Seguidores

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DIA DA GUARDA MUNICIPAL

Autor: Euclides Conradim
Inspetor Regional da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo


Inicialmente quero agradecer ao ex-Senador Romeu Tuma (in memorian) que em 2006 apresentou o Projeto de Lei nº 299 de 14 de novembro, que instituiu o dia 10 de outubro como Dia da Guarda Municipal, reconhecendo nas Guardas Municipais do Brasil, uma força amiga e necessária para os municípios, que tem um papel fundamental na defesa e proteção do patrimônio, do meio-ambiente e principalmente da vida humana.

É com orgulho que comemoramos o Dia da Guarda Municipal, Instituição Amiga, Aliada e Protetora da população, Instituição próxima dos munícipes, pois seus integrantes são oriundos do município em que prestam serviços, conhecem as questões sociais, econômicas, culturais de suas comunidades.

As Guardas Municipais realizam diversos benefícios para a sociedade, protegendo os bens, serviços, instalações municipais, protegendo e salvando vidas humanas, que é o maior patrimônio que Deus criou, é o bem mais precioso que existe, protegem ainda, o meio-ambiente, a fauna e a flora, imprescindíveis para a preservação e sobrevivência dos seres vivos, e algumas Guardas Municipais realizam ainda, atividades de policiamento de trânsito, e todas as Guardas Municipais colaboram na incolumidade das pessoas e do patrimônio, ou seja, colaboram com a Segurança Pública, pois são órgãos de segurança e fazem parte deste contexto, estatisticamente as Guardas Municipais possuem um elevado número de atendimentos de ocorrências policiais de diversas naturezas, pois prestam o atendimento ao cidadão no momento em que ele mais necessita, realizando diversas detenções de infratores da lei, prestando socorros a vítimas de diversas naturezas, enfim, tornam-se a “luz no final do túnel” para muitas pessoas.

Se fossemos quantificar o número de ocorrências de cada Guarda Municipal desde a sua criação, verificaríamos que são milhares, e muitas destas ocorrências envolvem a defesa da vida humana, a proteção dos cidadãos, que é o bem maior da sociedade.

Senhoras, Senhores quanto honra em sermos guardas municipais, de vencermos as dificuldades de nosso dia a dia, de vergamos esse uniforme azul-marinho com muito orgulho, de sermos os heróis anônimos daqueles que muitas vezes mal sabem os nossos nomes, de orientarmos as pessoas com presteza e educação, de sermos aquele guarda amigo que protege as crianças na travessia das vias públicas nas portas das escolas, de sermos prestativos em qualquer solicitação que nos chegue, enfim, de sermos esse guarda amigo, aliado e protetor da população.

Guardas Municipais do Brasil, hoje somos uma realidade irreversível, somos centenas de Instituições espalhadas nesse país continental, estamos em todos os territórios, na maioria dos municípios brasileiros, realizamos o policiamento moderno, preventivo e comunitário, dentro das nossas competências legais exercemos o nosso poder de polícia, viemos para somar, viemos para ficar, somos parte da Segurança Pública, cumprimos nossas atribuições legais com amor, com altruísmo, somos e fazemos parte dessa história, continuamos essa história, historicamente as Guardas Municipais sempre estiverem presentes nas questões de segurança de seus municípios.

Senhoras, Senhores que possamos ser essa história, nossos atos enquanto guardas municipais serão eternizados, seremos lembrados, pois cada momento que vivenciamos nossa Instituição deixamos nossas marcas, deixamos nossos exemplos, deixamos nossa influência, deixamos nossas lembranças, aquele garoto lá na Escola vai lembrar seu nome, sua dedicação, seu exemplo; aquela vítima que foi socorrida lembrará que foi através de um guarda; aquele guarda que foi seu subordinado ou colega lembrará de você, de algo que fez a ele, e sem perceber, deixou marcas positivas nele, porque você praticou a caridade de forma natural; seremos e somos uma memória, que memória seremos, isto dependerá de cada um de nós, mas que para o munícipe, nos esforcemos em sermos uma boa memória, memória de guardas abnegados em praticar o bem, de sermos prestativos, dedicados ao ideal de bem servir e proteger, sejamos guardas municipais.

Parabéns Guardas Municipais do Brasil, parabéns a todo aquele que honra e verga este uniforme azul-marinho com dedicação e amor, que constrói, que solidifica, que coloca o seu tijolo na construção da história de sua Instituição!



6 comentários:

  1. Aliada, protetor e amiga...
    Devemos ostentar ossas fardadas azul marinho, bandeirantes, e divisas com orgulho.
    Um grande abraço ao senhor Inspetor Conradim, um amigo que divide comigo e muitos o amor pela nossa Guarda Civil, e parabéns para todos nos GCM's por esta data especial que não deve passar em branco.

    ResponderExcluir
  2. Aliada, protetora e amiga...
    Um grade abraço ao Sr. Insp. Conradim que tanto honra nossa instituição com sua presença de espirito e caráter, um amigo que divide comigo e muitos GCM's o amor pela farda azul marinho.
    Parabéns a todos nós por este dia especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natil, grato pelas suas palavras. Uma vez azul sempre azul, parabéns a você pelo seu desempenho profissional.

      Parabéns a todos os GCMs!

      Um forte abraço!

      IR Conradim

      Excluir
  3. Natil, grato pelas suas palavras e parabéns pelo seu desempenho profissional. Uma vez azul sempre azul, parabéns a todos os GCMs.

    Um forte abraço!

    IR Conradim

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por este momento, a todos nossos profissionais, que com espirito lutador a cada dia quebra barreiras e paradigmas.

    ResponderExcluir
  5. porte de arma para todos os guardas ja.o perigo nos ronda temmos que estar sempre preparado para ele

    ResponderExcluir