Seguidores

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Operação: Capitão Gancho

Autor: Wagner Pereira


O comércio ambulante definitivamente é o maior vilão da segurança pública, pois segundo o Policial e Apresentador Alexandre Zakir, do programa “Operação de Risco, exibido pela Rede TV, “para a Policia Civil de São Paulo, pirataria é um assunto sério e um crime a ser combatido, afinal é o dinheiro da pirataria que também financia as armas dos bandidos e o tráfico de drogas”.

Este é o enredo da “Operação Capitão Gancho”, envolvendo 300 (trezentos) Policiais Civis e 24 viaturas, com destino à Região da Rua 25 de Março, o maior centro de comércio do país.

A Prefeitura do Município de São Paulo ao inserir a Guarda Civil Metropolitana na fiscalização do comércio ambulante estipulou uma série de regras e procedimentos, através da legislação municipal, são leis, decretos, portarias e ordens de serviço que devem ser seguidas, caso contrário tornaria a ação de fiscalização irregular, ensejando apuração de responsabilidade funcional.

Entretanto, observamos que a legislação municipal não se aplica quando a ação de fiscalização é promovida pelos Agentes Policiais do Estado de São Paulo.

No programa podemos observar DVD’s no interior de uma viatura, não há qualquer tipo de controle ou de lacre, assistimos o arrombamento de veículos, ação legitimada por no seu interior ser visível grande volume de DVD’s.

O serviço de inteligência da Policia Civil indica dois pontos que são depósitos de mercadorias irregulares, um na Zona Oeste e outro na Zona Norte, no primeiro os Policiais Civis encontram vários produtos como bolsas, tênis e armas de fogo, no segundo vários produtos de procedência duvidosa e identificam o local como depósito de mercadorias utilizados pelos ambulantes da região.

Estranhamente, a matéria não mostra nenhum depósito na Região da Rua 25 de Março, apesar dos 100 Policiais Militares envolvidos no convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo e dos 300 Policiais Civis envolvidos na “operação Capitão Gancho”.


A matéria do programa “Operação de Risco” está disponível no Youtube acesse: Parte I e Parte II .

A “Operação Capitão Gancho” foi retratada na matéria “Positivo e Operante” e “Programa visto com lupa” do Jornal da Tarde.

2 comentários:

  1. ótima matéria parabéns e obrigado
    GCM Ubirajara

    ResponderExcluir
  2. isso é uma verdade e o pior é que enquanto nao haver uma injeção de animo e estar a frente sangue novo com vontade de fazer esta corporaçao ter uma identidade e o respeito que fora totalmente limado pela falta de profissionalismo do estado maior.

    ResponderExcluir