Seguidores

domingo, 5 de janeiro de 2014

4 anos na Blogsfera Azul Marinho

Aos Nossos Leitores,
 
Hoje Os Municipais completa 4 anos e para celebrar promovemos uma reformulação geral neste espaço virtual, buscando aprimorar as discussões sobre os temas atuais, em especial da segurança pública e seus agentes.
 
Nessa nova etapa contamos com uma equipe de colaboradores permanentes, que auxiliarão na criação de novos artigos e na divulgação do nosso trabalho nas principais redes sociais, além de contar com nossos autores que continuam convidados a abrilhantar as futuras discussões.
 
Criamos uma nova roupagem com páginas que nos auxiliam a entender a importância da Blogsfera Azul Marinho, a de Literatura destaca as obras envolvendo o Tema Guarda Municipal e Segurança Urbana, que em sua maioria foram escritas por profissionais da área, já na Legislação relacionamos os Portais da União e dos Estados, destacando o Município de São Paulo, que detém o mais atualizado link de pesquisa de leis, talvez sendo superado apenas pelo da União.
 
Na Blogsfera, destacamos os principais Blogs que discutem Guardas Municipais, dividindo-os por região, destacando os nossos parceiros ao longo dessa jornada, bem como divulgando os Blogs que abordam o Tema Segurança Pública e os de outros assuntos cotidianos.
 
Transformar Os Municipais em um fórum permanente de discussão é o nosso objetivo, pois enquanto profissionais de segurança não podemos assistir calados ao descaso com os serviços públicos promovidos pelo poder "político" dos entes federados.

Não podemos permitir que nossas instituições Policiais caiam cada vez mais no poço sem fundo do descredito com a população, por serem forjadas num modelo saturado e ineficiente, do suposto Sistema de Segurança que não compartilha informações ou sequer se comunicam, pela picuinha entre civis e militares, sejam estaduais ou federais, bem como do não poder de atuação das Guardas Municipais, vertentes que fomentam apenas o crescente "mercado" da insegurança privada, tornando o princípio consagrado na Constituição Federal em que Segurança é dever de todos, em uma grande "piada".  

Destacamos que o papel das Guardas Municipais vai muito além do combate ao crime, pois sua proximidade com a população e nos equipamentos públicos ocorrem de forma permanente, obtendo resultados cada vez mais satisfatórios, necessitando apenas de investimento responsável, o que pode ser o início da criação de um novo modelo de segurança em nosso País, focado na prevenção e principalmente na educação.
 
A impunidade nos atormenta, precisamos rever o Código Penal para atualizar e não flexibilizar com princípios românticos de descriminalização, discutir com responsabilidade o Estatuto da Criança e do Adolescente, aprofundando a questão da redução da maioridade penal, igualmente com a Lei Maria da Penha, pois os números de agressão a mulher disparam em todos os cantos do País. Entretanto, tais medidas se tornam inócuas se não houver uma reformulação do sistema prisional brasileiro, que hoje é uma verdadeira universidade do crime, se tornando mais um estado paralelo do Estado Democrático de Direito.
 
Agradecemos a todos pelo apoio e esperamos contribuir para o aprimoramento da discussão para a criação de Políticas Públicas de Segurança.
 
Editora Chefe  
 
 


5 comentários:

  1. Parabéns pelo retorno: O blog Os Municipais sempre será uma referência.

    ResponderExcluir
  2. Fico muito feliz com o retorno deste meio de informação, e com certeza e semelhante a Fenix, renovado e com mais disposição que antes!
    Estou ansioso por ler os artigos de qualidade que sempre encontrei neste local e poder compartilhar opiniões.
    Muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de dar os parabéns pelo brilhante trabalho desenvolvido até o momento, é iniciativas como a de vocês que enriquecem outras pessoas com conhecimento e informação.
    Desejo todo o sucesso e felicidade.
    Parabéns.

    ResponderExcluir