Seguidores

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

A tecnologia no combate a violência contra a mulher

A violência contra a mulher permanece crescente, mesmo com o advento da Lei n 11.340/06, com quase treze anos de existência, continuamos na luta contra a violência seja doméstica ou não. 

Em dois anos, o número de mulheres que declararam ter sido vítimas de algum tipo de violência passou de 18% para 29%. Desde 2005, esse percentual se mantinha relativamente constante, entre 15% e 19%. Também houve crescimento no percentual de entrevistadas que disseram conhecer alguma mulher que já sofreu violência doméstica ou familiar. Esse índice saltou de 56%, em 2015, para 71% em 2017. Entre os diversos mecanismos que a Lei Maria da Penha trouxe para proteção da mulher, a tecnologia tem sido aliada na inibição dos agressores.

Desde 2014, desenvolvido pela ONU Mulheres e então Secretaria de Políticas para as mulheres da Presidência da República e com apoio da Embaixada Britânica, o aplicativo para celular Clique 180 ampliou as opções para atendimento as mulheres vítimas de violência.

O Aplicativo tem linguagem simples, direta e objetiva, contém informações sobre os tipos de violência contra as mulheres, dados de localização dos serviços da Rede de Atendimento e sugestões das rotas físicas para chegara até eles. As denúncias podem ser feitas pelas vítimas ou por pessoas que testemunharam as agressões, outra função do aplicativo é a chamada rápida para o Ligue 180, que é a Central da Secretaria de Políticas para Mulheres que recebe denúncias e fornece orientações, além de conteúdos como a Lei Maria da Penha e uma ferramenta colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem riscos as mulheres.

O aplicativo está disponível para os sistemas IOS do Iphone e Android dos demais smartphones, pode ser baixado na Apple Store ou na google Play, bastando digitar Clique 180 e seguir os passos de instalação.

Outra ferramenta interessante é o Malalai APP, criado em 2015, ideia da arquiteta mineira Priscila Gama,  é um aplicativo que mostra os pontos positivos e negativos da rota que a mulher irá percorrer e avisa alguém de confiança, um tipo de companhia virtual, sobre a sua localização de forma automatizada, caso demore mais tempo que o programado para chegar ao seu destino, alguém será alertado, possui ainda um botão de emergência que permite socorro de forma ágil, e pode ser criado um atalho na tela inicial do celular para que seja acionado rapidamente.

A ferramenta aponta o movimento da rua escolhida, se há policiamento fixo nas proximidades, edificações com porteiros e estabelecimentos comerciais abertos, trechos mal iluminados, ocorrências anteriores de assédio, esse mapeamento colaborativo permite a mulher apontar os pontos críticos de rotas ajudando a outras mulheres. Disponível no Google Play e na App Store, o aplicativo teve 5 mil downloads no Google Play no ano de 2017.


O nome do aplicativo foi inspirado na paquistanesa e ativista dos direitos das mulheres Malala Yousafzai, 20 anos, e segundo sua criadora, Priscila, “A proposta do Malalai está relacionada à liberdade da mulher, mais do que com segurança. A partir do momento que há medo de ir e de vir, a liberdade acaba, bem como as oportunidades de mulher fazer cursos, de ter vida social… E uma das causas da Malalai é a luta pela liberdade das mulheres”

Priscila Gama, também é a criadora de um botão antipânico discreto, camuflado em uma joia, que pode ser acionado sem alarde por mulheres em situações de perigo. Hoje, quando o botão é acionado, o aplicativo envia um SMS para um número previamente cadastrado pela usuária, com dados sobre sua localização. Em breve, o dispositivo também enviará notificações quando a mulher passar por uma região marcada pelo aplicativo como perigosa.


O aplicativo FemiTaxi conecta motoristas mulheres à clientela feminina, oferecendo segurança, conforto e ótimo atendimento. O serviço é exclusivo para as mulheres e crianças desacompanhadas.  


O bSafe é um aplicativo de segurança pessoal no qual as usuárias criam uma “rede de segurança” com pessoas de sua confiança, que são notificadas em caso de emergência ou situações de insegurança. O bSafe fornece recursos pioneiros como ativação de alarme por voz, transmissão ao vivo e gravação de áudio e vídeo automaticamente, com versões para android e IOS.


E por último falaremos do Circle of 6, um aplicativo de segurança pessoal para todos, mas que pode ser particularmente útil para a segurança das mulheres, o aplicativo permite que você escolha 6 amigos para ajudar você em casos de emergência, se estiver perdida ou acontecer algo inesperado, pode acioná-los através do aplicativo, também disponível para Android e IOS.


Essas são algumas das ferramentas existentes para a proteção da mulher e prevenção em todas as situações de violência, são tecnologias bem-vindas e devem ser amplamente divulgadas!

Bacharel em Direito

Pós Graduada em  Direito e Processo Penal pela Universidade 9 de Julho
Coordenadora do Blog Justiça 11.340

Fontes: http://malalai.com.br/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário