Seguidores

quarta-feira, 16 de março de 2011

Guarda Municipal de Varginha - História


Autor: Mauricio Maciel
Comandante da Guarda Municipal de Varginha

HISTÓRICO

"O passado é um mestre valioso em ofertar lições de mérito para o presente e o futuro".

A Guarda Municipal de Varginha foi organizada em 18 de Dezembro de 2003 pelo prefeito Mauro Tadeu Teixeira como corporação Policial uniformizada composta por 100 Guardas Municipais.

A história das Guardas Municipais mostra uma honrosa participação em episódios que marcaram a vida nacional, combatendo na Guerra do Paraguai em 1865, entre outros momentos marcantes de nosso País desde 1.808, com a vinda para o Brasil da Família Real veio com ela “ a Guarda Real de Policia”. Tendo em vista as peculiaridades do Brasil, essa Guarda teve foi organizada, de acordo com a situação, urgente.

No período do Brasil Império, a Regência promulgou a lei de 10 de outubro de 1.831, autorizando as Províncias a criar um corpo de Guardas Municipais, as quais tinham a finalidade de manter a tranqüilidade  pública e auxiliar a justiça de acordo com os efetivos necessários, sendo nesta data comemorado o dia Nacional do Guarda municipal, que foi instituído em 1993 no Congresso Nacional de Guardas Municipais realizado em Curitiba. A Guarda Municipal de Varginha esta crescendo junto com nossa Cidade , adaptou-se aos nossos dias, evoluindo com a sociedade. Hoje, está voltada aos anseios da comunidade, integrando-se a ela através do Policiamento Comunitário, garantindo a paz e a proteção de vidas e bens a toda comunidade Varginhense.

APRESENTAÇÃO

A guarda Municipal de Varginha possui sua sede na Rua Equador, Vila Pinto, onde funciona o departamento administrativo, dividido em planejamento, processamento de ocorrências,financeiro, almoxarifado, sala de treinamento e central de operações, que atende pelo telefone 153 e 3690-2714. A central de operações distribui as chamadas para as viaturas, via rádio, que trabalham em patrulhamento pela cidade, cuja divisão é feita em seis setores. Esta Central de Operações e Banco de Dados trabalha em monitoramento eletronico de dezenas de prédios públicos Municipal. Esse monitoramento traz eficiência e segurança para diminuir os índices de violência e criminalidade em Varginha.

ORGANIZAÇÃO

Organizada pelo prefeito Mauro Tadeu Teixeira em 18 de Dezembro de 2003, por lei municipal, com um efetivo previsto para 100 Guardas Municipais. A GMV possui também a incumbência de proteger o meio ambiente e de prestar apoio aos órgãos que com ela compõem o complexo de Segurança Pública, como as polícias Federal, Civil e Militar, entre outras. Suas responsabilidades foram acrescidas com o advento da municipalização do trânsito em Varginha. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o grupamento passou também a fiscalizar o trânsito nas vias públicas da cidade, orientando ciclistas, motoristas e pedestres, autuando os infratores da lei, na esfera de sua competência.

FORMAÇÃO e CIDADANIA

Para tornar-se Guardas Municipais , todos os integrantes foram submetidos a mais de cinco meses de Curso de Especialização Profissional, em aulas teóricas e práticas diariamente e em estagio. As aulas foram ministradas seguindo a matriz Curricular do SENASP, instrutores do Batalhão de Policia Militar de Minas Gerais, integrantes da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O currículo de formação, foi composto de matérias como Noções de Direito, Defesa Pessoal, Armamento e Tiro, Instrução Policial, Defesa Civil, , Educação Moral e Cívica, Ordem Unida, Educação Física, Etica, Direitos Humanos, Resgate, Criminalistica, Primeiros Socorros, Prevenção e combate a incêndio, Tecnicas de Abordagens e adentramentos, Legislação de Trânsito, Preenchimento de BO e autos de infração e diversas outras matérias. Constantemente são realizados cursos de aperfeiçoamento em diuversas areas de Trânsito, Meio Ambiente e Policiamento Comunitario.


Um comentário:

  1. você da guarda ou são loucos e muito corajoso e loucos para serrem policia, pois sou pm do df e rcebo por mes mais de 6000,00 reais de salario e trabalho com pt.40 e fuzil 556 e submtr .40 alem de munição de não letal e munição quimica. enqunto você em muito dos municipios recebe menos de 1000,00 reais por mes e portão no maximo revolver .38 ou pt380 quantando portão e ainda querem fazer o meu trabalho que e de policia. acho melhor vocês estudarem um pouco mais e passar num concurso para policia, aqui no df e so ter curso superior em qualquer area para poder tentar o concurso.

    ResponderExcluir