Seguidores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Municipalização Velada da Segurança Pública

Autor: Wagner Pereira

As declarações do Presidente Paulista do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva referentes às causas do aumento da criminalidade no Estado de São Paulo, atingiram as Guardas Municipais, pois segundo ele “esses números existem por causa de uma municipalização velada da segurança. Cada guarda municipal que se arma enfraquece a segurança, pulveriza as forças. A gestão Serra abriu mão do seu papel. Os municípios estão assumindo a responsabilidade sem nenhuma orientação. Hoje, se um município não paga aluguel da delegacia, não tem prédio. O PT precisa discutir isso e é o que vai fazer”.

Talvez, se as eleições fossem municipais a história seria bem diferente, assistimos mais uma vez um “aventureiro”, “técnico” ou “especialista” em segurança pública encontrar soluções mágicas para a violência que assola a sociedade, acreditar que os municípios estão no caminho errado é mais uma insanidade política que ecoa pela mídia.

As Guardas Municipais devem estar em estado de alerta para eleições deste ano, analisando as conseqüências dos resultados do pleito, que podem implicar até em sua existência.

Leiam a matéria completa no Portal UOL.

4 comentários:

  1. “esses números existem por causa de uma municipalização velada da segurança. Cada guarda municipal que se arma enfraquece a segurança, pulveriza as forças. A gestão Serra abriu mão do seu papel. Os municípios estão assumindo a responsabilidade sem nenhuma orientação. Hoje, se um município não paga aluguel da delegacia, não tem prédio. O PT precisa discutir isso e é o que vai fazer”

    Um fato que o Senhor deve levar em consideração é que 90% das Guardas Municipais existentes no país são comandadas por OFICIAIS DA POLICIA MILITAR REFORMADOS, ou seja, os anciões de sabedoria da polícia militar, os que mais entendem de segurança teoricamente.
    Estas são as suas palavras, muito interessantes, confesso que estou muito surpreso em saber que uma parte da insegurança que assola este país, seja culpa das Guardas Municipais.
    Este fato é uma novidade tremenda tendo em vista que é de conhecimento da maioria do povo Brasileiro que a Policia Militar e a Polícia Civil existem a um bom tempo e é constante na Constituição Brasileira que são estas instituições as responsáveis pela segurança deste país.
    E agora a Vossa Senhoria me publica uma matéria culpando as Guardas Municipais, não acredito que tal declaração seja de sua autoria, pois o PT tem uma filosofia que me levou a ser um militante do partido, a filosofia de trabalhar para o povo, para a sociedade, junto a sociedade e isso é que as Guardas Municipais estão fazendo, ocupando os espaços que os Estado deixou para trás, ajudar o cidadão.
    Caro Senhor, não sei como é a Guarda Municipal de seu município, quem esta comandando esta instituição, mas aconselho a se orientar sobre Guardas Municipais em local onde não há influências corporativas, ou seja, influência militar.
    Obs: Recentemente uma instituição muito séria neste país, realizou um estudo e constatou um fato muito interessante, A POLICIA BRASILEIRA É A POLICIA QUE MAIS MATA NO MUNDO, e pode acreditar, a culpa não e da Guarda Municipal.

    ResponderExcluir
  2. Todos conhecemos a política do Serra, privatizar, terceirizar e taxar (pedágios), é contratar empresas envolvidas em suborno e supefaturamento como as empresas Vanguarda e Nacional de segurança, Alston e etc.
    O serra está pouco se linchando com a segurança pública, polícia não dá voto, principalmente uma polícia cidadã comunitária, que é o alvo do PT e da ONU.
    Com isso as Guardas Municipais crescem e desenvolvem um tipo de policiamento que agrada a população,principalmente nos pequenos municípios das regiões metropolitanas que são esquecidos pelo Estado e que não viraram cabides de emprego de coronéis aposentados como o município de São Paulo Que possuem mais de 40 coronéis nos altos cargos de comando e que impedem os Guardas Civís de executarem um bom serviço a comunidade.
    Não é a Guarda Municipal que impede a PM de trabalhar, é a PM que abandona o seu serviço destinado pela Constituição Federal, para engrossar os quadros dos municípios,e fazer o serviço do Guarda Civil, e com certeza dá mais dinheiro, mais poder e mídia, em detrimento da segurança pública.

    ResponderExcluir
  3. Reitero as palavras bem como o comentário de meus colegas antecessores,no tocante as atribuições realmente a PM deve se preocupar,mas não com as Guardas Municipais,mas com o que deixaram a muito por fazer (Segurança Pública)dentro de suas atribuições Constitucionais,ao invés de discutir limites quem pode quem não pode.As Guardas Civis podem e devem assegurar a Segurança do cidadão(ã),e as PMs não podem impedir as Guardas o que notadamente deixaram de fazer....

    ResponderExcluir
  4. A Guarda Municipal ja deveria fazer parte de um plano nacional de segurança Pública a muito tempo esses agnetes podem contribuir e muito no tange a segurança Pública.

    ResponderExcluir