Seguidores

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um tiro em cada pé, em 4 atos.

Autor: Maurício Sosthenes Gomes
Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo


1º ato

Recentemente, em um shopping, encontrei com um ex-aluno de uma escola municipal onde trabalhei em 1993, ele me reconheceu, mesmo sem uniforme, sabia meu nome de guerra, mesmo após 19 anos...... fiquei impressionado, duvidei a princípio.

Na época, ele com 10 anos, foi surpreendido traficando dentro da escola, induzido por outro menor (16 anos) do lado externo (não aluno), levado a diretoria, de onde convocou-se os pais. Lá ouviu sermões intermináveis sob a sua conduta e futuras conseqüências.

Neste encontro, completamente inesperado no shopping, este, agora homem de quase 30 anos, bancário, agradeceu-me durante vários minutos por aquela medida enquanto tomávamos um café expresso, do qual disse que eu não tinha o direito de recusar.

Disse-me que contava sempre para a esposa grávida o ocorrido, e que gostaria de encontra-me para agradecer, segundo ele, de livrá-lo da marginalidade, dizia que esposa retrucava dizendo: “Impossível, faz mais de 15 anos!!” (não fosse pela história contada em detalhes nem eu acreditaria)

2º ato:

Em 2001, A Polícia Militar de São Paulo divulga a DIRETRIZ Nº PM3-OO1/02/01, (re-editada, se não me engano de 1998) cujo objetivo era desarticular os trabalhos das Guardas Municipais existentes e evitar a criação de novas Guardas.

3º ato:

Maio de 2006, uma facção criminosa, ordena, de dentro dos presídios, ataques à agentes do estado em serviço no âmbito da Segurança Pública: (PM´s, PC,s GCM´s, Agentes Penitenciários etc...)

4º ato:

Setembro de 2012, a mesma facção, hoje munida com endereços, fotos e dados de veículos de policiais e seus trajetos, os ataca nos dias de folga, covardemente e com excesso de meios, os executam em via pública, invadem suas residências e seqüestram suas esposas.

Resumindo:

Quantos destes “Kamikazes do PCC” foram alunos de uma escola municipal? Quantos começaram na criminalidade traficando nestas escolas? Quantos destes tinham 09, 10 ou 11 anos em 1998?

Quando estes números virão à tona? Obvio: Nunca! Esta mensuração é difícil.

Neste momento me vem à mente diversos ditados, populares ou não, mas um me soa mais forte: “Colhemos o que plantamos.”

E alguns, ao lerem este texto e a ousarem refletir, possivelmente pensarão:

“Demos um tiro em cada pé.”

Eu gostaria que nossos governantes refletissem assim:

“Qual é o cenário que queremos ter em 2032?” 

“O que precisamos plantar hoje?”
 
 

8 comentários:

  1. Parabéns companheiro, esta história nos mostra o valor das Guardas Municipais perante a sociedade brasileira.

    Quando lhe parabenizo, estou também parabenizando o aluno em questão, pois, se o mesmo não tivesse ouvido seus aconselhamentos, jamais esse encontro teria acontecido, e o mesmo teria sido, mais um numero nas estatísticas dos governos.

    Mais uma vez, meus parabéns a ambos!

    ResponderExcluir
  2. CD Sosthenes
    Ótimo artigo, pois sempre o nosso carro chefe foi o policiamento escolar , o acompanhamento que se fazia de alunos e pais pobres da pereferia da cidade que nem sempre podiam estar junto aos seus filhos.
    E quantos casos como este foram atendidos por nossos Guardas Civis ? quantos casos como este foram evitados ?
    E por mais incrivel que possa parecer o atual gestão foi totalmente contraria a esta forma de policiamento, dizendo que "não havia necessidade, sendo que ate um despredicio , o gcm na porta da escola" , retirando nossos servidores , daquela que seria uma das funções mais nobres - cuidar de nossos jovens -
    E hoje o que vemos ? Vigilantes contratados sem muito o que possam fazer e o entorno das escolas controlados pelo trafico. Ate quanto ? abraços
    Alexandre

    ResponderExcluir
  3. Isso e e apenas um que vc encontrou,mas saiba que tem mais no caminho do bem, mesmo com todas esta perseguições a GUARDA MORRE MAS NÂO SE RENDE.
    CD Vc sempre soube trabalhar. IR/Sm 1994
    Abraço LIMA

    ResponderExcluir
  4. Maurício Sósthenes, Parabéns!!!!! com certeza esse é um dos seus melhores artigos e dos aqui já publicados, espero que os leitores possam captar sua essência e que nos Blogueiros possa auxiliar na divulgação desse brilhante trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pereira, postar em um blog deste nível é o que me motiva.

      Eu espero,sinceramente, que não seja apenas lido por GCM´s, mas sim por todos aqueles que podem mudar o curso da Segurança Pública em nosso querido Brasil.

      Excluir
  5. Caro CD Sósthenes, Excelente!!! Sua ação profissional a mais de 15 anos, tem reflexo nos dias atuais, pense em quantas vidas você ajudou a preservar orientando aquele menino quanto ao caminho que estava seguindo, certamente dezenas de milhares de familias estão isentadas da miséria da dependência quimica por entorpecentes.

    Certamente D-us tem te recompensado pela atitude profissional e pessoal.

    Temos um "filão" chamado "Segurança Escolar", em várias modalidades, podendo ser a pé, motorizada, por visitas e palestras aos alunos e professores, temos de explorar esse "mercado" que está esperando para ser explorado, temos perfil comunitário e preventivo, usemos esse perfil para nos fortalecer e ser a policia preventiva das cidades.

    ResponderExcluir