Seguidores

domingo, 5 de janeiro de 2020

Da Redação - Entrevista Marcos Silva - O Capoeira Liberdade





Marcos Silva, nasceu na Cidade de São Bernardo do Campo no Estado de São Paulo, filho de pais Baianos, formado em Letras, praticante de Capoeira, integrante da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, autor do Livro “O Capoeira Liberdade”, gentilmente aceitou o convite do Blog "Os Municipais" e concedeu entrevista a Wagner Pereira.

1 - Como surgiu a ideia de escrever o livro “O Capoeira Liberdade”?

R: Em 2015 estava de férias e acordei com uma vontade de ler sobre capoeira, e ao pesquisar fiquei chocado em saber que no Brasil um país de dimensões continentais tínhamos tão poucas obras sobre capoeira ,fiquei indignado! Precisamos valorizar o que é nosso. Pensei: - Preciso ajudar as pessoas a conhecerem a capoeira! Nos dias seguintes as ideias foram fluindo para a construção do livro e comecei a anotar essas ideias.

2 – Os personagens como Sombra e Tigre são inspirados em alguém?

R: Eu vi a capoeira em alguns estados do Brasil: SP, RJ, RN, PB, PE, CE e no estado da Bahia, fiz uma junção das qualidades técnicas de vários capoeiras para formar esses personagens.

3 – A personagem Maria Angélica é inspirada em alguém?

R: Maria Angélica foi inspirada nas mulheres de nosso Brasil, que são mulheres fortes, mulheres guerreiras, inclusive muitas delas são as chefes de família que conduzem seus lares dando tudo de si.

4 – As referências ao Estado da Bahia são constantes, em especial nas Cidades de Canudos e Jacuipe, Qual a relação do senhor com esses locais?

R: Sou filho de baianos e quando fui para a Bahia fiquei encantado com a cultura de meus ancestrais que são da Cidade de Riachão do Jacuípe: a tribo indígena, o quilombo e portugueses buscando um recomeço se fundiram e formaram a minha família. Canudos é uma ferida aberta do Brasil. Muito me entristece saber que mais de 25 mil pessoas foram dizimadas (um holocausto brasileiro). Muitos não conhecem essa triste história.

5 – O Senhor realizou pesquisas para conceber o cenário histórico do livro “O Capoeira Liberdade”?

R: Sim, as pesquisas foram fundamentais para criar os cenários, principalmente as de campo, para o leitor entender um pouco do que é o nosso Nordeste e toda a sua riqueza cultural.

6 – Como foi a construção da capa do livro “O Capoeira Liberdade”?

R: A capa eu queria em preto em branco com dois capoeiras lutando, somente a silhueta, algo que remetesse ao passado e que fosse destacado, identificando a capoeira, foi um desafio, mas saiu do jeito que eu queria.

7 – Como foi descrever os movimentos da Capoeira no livro “O Capoeira Liberdade”?

R: Foi um processo muito difícil, pois um dos propósitos é despertar a capoeira nos brasileiros, porque a capoeira está ligada a história do Brasil. Os movimentos da capoeira sem sombra de dúvidas são os mais complexos das artes marciais, e descrevê-los foi o meu maior desafio, pois meu propósito era descrevê-los de uma forma que o leitor entendesse a eficiência da capoeira.

8 – Quando surgiu a paixão pela Capoeira?

R: Sou amante das artes marciais e como a maioria dos brasileiros quando criança sabia quem era o Bruce Lee, mas não sabia quem era Mestre Bimba (criador do estilo capoeira regional, lutador invicto contra as outras artes marciais). Quando fui a Bahia visitar parentes quando criança e no início da adolescência aprendi muito sobre nossa cultura, e gostaria de aprender mais e por ato divino quando voltei de uma das viagens inaugurou uma academia perto de casa e comecei a treinar.

9 – Qual a origem da Capoeira?

R: A capoeira como todas as outras Artes Marciais, nasceu num parto sofrido. Nasceu no meio das senzalas, os negros oprimidos, mesmo amarrados e desnutridos, conseguiram inventar uma luta que transformou seus corpos em armas. Cabeçadas, chutes poderosíssimos, rasteiras e golpes fantásticos, possibilitaram que os negros fossem resistência e lutassem pela liberdade.

10 – A Capoeira pode ser considerada arte Marcial?

R: A capoeira é a arte marcial 100% brasileira. É a arte marcial tão eficaz que possibilita que o mais fraco possa vencer o mais forte, e que um capoeira possa enfrentar vários adversários ao mesmo tempo. Um capoeira era tão perigoso que leis foram criadas para proibir a sua prática, eles eram os nossos samurais as equipes das guardas na época eram recomendadas a jamais abordar um capoeira sozinho.

11 – A Capoeira foi proibida no Brasil de 1890 a 1937, ainda há preconceito quanto aos seus praticantes?

R: Os reflexos da escravidão estão muito enraizados na nossa sociedade e tudo que tem relação com o negro é bem estereotipado e com a capoeira não é diferente, há ainda grande preconceito que precisamos derrubar. A capoeira cresceu muito, mas precisa crescer ainda mais e o livro O Capoeira Liberdade veio para colocar a capoeira no destaque que ela merece.

12 – Qual o caminho que o senhor recomenda para quem tiver interesse em praticar Capoeira?

R: A capoeira é excelente, pois beneficia todas as faixas etárias e condições físicas é uma democracia onde todos podem se encontrar na capoeira, além de aprender uma defesa pessoal a pessoa aprenderá a cantar, tocar diversos instrumentos, interagir e principalmente aprender a história do Brasil, porque a capoeira é história viva. Visite academias e logo de cara você se apaixonará por nossa arte marcial brasileira.

13 – Como foi o desafio de escrever um livro?

R: Foi muito difícil, mas muito satisfatório. Agradeço a minha família que me apoiou, o apoio foi fundamental, o lançamento do livro foi uma meta familiar.

14 – Qual o conselho que o Senhor daria a quem tem interesse em escrever um livro?

R: O primeiro conselho é sempre andar com papel e caneta ou um bloquinho de anotações com lápis, pois as ideias e inspirações vem o tempo todo para todo mundo, só que se não forem anotadas elas se perdem, teve uma ideia, uma luz, um lampejo, escreva anote tudo! A reflexão é fundamental, entretanto se não anotarmos todo o trabalho mental será perdido.

15 – Como está a divulgação do livro “O Capoeira Liberdade”?

R: Até agora fizemos 12 noites de autógrafos nos municípios de São Paulo, Santo André, Ribeirão Pires, e logo faremos em outras cidades, também estamos divulgando nas redes sociais.

16 – O Senhor pretende escrever a continuação do livro “O Capoeira Liberdade”?

R: Sim pretendo, todos os leitores já estão me cobrando e ansiosos para que tenha uma continuação, isso me motiva muito.

17 – O Senhor pretende escrever livros com outros temas?

R: Sim pretendo, já tenho alguns materiais sobre outros assuntos, mas o pedido constante dos leitores para eu fazer a continuação de O Capoeira está me deixando balançado.

18 – Como tem sido a avaliação dos leitores sobre o livro “O Capoeira Liberdade”?

R: Os leitores tem opiniões das mais variadas, muitos falam que tiveram uma conexão com o livro, muitos choraram, muitos torceram pelos personagens e muitos fizeram descobertas sobre a história do Brasil. muitos relataram que o livro os ajudou a entender nossa sociedade hoje: os preconceitos, o racismo e os reflexos da escravidão na formação da vida social do Brasil.

19 – Como os leitores podem adquirir o livro “O Capoeira Liberdade”?

R: O livro esta a venda no site da livraria Pacobello (pacobello.com.br) entregam em todo Brasil ou pelo Whatsapp 983442505

20 – Qual a mensagem que o Senhor gostaria de transmitir aos leitores do livro “O Capoeira Liberdade” e do Blog “Os Municipais”?

R: Aos leitores muito obrigado, vocês são a mola propulsora de nós escritores e a cada sorriso, lágrimas, tristeza ou alegria nos motivam a continuar. Aos leitores do blog convido a lerem o livro O Capoeira Liberdade, pois o conhecimento é libertador, um forte abraço aos nossos verdadeiros super-heróis os guardas municipais de todo Brasil que dão as suas vidas em prol de nossa sociedade. Blog "Os Municipais" muitíssimo obrigado pelo espaço parabéns pelo excelente blog, ferramenta de informação e cultura.

Marcos Silva
(Antonio Marcos da Silva)



Nenhum comentário:

Postar um comentário