Seguidores

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Da Redação - Eleições 2014 – A história se repete



Autor: Wagner Pereira
Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo
Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco
Pós-Graduado em Direito Administrativo pela Escola de Contas do TCM-SP




A Nação Azul Marinho mais uma vez fica sem representantes no Congresso Nacional e provavelmente nas Assembléias Legislativas, embora tivéssemos candidatos em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, estes não receberam apoio do efetivo das Guardas Municipais, tendo um desempenho tímido nas urnas.

Observamos a distância o empenho de Everson Camargo e de José Aparecido da Silva, ambos da Guarda Municipal de Curitiba, que postulavam os cargos de Deputado Estadual e Deputado Federal pelo Estado do Paraná, bem como, de José Luis da Silva Alves, da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que postulava o cargo de Deputado Federal, porém não conseguiram votos suficientes para sua eleição.

Em São Paulo, tivemos 4 (quatro) candidatos a Deputado Estadual e 3 (três) candidatos a Deputado Federal, exceção feita a Maurício Domingues da Silva (Naval) e Neuceli Evangelista, todos os demais candidatos perderam força e obtiveram números de votos inferior ao de pleitos passados, demonstrando o desgaste junto ao eleitorado azul marinho.

No entanto, observamos que a segurança pública tem seu poder nas urnas, o desempenho de Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (Coronel PM Telhada), que foi eleito como segundo Deputado Estadual mais votado em São Paulo, além da eleição de Álvaro Camilo (Coronel PM Camilo), Edson Ferrarini (Coronel PM) e Antônio de Assunção Olim (Delegado Polícia Civil), e do Sérgio Olímpio Gomes (Major PM) para Deputado Federal. No Rio de Janeiro Jair Bolsonaro (Capitão do Exército) foi o Deputado Federal mais votado.

No caso Paulista, os principais candidatos nos presentearam com uma verdadeira fisiologia partidária, não respeitando as coligações de suas legendas, fazendo alianças com candidatos de partidos rivais, despertando desconfiança do eleitorado, que foi retratada nas urnas.

A fórmula está esgotada, mas muitos irão minimizar os resultados e continuarão na insistência dos mesmos nomes, porém o processo de renovação se faz emergente, para a construção de uma candidatura única para vereador em 2016, que possa realmente ter chances de eleição a uma cadeira no Parlamento Paulistano.

O debate deva ser iniciado imediatamente para a indicação dos possíveis candidatos, como Dennis Guerra, Adriano Duarte, Maurício Villar ou Clóvis Roberto Pereira, que surgem como novas lideranças Azul Marinho.


Outro ponto que deve ser discutido é a renovação da direção das entidades de classes e associações, criando um modelo eleitoral  transparente, legitimando a representação daqueles que forem escolhidos por seus associados. 

7 comentários:

  1. Parabéns. Utópico, mas único caminho. Será que algum candidato abrirá mão nesse processo? é a única forma, resta convence-los. É preciso fazer uma prévia entre as guardas no caso de estado e na nossa para vereador. Mas quem, com necessária credibilidade pode realizar essa tarefa? Isso é papel para órgão de representação. Necessário se desvencilhar das vaidades e interesses pessoais, essa é a parte difícil...

    ResponderExcluir
  2. Meu! O que falar?! Em 2016, temos obrigação de fazer um vereador, e a partir de hoje,estou engajado! aceito o desafio de ser candidato nas próximas eleições à vereador por são paulo para defender as ideias e propostas de nosso agrupamento político que acabamos de formar, sei que será uma empreitada muito difícil( a exemplo do que ocorreu agora com os nossos companheiros); pois somos poucos e não temos nenhuma infra-estrutura dos políticos atuais e já conhecidos, já que não temos o apoio logístico e financeiro de nenhum sindicato, igreja, Ong, etc.; inicio a luta agora para que possamos na hora "h", a logística e a tática de nossa GCM de São Paulo em busca da vitoria pelo boca a boca. Um grande abraço e avante!!!!!!!!!!! exemplo rápido : 4000 mil GCMs vezes, 20 familiares ou amigos estouramos e saiba, dá pra mais, se estudarmos este pensamento agora. Um grande abraço. Carlos Matos

    ResponderExcluir
  3. Ah! ia me esquecendo:
    Caro amigo Wagner Pereira,sei da qualidade de todos que vc apresentou como novas lideranças em seu texto,assim como o comentário do anonimo estão corretos e bem observamos,precisamos ter este olhar crítico,porém para a construção. Em pretérito,fizemos um referendo com participação de muitos GCMs com lideranças dentro de nossa Guarda Civil,e não deu certo. Qto ao sindicato,vc também esta certo,porém a GCM não quer mais sindicato para sua defesa trabalhista, isto é o que sentimos ao falar com os GCMS pessoa física(trabalhador), e como fazer esta mudança,precisamos demostrar que a estrutura sindical é importante e que a diretoria quando não se alcança o objetivo tem que ser trocada,algo que não vem ocorrendo. E bem observado por vc Wagner Pereira.Precisamos abrir debates em busca de uma compreensão logo uma atitude. E sendo assim,já proponho como já dito ,a ser pre candidato Vereador por São Paulo,não sou uma liderança nova,mas,nunca foi candidato a cargo politico partidário,e ao longo de minha vida publica,fui buscando entendimento,coragem,e digo,estou pronto para o desafio.
    Carlos Matos
    Classe Distinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matos,
      Precisamos aprofundar as discussões e vejo que neste processo, seja a sua candidatura a representar a categoria, pode ter certeza que terá nosso apoio incondicional, mas temos muito que caminhar, temos que convergir com as associações e sindguardas, para usarmos a máquina em nosso favor, temos que agregar forças, para que nosso sonho se torne realidade, mais uma vez apresento nossos agradecimentos por sua participação que permite elevar a qualidade do debate.

      Excluir
    2. Caro CDs. Tivemos 5 candidatos, ou mais, nenhum levou e como disseram os votos em alguns foram pífios, e de outros que a tempos vem em busca de uma vaga na política foram menos do que em anos anteriores exceto o CD naval.Respeito todos os nomes que foram expostos como também a do CD matos que já foi presidente do sindicato e é presidente atualmente do Estadual.. Porém em nome da democracia creio que devemos desde já estudarmos prévias, e à partir do ínicio de 2015, recebermos propostas de todos GCMs que queiram se candidatar a vereador..( Até eu quero)... quem não quer....e durante essas prévias ouvir-mos propostas, debates, e principalmente o comprometimento com a categoria, até chgarmos a um só nome de concenso....e nesse apostar-mos todas as fichas e realmente lutar-mos para ele ser eleito e é possível, pois não será somente 4 mil GCMs, mas tem mais 2 mil a se integrar a nós até lá. portanto será quase 8 mil GCMs(Fs), e como disse o CD matos se conseguirmos 20, até 15 até 10 votos cada um, teremos um eleito. pois teremos de 120 mil a 80 mil votos se lutarmos de verdade. O CD Naval pela sua história de vida pessoal e de luta é um candidato fortíssimo, O matos, o Irineu, o Joselito,

      Excluir
    3. CD, não vamos citar nomes por favor, e sim deixar que todos que se achem no direito e em condições, lancem suas pré candidaturas para essas prévias, debates, etc... mesmo que seja 20, 30 GCMs, pois temos até 2016 para filtrar, através dessas prévias, debates, comprometimento, escolher o melhor e mais preparado, com comprometimento com a GCM, e assim todos apoia-los em um concenso geral, total e irrestrito, só assim teremos grande chance de por um vereador lá na camara que seja GCM.Ação...o Sr. tbm seria uma boa opção, é graduado em direito isso é bom, tem argumentos.

      Excluir
    4. Acredito que dentro do processo democrático todos podem externar suas preferências, por isso fiz as indicações, pois são lideranças que estão sendo construídas, lembro que a renovação passa necessariamente pelas eleições nas entidades e associações, gostaria muito que pudéssemos realizar uma pesquisa ampla para termos um consenso, por isso acredito ser importante que tenhamos duas situações, aqueles que se predispõe a ser candidato, como o CD Matos, os nomes que citei, e fico lisonjeado pela minha indicação, embora pense que a renovação de fato ocorra com a indicação de um GCM 2ª Classe, que tem muitos anos de luta na GCM/SP.

      Excluir