhecimento científico sobre as conseqüências das drogas no aspecto da saúde física, psicológica com conseqüências sociais que trazem prejuízos ao governo e à sociedade, além do que o uso de drogas não liberta, pelo contrário escraviza a pessoa a uma dependência química e a torna mais vulnerável e dependente de outras pessoas, podendo ser mais facilmente manipulada, então não verifico liberdade em que se utiliza de drogas.

É coincidência de que o cigarro e a bebida alcoólica são as duas drogas que mais matam no mundo?

É coincidência que essas duas drogas são lícitas, ou seja, legalizadas?

Por que será que essas duas drogas são as que mais matam pessoas no mundo?

Porque sendo lícitas, legais, tornamos fácil o acesso delas pela população e com o passar do tempo torna-se cultural o seu consumo e para reverter essa situação posteriormente é trabalhoso, é todo um processo de informação, conscientização e tem que haver envolvimento também do poder público, então drogas como a bebida alcoólica e o cigarro provocam ainda muitas mortes em nossa sociedade devido às doenças provocadas e também pelos acidentes e crimes derivados dos seus efeitos (álcool), mas está havendo consciência da população para mudar esse contexto, onde pessoas adultas, os adultos mais velhos preocupam-se com os efeitos delas e até mesmo com a questão de alimentação e outras medidas para garantir a qualidade de vida saudável, isso é muito positivo no aspecto social.

A maconha sendo legalizada não seria mais uma droga a prejudicar a saúde pública?

Observemos as conseqüências de se legalizar o consumo de mais drogas ilícitas em nossa sociedade, traria mais benefícios ou prejuízos?

O Sistema Público de Saúde possui leitos psiquiátricos para tratar todas as demandas de dependentes químicos, caso todos tivessem que ser internados?

Por que será que existem muitas ONGs, Comunidades Terapêuticas, Unidades de Saúde Particulares, Comunidades Religiosas que atuam no aspecto de internação e tratamento de dependentes químicos?

Será que a demanda não é tão grande que o Sistema de Saúde não possua o suporte necessário?

Você já tentou internar um dependente químico no Sistema Público de Saúde? O que você achou?

Se a maconha fosse legalizada, as indústrias de maços de maconha teriam que fazer um marketing desse produto. Logo qual seria o público alvo dos vendedores de maconha, seriam os jovens?

E em sendo os jovens que tipo de imagens e informações eles colocariam em seus comerciais e propagandas? Será que colocariam homens/mulheres bonitas(os)? Imagens de sucesso, enfim tudo o que nos agrada e ao mesmo tempo nos seduz? Será que esses profissionais do marketing colocariam imagens subliminares, ou seja, imagens que seduzem as pessoas por efeitos de visão produzem dupla imagem capaz de produzir a indução, sem a percepção daquele que assiste ou vê a imagem, salvo os seus produtores.

Continuo com mais artigos, deixando essa pergunta aos leitores:

A quem interessa a legalização da maconha?

Se a legalização das drogas ilícitas fosse a solução, não teríamos tantas mortes no mundo com as drogas lícitas como a bebida alcoólica e o cigarro, deveriam ser as drogas de menos potencial de morte no mundo, pois pela teoria de alguns que o permitido não atrairia tanto, logo não deveríamos ter uma estatística de grande repercussão mundial de mortalidade, o que vocês acham ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário