Seguidores

terça-feira, 1 de abril de 2014

Copa do Mundo de Futebol: Uma oportunidade para reivindicar melhorias ou para mostrar que sabemos fazer a nossa parte?

Especialista em Segurança Pública
Bacharel em Ciências Jurídicas

Ultimamente as negociações entre governo e entidades de representação de classe não têm se mostrado favorável aos integrantes da Guarda Civil Metropolitana no que se relaciona a questões salariais. Pelo que andei lendo em portais virtuais foram oferecidos 5% (cinco por cento) de reajuste sobre o salário base neste ano. Sobre o futuro, 2015 ou 2016, a mim não cabe fazer avaliação se a proposta é boa ou ruim, visto que nem sabemos ainda se haverá inflação e, se houver, qual será o índice de correção a ser aplicado – pode ser que a inflação seja zero, e então qualquer reajuste será vantagem; mas pode ser também que a inflação seja de 20%, e assim, um reajuste de 5% ou 10 % configure uma tremenda defasagem salarial. Portanto, me recuso a discutir reajustes para anos vindouros em um país onde a economia oscila tanto. 

Em 2013 não houve reajuste e a inflação, segundo o IBGE, foi de 5,91%, portanto, o justo seria reajustar primeiro o salário do ano passado em 5,91%, e depois reajustar o deste ano, isso, sem considerar a necessidade de reposição salarial de perdas dos anos anteriores cujo percentual estaria bem acima dos valores propostos.

Na cidade do Rio de Janeiro, em pleno período de carnaval, os garis fizeram uma paralisação de 08 dias, deixaram as ruas em estado de calamidade, mostraram a sua real importância para a cidade, e assim conseguiram um reajuste salarial maior do que os 37% oferecidos pelo governo.

Essa situação me fez pensar que a pressão que se exerce sobre o governo em uma paralisação está proporcionalmente ligada à importância que o serviço realizado pelo órgão paralisado tem sobre a cidade. Quanto mais importante, mais pressão exerce a paralisação, e maior será o reajuste (será?).

A Guarda Civil Metropolitana aos poucos vem ganhando destaque no cenário municipal e, principalmente, no cenário da Segurança Pública. A sua importância aumenta a cada momento em que ela se afasta da ideia de tentar fazer o mesmo trabalho que já é desempenhado pela Polícia Militar ou qualquer outro órgão público que está em pleno funcionamento. Explico: Fazer mais do mesmo, e de um mesmo que não funciona a contento, pode gerar a interpretação de que quando a GCM sai de cena a PM pode cobrir o vácuo que ela deixou – portanto, ela não seria insubstituível e sua ausência não seria notada. Assim, afirmo em dizer que realizar atividade diferenciada e de real importância para os munícipes, de forma quase que insubstituível, seria um dos caminhos para conquistar importância e valorização perante aqueles que nos governam.

A Copa do Mundo de Futebol é o grande circo internacional. O palco das observações. A oportunidade para chamar a atenção, seja de forma positiva, seja de forma negativa.

Já ouvi rumores sobre a possibilidade de paralisação da GCM durante a Copa, e já ouvi de muitos que naquele período estaremos diante da maior oportunidade de mostrar o nosso valor com trabalho sério e de qualidade.

Fico com a segunda opção. Temos potencial para ser “o novo” diante de um sistema de segurança pública arcaico. Temos força suficiente para alcançar nossas conquistas com trabalho e dedicação, sendo útil e indispensável para a cidade e para os munícipes.

Temos que nos empenhar para que o nosso valor venha no reconhecimento do mérito, nos resultados positivos das nossas ações, não da pressão, não do desespero, nem da inconsequência, muito menos de uma paralisação.


Fica lançado o desafio!

8 comentários:

  1. Concordo com o Sr. Inspetor, desde que a barriguinha dos nossos familiares estejam com o minimo de suprimentos, assim como as de alguns gcms que nem dinheiro para almocar tem....Já trabalhei com o Sr. É um dos minimos Inspetores que se preocupam com os Gcms, como também é qualificado par ser inspetor, diferentes de muitos por aí

    ResponderExcluir
  2. O Sr. fala isso, porque é novinho, pra mim, que sou da 1 turma (1986), e isto é o pensamento de Chefia nova, fique sabendo o Sr. que "muitas" vezes a GCM tentou por este lado, e nada até agora, e não vai ser desta vez, por isso sou da 1 opção, parar, greve, e se a GCM for substituida, que seja pra sempre, que acabe logo; pois chega né 28 anos, já deu pra mostrar nosso trabalho e valor, agora se o Prefeito e os comandantes, querem tratarmos como barnabés, que tratem e acabem logo com a GCM; pois o que não dá mais é ganhar menos que barnabé, e outra quero ver o Sr. quando tiver com 28 anos de GCM, se vai continuar com esta opinião. 1 abração, há, e olha que sou também Inspetor, imagine o GCM com o salário que ganha e descordo do colega acima; pois o Sr. não demonstrou se preocupar com o GCM..

    ResponderExcluir
  3. Avalie seu salário sem a função gratificada, no passado os Senhores viram tão somente seu lado, esquecendo da tropa, ainda mais com o absurdo da incorporação dessa gratificação que nos condenou a escutar diariamente "já incorporei, agora vou esperar a aposentadoria", agora temos que aguentar vou a Inspetor Regional, depois me aposento, e a base como fica?

    ResponderExcluir
  4. O Sr. deveria levar essa proposta para a Assembléia dia 07, próxima segunda-feira...Acredito que o Sr. estará lá...

    ResponderExcluir
  5. Estamos recebendo menos que um salário minimo de padrão, cadê a resposta para isso? somos pais de família que precisamos ter um salário digno, será que consegue compreender o significado da palavra dignidade.

    ResponderExcluir
  6. Inflação zero, quando isso ocorreu no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, lamentável....sempre mais do mesmo...até quando...

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, nada de concreto até o momento, e mais uma vez o SINDGUARDAS nos inflamam para uma manifestação. CUIDADO!!! , pois de novo o Sindicato não entrou com nenhum questionamento jurídico , ou seja se a greve for declarada ilegal e estivermos parados: as faltas vão ser descontadas. De novo o SINDGUARDAS falha no profissionalismo e na negociação. E o plano de carreira???? Ninguém sabe ao certo em que pé está????

    ResponderExcluir
  8. Inspetor Bazana, opinar quando já possui um cargo incorporado é muito confortável, apesar de possuir seus méritos, não pode pensar somente no senhor. Não há nada de positivo nessa nova gestão, e já faz mais de um ano!!!! Admissão de novos guardas ainda não saiu, Plano de carreira, ahááá, piada né, uniformes e material de escritório e de limpeza, somente através do dinheiro do nosso "bolso", enfim... onde está o discurso de "valorização do gcm"????? Alguém pode me dizer?????

    ResponderExcluir